ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadores conhecem projeto goiano de moradia popular

Redação | 31/03/2008 21:46

Vereadores, prefeitos do interior de Mato Grosso do Sul, representantes da construção civil e os secretários do setor habitacional participaram na noite desta segunda-feira de palestra com o presidente da Agência Goiana de Habitação Álvaro César Lourenço. O objetivo foi a apresentação de projeto para redução do déficit habitacional por meio de incentivo à moradia para famílias de baixas renda.

Lourenço explicou que o projeto, implantado há 8 anos em Goiás, utiliza créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a compra de material de construção por famílias que recebem até 3 salários mínimos (R$ 1.245). Os créditos são fornecidos aos beneficiários em forma de cheques e podem ser usados para a compra do material.

Conforme Lourenço, as empresas que recebem os cheques-créditos usam os mesmos para pagar o ICMS. As empresas podem, ainda, repassar os créditos para outras efetuarem o desconto.

Diferente dos demais programas habitacionais, onde a restrição de crédito impede o acesso ao benefício, o projeto apresentado nesta noite é subsidiado de forma integral. Ou seja, os beneficiários não precisam pagar com dinheiro. Eles compensam com mão-de-obra.

O projeto depende de parceria entre o governo do Estado, prefeituras e os beneficiários. O governo fica responsável pela concessão do ICMS e construção dos alicerces das residências, as prefeituras pela doação dos terrenos e as famílias arcam com a mão-de-obra sob supervisão de técnicos municipais.

Álvaro explica que a experiência já foi usada em Pernambuco, Tocantins, Pará, Rio Grande do Sul, Paraíba e o Distrito Federal. Já Goiás passou em 8 anos subiu sete posições entre os estados que mais geraram moradias, saindo do sétimo, para o primeiro lugar.

A idéia foi apresentada na Câmara de Vereadores para os parlamentares campo-grandenses, o presidente da Agência Estadual de Habitação Carlos Marum; o presidente da Emha (Empresa Municipal de Habitação) Rodrigo Aquino; representantes dos trabalhadores e empresários da construção civil.

De acordo com o vereador Marcos Alex (PT), já começou a adaptação do projeto para Campo Grande. A meta é conseguir dotação de até R$ 4 milhões para construção de moradias populares na cidade.

Nos siga no Google Notícias