ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Reportagens Especiais

Chico Mestre, o primeiro prefeito da cidade, tinha fama de 'bom gestor'

Franscisco Mestre foi o primeiro prefeito de Campo Grande, governando a cidade por cinco anos

Leonardo Rocha | 26/08/2017 13:51
Foto tirada há mais de 100 anos que tem o primeiro prefeito de Campo Grande, Francisco Mestre (terceiro da esquerda para direita, do grupo que está em pé) e outras autoridades da época (Foto: Acervo Arca - doado por Ângelo Arruda)
Foto tirada há mais de 100 anos que tem o primeiro prefeito de Campo Grande, Francisco Mestre (terceiro da esquerda para direita, do grupo que está em pé) e outras autoridades da época (Foto: Acervo Arca - doado por Ângelo Arruda)

Em meio à disputa política que ocorria no Estado do Mato Grosso, o primeiro prefeito escolhido para chefiar e administrar Campo Grande assumiu o cargo por ser considerado um “bom gestor”, com competência comprovada. Foi assim que Francisco Mestre assumiu a cidade recém-criada, em 26 de agosto de 1899, ficando no cargo por 5 anos.

Conhecido pelas autoridades como “Chico Mestre”, o novo administrador de Campo Grande foi indicado pelas autoridades estaduais, em meio a uma disputa política de dois partidos dominantes que na época, que se dividia em PRM (Partido Republicano Matogrossense) e PRN (Partido Republicano Nacional).

Este conflito político no final do século 19, só foi ganhar grandes proporções em Campo Grande em meados de 1917, já que o começo as principais disputas e divergências estavam em Cuiabá. Tanto que naquela época chegou a existir uma movimentação de tropas em Nioaque, Corumbá e Cuiabá.

O primeiro prefeito de Campo Grande era conhecido por ser bom gestor, competente e um “homem conceituado” na sociedade, de acordo com os livros e arquivos da Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande).

A junta e comissão administrativa só se instalou na cidade em 1902, tornando oficial a instalação dos cargos no novo município.

Eleição Direta - No mesmo ano (1902), em 2 de novembro, foi realizada a primeira eleição direta em Campo Grande, que contava com 181 eleitores. Quem venceu foi o imigrante italiano Bernardo Franco Baís, no entanto ele não quis assumir o cargo, alegando que sua descendência italiana, poderia ir contra a legislação federal do Brasil.

Foi neste momento que o primeiro vice-prefeito assumiu a cidade, justamente Francisco Mestre, que já administrava o município desde sua criação. Por esta desistência de Franco Baís, o primeiro gestor permaneceu no cargo até novembro de 1904, quando então foi eleito Manoel Inácio de Souza.

Gestão – Durante o mandato do primeiro prefeito a cidade começou a constituir sua estrutura, com a abertura do primeiro correio, em 1900. Na mesma eleição que ampliou o tempo de Mestre, também foram eleitos os vereadores, mas em função de estrutura e documentação, estes só realizaram sua primeira reunião oficial em 23 de maio de 1905, tendo como presidente da Câmara, Jerônimo José Santana.

Neste período começou a se ampliar o comércio na cidade, com a chegada de italianos, árabes, espanhóis, portugueses e brasileiros de diferentes regiões, que presenciavam o crescimento da então vila, que tinha se tornado município.

Um dia marcante neste início de século foi a morte do fundador da cidade, José Antônio Pereira, em 11 de janeiro de 1900, que morreu aos 75 anos, na fazenda Bom Jardim. Ele já estava há dez anos afastado das atividades e neste dia recebeu várias homenagens das autoridades locais, mas o reconhecimento veio apenas 10 anos depois, com a denominação de nome de rua para ele.

Novo mandato – O segundo prefeito de Campo Grande foi Manuel Inácio de Souza, que assumiu o posto em 1° de novembro de 1904 e seguiu até janeiro de 1909. Conhecido como “Manoel Tavera”, foi nesta época que a Câmara aprovou o valor do salário do prefeito, assim como definiu o quadro de funcionários e instituiu o primeiro “Código de Postura”, que definia regras para pacificar os moradores, questão de segurança pública, medidas de saúde, vegetação, edificações, estradas e planejamento de obras e manuseio das águas.

Em 30 de maio de 1906, surgiu o primeiro “Plano Urbanístico”, que definia como seriam os alinhamentos das ruas, denominações, assim como adequações nas regras da cidade e principalmente, projetos para implantar a ferrovia em Campo Grande, cujos os trabalhos nesta data já estavam adiantados.

Legado - Os primeiros prefeitos de Campo Grande foram os responsáveis por administrar uma nova cidade, criando regras específicas para convivência, assim como planejando expansão do comércio e projetos que pudessem desenvolver o local, junto com a eleição dos primeiros vereadores. 

Os dados e datas históricas disponíveis no acervo da Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande), também destacam que os primeiros comandantes de Campo Grande são mais conhecidos entre pesquisadores e historiadores, sendo de pouco conhecimento da população em geral.

Nos siga no Google Notícias