A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

14/03/2016 09:48

Colheita de soja avança 25% em uma semana, mas atraso em MS é de 18%

Renata Volpe Haddad
Safra 2015/2016 teve perda de qualidade da soja, pois o grão cozinhou, por causa do atraso na colheita. (Foto: Famasul/ Divulgação)Safra 2015/2016 teve perda de qualidade da soja, pois o grão cozinhou, por causa do atraso na colheita. (Foto: Famasul/ Divulgação)

A colheita de soja atinge 73% das lavouras plantadas em Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento feito no dia 11 de março pelas equipes do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

O último levantamento divulgado no dia 4 de março, apontava que as lavouras tinham 58% do grão colhido. Isto representa um aumento de 25% de área colhida em uma semana, porém, o atraso da colheita é de 18% em Mato Grosso do Sul, por causa das chuvas.

Conforme o analista de grãos da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Leonardo Carlotto, neste período, a colheita era para estar em 90%. "Temos um atraso de 18% e pode ser que a colheita seja finalizada em até três semanas, isso se não chover mais", afirma.

Em MS, 73% das lavouras de soja foram colhidas, o que representa atraso de 18% em relação a safra passada. (Foto: Eliel Oliveira)Em MS, 73% das lavouras de soja foram colhidas, o que representa atraso de 18% em relação a safra passada. (Foto: Eliel Oliveira)

Conforme Carlotto, muitos grãos foram perdidos e os produtores vão colher só para poder retirar a soja do campo. "Os produtores vão colher para não terem mais prejuízos e mesmo com a produtividade alta por hectare, a qualidade do grão não está satisfatória, pois passaram do ponto e o grão cozinhou", explica.

Conforme o Siga, a região Sul é a mais avançada na colheita, com 81,6% da área colhida. Já a região Norte do Estado, está com 51,8% da colheita realizada, sendo que as cidades mais avançadas são Laguna Carapã e Aral Moreira, onde a colheita ultrapassa 90% da área.

Na região Norte, os municípios com mais atraso são Paraíso e Pedro Gomes, pois plantaram a soja tardia, a área é menor em comparação com outras regiões, sendo que a área da colheita atinge 50%, de acordo com Carlotto.

Milho safrinha - O plantio no Estado está em 53,4%. Na região Sul, 65% da área já foi semeada. A segunda região mais avançada no plantio é a área central de Mato Grosso do Sul, com 52,5% do plantio.

Na região Norte, o plantio chegou a 40% da área. A recomendação para o plantio do grão é até 15 de março e após este período, o risco de geadas é maior, atrapalhando a produtividade.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions