ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Com produção em alta, MS tem demanda de profissional para classificar grãos

Vinícius Squinelo | 25/09/2013 23:50

Mato Grosso do Sul registra falta de profissionais para desempenhar o trabalho de análise e classificação de grãos nas principais regiões produtoras. Com objetivo de atender essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) vai capacitar somente em setembro cerca de 60 trabalhadores no curso de Análise e Classificação de Grãos para as culturas de soja e milho.

O bom momento da safra de grãos de Mato Grosso do Sul é outro fator que contribui para a falta de mão de obra no setor. Na safra 2011/2012, o Estado produziu 4,6 mil toneladas de soja e 6,1 mil toneladas de milho. “A falta de profissionais para desempenhar esse tipo de trabalho acontece principalmente nos municípios de Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Sidrolândia e Dourados”, assinala o instrutor do Senar, Fernando Pirolo.

O instrutor do Senar dá nota 9 para a qualidade de grãos de Mato Grosso do Sul e explica que análise e classificação de grãos devem se adequar às Instruções Normativas (IN) 60 para o milho e IN 11 para a soja, ambas instituídas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O curso tem como foco central as instruções normativas para a soja e milho, que tratam dos níveis de umidade, impurezas, tipos, padrões, defeitos e variedades dos grãos”, detalha.

A capacitação desta semana acontece em Dourados, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos dias 26, 27, e 28 e vai abordar além das instruções normativas, o histórico e princípios da classificação de grãos, características e princípios de amostragem. “Ao fim do curso, os participantes estarão aptos a trabalhar no setor comercial de análise de grãos, ou seja, para as indústrias de armazenagem do Estado”, ressalta Pirolo.

De 23 a 28 de setembro o Senar oferece a média de 80 capacitações na capital e no interior do Estado.

Nos siga no Google Notícias