ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Governo fará ações conseguir adesão de 6 mil proprietários ao Cadastro Rural

Priscilla Peres | 28/07/2015 10:11

Para aumentar a adesão de produtores rurais ao CAR (Cadastro Ambiental Rural), o governo do Estado fará uma série de ações no segundo semestre do ano para alcançar os 80 mil imóveis rurais que precisam preencher o cadastro. O prazo final termina em maio de 2016.

Segundo levantamento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), até o mês de julho pouco mais de 6 mil proprietários rurais já haviam concluído todas as etapas do procedimento. O prazo inicial para se cadastrar era em 5 de maio, mas o Ministério da Agricultura adiou para 2016.

O CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O cadastro é importante porque em Mato Grosso do Sul, usará também como um banco de informações sobre os imóveis rurais, reunindo dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.

Atendimento - Para tirar dúvidas e auxiliar no preenchimento dos formulários do CAR-MS, nas edições da Rota do Desenvolvimento, o governo está oferecendo atendimento e orientação técnica especializada, feita por servidores do Imasul.

A próxima edição da Rota acontecerá em Coxim, no mês de setembro. Além desse trabalho, a Semade, em parceria com a Sepaf, deverá promover campanhas de divulgação e orientação para que 100% das propriedades sul-mato-grossenses sejam cadastradas até maio do próximo ano.

Em Campo Grande, proprietários de imóveis rurais e consultores podem procurar os técnicos do Imasul e da Agraer, no Parque dos Poderes, para tirar dúvidas e obter mais esclarecimentos sobre o preenchimento do CAR. O atendimento, no Imasul, é feito das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias