ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Com alta do dólar, MS quer atrair turistas locais e de países vizinhos

Fundação de Turismo ainda lembra dos casos de coronavírus, que mudaram o cenário das viagens internacionais

Leonardo Rocha | 09/03/2020 09:05
Passeio em Bonito (Foto: Divulgação/Visitms)
Passeio em Bonito (Foto: Divulgação/Visitms)

Em função do novo coronavírus e alta do dólar, a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) prepara campanhas para atrair turistas que moram ou já viveram no Estado, assim como dos países vizinhos. A intenção é que estes grupos escolham conhecer as belezas naturais do Estado, com o foco no ecoturismo.

“A tendência é de que quem ainda não comprou a passagem repense o destino. A alta do dólar contribui com o turismo dentro do Brasil e o coronavírus é desfavorável para quem planejava ir para a Europa”, disse o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling.

Segundo a Fundação, dados da Iata (Associação Internacional do Transporte Aéreo) indicam que a epidemia do coronavírus pode causar prejuízos de US$ 27,8 bilhões para as companhias aéreas em todo o mundo. Um dos impactos recentes foi o cancelamento da maior feira mundial de turismo, que ocorreria na semana passada (dia 4) em Berlim (Alemanha).

De acordo com a Fundtur, mais de 80% dos turistas que seguem para Mato Grosso do Sul são brasileiros, tendo o setor de negócios ainda com a maior fatia, no entanto a estratégia local é apostar no ecoturismo, que segundo as autoridades, tem um grande potencial. Entre o leque de opção aparece passeios no Pantanal e o complexo “Bodoquena-Bonito”, que dispõe de balneários, trilhas, safáris, mergulhos, rapel e pesca esportiva.

Levantamento mostra que 40,7% dos turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Campo Grande vêm de São Paulo, o que segundo a Fundação ocorre em função da proximidade com o Estado, além de lá ter 22% da população do Brasil.

Países vizinhos - Outro foco da Fundtur é trazer turistas dos países vizinhos, tanto da América do Sul como do Norte. Neste contexto estão os mais próximos da Bolívia e Paraguai. “A tendência nossa é potencializar as campanhas na América do Sul e do Norte e também no mercado brasileiro, sempre exaltando a natureza, que é o nosso carro-chefe, incentivando o ecoturismo”, ponderou Wendling.

Antes do Carnaval, já havia uma campanha da Fundação para incentivar o “turismo interno”, pedindo aos moradores que viajassem para pontos (turísticos) dentro do Estado, tanto em cidades que teriam festas, como na escolha por “descanso” e contato com a natureza.

Nos siga no Google Notícias