A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 15 de Outubro de 2019


18/05/2019 08:12

Listamos 8 lugares para você decidir sobre o que fazer em Três Lagoas

A “Capital Mundial da Celulose”, a 339 km de Campo Grande, também tem seus encantos no setor do turismo

Paulo Nonato de Souza
A Lagoa Maior, onde a cidade cresce e se desenvolve em seu entorno (Foto: Assessoria/Divulgação)A Lagoa Maior, onde a cidade cresce e se desenvolve em seu entorno (Foto: Assessoria/Divulgação)

Três Lagoas não chega a ser uma cidade turística. É mais conhecida pela sua força na área industrial, que inclusive lhe dá o reconhecimento como “Capital Mundial da Celulose, por conta da sua grande produção de eucaliptos e das inúmeras fábricas de papéis e fibras que se instalaram no município.

Mas a terceira maior cidade de Mato Grosso do Sul com 117 mil habitantes, distante 339 km de Campo Grande, localizada na divisa com as cidades de Castilho, Ilha Solteira e Andradina, no interior do estado de São Paulo, também tem seus atrativos turísticos, a começar pelo que oferecem os rios Sucuriú e o Paraná. Os dois rios se fundem justamente em Três Lagoas.

Diferente de outros destinos turísticos sul-mato-grossenses, como Bonito, Bodoquena, Jardim e Costa Rica, onde prevalece o turismo rural, em Três Lagoas os principais atrativos estão concentrados na área urbana.

O Cristo Redentor com 13 metros de altura é um dos principais símbolos de Três Lagoas (Foto: Hugo Leal/JPNews)O Cristo Redentor com 13 metros de altura é um dos principais símbolos de Três Lagoas (Foto: Hugo Leal/JPNews)

Na nossa lista de atrativos, a única exceção de turismo rural é o hotel fazenda Pousada do Tucunaré, às margens do Rio Sucuriú. Confira a relação completa dos atrativos:

1° - Cenário de pesca e atividades náuticos

Em Três Lagoas, o Rio Sucuriú, que tem sua nascente em Costa Rica, desagua no Rio Paraná, e ganha novos contornos de pura beleza. Reforça a posição do Rio Paraná como o segundo maior rio da América do Sul, vira marca de fronteira entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, e não só lugar de pescaria de dourado, barbado, tucanaré e pacu.

É também cenário perfeito para nadar em pontos de areia que lembram praias e até praticar esportes náuticos, como jet ski e wakeboard. O lugar é tão perfeito que em 2006, a cidade foi sede de uma etapa do Aberto Brasileiro de Jet Ski.

2° - Balneário Municipal

Localizado na margem do Rio Sucuriú, o Balneário Municipal é um dos principais atrativos em Três Lagoas, inclusive para a população local. Tem quadra poliesportiva, quadra de tênis, vôlei de areia, futebol de areia, 20 quiosques com churrasqueiras, quiosques com lanchonete e área comercial, play ground, sanitários, praça de eventos, local para lavar pratos, chuveiros, , praia com iluminação e guarda vida e até bicicletário.

Funciona de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h com entrada franca. As sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 18h com ingresso a R$ 5, crianças até 9 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam. Se você preferir alugar um quiosque a taxa de é R$ 40.

3° - O Relógio Central

Construído entre 1936 e 1937, o Relógio Central é um marco importante da história de Três Lagoas. No cruzamento da Avenida Antônio Trajano com a rua Paranaíba, o monumento tem 10 metros de altura, apelidado pelos moradores de “Senhor do Tempo”. Em 1982, o Relógio Central foi tombado como Patrimônio Histórico.

4° - Ponte ferroviária sobre o Rio Paraná

Inaugurada em 1926 pela Ferrovia Noroeste do Brasil, a Ponte Francisco de Sá sobre o Rio Paraná, na região de Jupiá, faz a ligação ferroviária entre o extremo oeste do estado de São Paulo e Três Lagoas. Com 1024 metros de comprimento, a ponte foi o primeiro grande impulso de desenvolvimento para Três Lagoas.

5° - As três lagoas de Três Lagoas

A cidade contorna as três lagoas que formam um importante cartão postal. Nem poderia ser diferente, afinal é de onde nasceu o nome do município.

A Lagoa Maior é a principal e mais famosa das três, todas localizadas na região central e próximas uma da outra. Seu torno é uma verdadeiro parque de esporte e lazer, com playground, pista de caminhada e academia de ginástica ao ar livre.

6° - O Cristo Redentor

Três Lagoas também tem o seu Cristo Redentor. Com 13 metros de altura, em termos arquitetônicos nada comparado com o Cristo Redentor da cidade do Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura, fora os 8 metros de pedestal, o monumento três-lagoense foi inaugurado em 1992 e se tornou um dos principais símbolos da cidade.

Criada pela artista plástica corumbaense Izulina Gomes Xavier, a estátua do Cristo em Três Lagoas fica no cruzamento das avenidas Ranulpho Marques Leal e Olyntho Mancini.

7° - Lugar para se hospedar em meio a natureza

O hotel fazenda Pousada do Tucunaré, às margens do rio Sucuriú, é uma boa opção se você tiver a intenção de se hospedar em meio a natureza. Mas também é um lugar perfeito para passar o dia e curtir o rio e as atividades oferecidas pela propriedade, como parque aquático com rampa, tobogã e piscinas com cascatas, passeios a cavalo, charrete, trenzinho, foot bolha e banho de lama.

Localizado na BR-158, a 30 km do centro de Três Lagoas, o hotel tem programação de day use de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Informações sobre preços e agendamentos pelo telefone (67) 3521-2477.

8° - A Usina Hidrelétrica de Jupiá

Se você gosta de história, vale a pena conhecer a Usina Hidrelétrica de Jupiá. Inaugurada em 1974, durante o regime militar, a usina faz parte da história de Três Lagoas. Construída a partir de 1961 com tecnologias totalmente brasileiras, a usina faz parte do Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, considerado o maior do mundo. Um dos atrativos da usina é a eclusa que torna possível a navegação no rio Paraná e a integração hidroviária com o rio Tietê, ligando Três Lagoas diretamente ao Porto de Santos, no litoral paulista.

O início da obra de construção da usina Jupiá, em 1961, foi responsável pelo segundo grande impulso de crescimento de Três Lagoas. O projeto foi concluído e inaugurado em 1974 e faz parte do Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, considerado o maior do mundo e formando o lago dos rios Paraná e Sucuriú.

Acesso para o Balneário Municipal de Três Lagoas com vista, um dos atrativos mais procurados pelos turistas (Foto: Assessoria/Divulgação)Acesso para o Balneário Municipal de Três Lagoas com vista, um dos atrativos mais procurados pelos turistas (Foto: Assessoria/Divulgação)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.