Se vai viajar pela América do Sul, cuidado com os climas

O inverno chega oficialmente no dia 20 de junho. Portanto, estamos a pouco mais de um mês da estação mais fria do ano na América do Sul. Mas, se pretende viajar no período para algum destino sul-americano, recomenda-se pesquisar sobre os climas. Sim, os climas! Porque no hemisfério sul, bem diferente da Europa, onde o inverno prevalece gelado em todo o continente, por aqui são vários tipos de climas. Pelo menos até o mês de agosto não temos apenas chuva, frio ou neve. É possível encontrar temperaturas amenas que permitem até tomar um banho de mar.
Por que isso acontece? A diferença de temperatura entre os oceanos Pacífico e Atlântico é uma das razões. Geralmente o Atlântico é mais quente, enquanto o Pacífico é mais frio devido à presença da corrente de Humboldt, que viaja de sul a norte do Chile até os limites entre o Peru e o Equador. Outra explicação seria a cordilheira dos Andes, que apresenta grandes diferenças térmicas de acordo com a altitude e atua como um biombo climático.
Assim, antes de fazer a mala da sua viagem para algum país da América do Sul durante o inverno, vale a pena observar a diversidade de climas. Veja abaixo as dicas do site VamosLatam para você escolher entre ir para a Zona Tropical, Zona Temperada, Zona Árida ou Zona Fria:
Zona Tropical - Abrange do Caribe ao Trópico de Capricórnio. A temperatura média anual ultrapassa os 26ºC. As chuvas são abundantes e aparecem em grande parte do ano. Nessa área é difícil diferenciar as estações, pois o clima é sempre parecido e as variações existentes são diárias. Isso significa que os meses de inverno passam despercebidos e é possível aproveitar as altas temperaturas durante o ano todo. Os lugares que possuem este tipo de clima são, por exemplo, Fortaleza e Salvador, San Andrés e Cartagena de Índias na Colômbia; Galápagos, no Equador.
Zona Temperada - Localiza-se ao sul do Trópico de Capricórnio e até o paralelo 40° da latitude sul. As chuvas são moderadas e as diferenças entre as estações do ano são maiores. No inverno as chuvas são mais abundantes e a temperatura baixa. Esse tipo de clima é encontrado no sul do Brasil, Argentina, Uruguai, no norte e centro do Chile. Com relação à neve, podemos encontrá-la em locais com presença de montanhas, como as áreas altas de Santiago, no Chile e Mendoza, na Argentina.
Zona Árida - As chuvas são sempre escassas. As temperaturas, em qualquer época do ano, podem ser extremamente baixas à noite e muito altas durante o dia. Em geral, ocorre em áreas do interior, que não sofrem a influência dos oceanos. É formada pelos desertos do Peru e do Chile, pelo deserto da Patagônia Argentina, e pela área norte do México. Eles estão associados à linha do trópico, sendo o Deserto do Atacama seu maior exemplo.
Zona Fria - Situa-se nos picos andinos e ao sul do paralelo 40°. Conforme a latitude avança, o clima fica mais frio, com chuva e neve. Suas temperaturas são influenciadas pelos ventos e correntes marinhas frias vindas da Antártica. No verão, o clima é mais temperado. Essa área está localizada no extremo sul da Argentina e do Chile, onde as temperaturas giram em torno de 6°C no inverno, influenciadas por ventos fortes e frios.