ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Chuvas atingem 450 famílias em Corumbá e Defesa Civil mantém alerta

Na quinta-feira, deslizamento provocou interditação de imóvel construído em área de encosta, em terreno baixo

Silvia Frias | 15/01/2021 11:44
Do lado esquerdo, casa interditada e, à direita, casa próxima de área de deslizamento (Foto-Defesa Civil)
Do lado esquerdo, casa interditada e, à direita, casa próxima de área de deslizamento (Foto-Defesa Civil)

As chuvas em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande, atingiram 450 famílias, segundo estimativa da Defesa Civil. A prefeitura montou base de operação no bairro Cristo Redentor, onde recebe cerca de 1,5 toneladas de roupas e alimentos que serão doados aos afetados.

As famílias foram atingidas direta e indiretamente, segundo explicações do superintendente municipal de Defesa Civil, Isaque Nascimento. “Tem gente que perdeu tudo, que perdeu parte dos móveis, roupas e casos em que a água entrou nos imóveis, mas já baixou”, diz. De acordo com Nascimento, apenas uma família está desabrigada.

A preocupação são com as casas construídas, de maneira irregular, próximo de encostas, moradias abaixo de vias públicas ou próxima de galerias abertas. O problema é recorrente, já que as construções são antigas e anualmente são afetadas no período chuvoso, de outubro a março.

Ao longo das encostas, a Defesa Civil cadastrou 1,5 mil famílias residentes em vários bairros de Corumbá. As casas estão classificadas conforme o risco de deslizamento.

Na quinta-feira (13), uma das casas, classificada como médio risco, foi atingida por deslizamento de terra na divisa dos bairros Generoso e Cervejaria. O imóvel fica em área baixa do terreno. Ninguém se feriu, mas o imóvel foi interditado e a família retirada do local. (veja vídeo).

O deslizamento aconteceu na madrugada de quinta, dia em que a cidade registrou 187,2 mml de chuva, acima do previsto para o mês inteiro, que foi de 145,4 mml. A prefeitura decretou situação de emergência.

“Tem previsão de chuva para hoje, mas 6,6 milímetros, mas, estamos de sobreaviso, porque não se esperava aquele volume de chuva do dia 13”, disse Nascimento.



Nos siga no Google Notícias