ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Com óculos para captura de imagens, Detran lança Centro de Segurança Viária

Durante o período de teste, entre janeiro e abril, 233 veículos eram suspeitos de irregularidades

Por Fernanda Palheta e Natália Olliver | 09/05/2024 13:19
No óculos de fiscalização, a câmera fica no centro e o agente de trânsito pode ver a imagem a ser captada no visor direito (Foto: Natália Olliver)
No óculos de fiscalização, a câmera fica no centro e o agente de trânsito pode ver a imagem a ser captada no visor direito (Foto: Natália Olliver)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quinta-feira (9) o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária), sistema que vai monitorar em tempo real, por 24 horas, as ruas e rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul. Para reforçar a fiscalização, o órgão também contará com uma nova tecnologia: óculos de leitura OCR, que possibilita o reconhecimento ótico de caracteres.

A câmera fica no centro dos óculos e o agente de trânsito pode ver a imagem a ser captada no visor direito. Na lateral fica o "touch", onde eles poderão capturar a imagem. Ao todo, o órgão terá cinco unidades, três em Campo Grande e duas em Dourados. Durante o período de teste, entre janeiro e abril, 233 veículos, suspeitos de irregularidades, foram monitorados pelo Detran nas rodovias estaduais.

O gerente especial de fiscalização e policiamento viário, Rubens Ajala, explicou que Mato Grosso do Sul é o primeiro estado com essa tecnologia. "Através de uma foto ou leitura ORC vamos receber neste Centro Integrado todas as informações sobre o veículo. Dá celeridade no processo de fiscalização. É a tecnologia apoiando as forcas de segurança publica", detalhou.

O presidente do Detran, Rudel Trindade, destacou a integração que a Central e o aparelho trarão para as ações de fiscalização. "A facilidade é verificar o veículo e já disparar para as autoridades policiais de cada região. Fica mais seguro para o agente saber com quem ele vai tratar, já chega preparado", apontou.

Centro Integrado de Segurança Viária inaugurado pelo Detran-MS nesta quinta-feira (9) (Foto: Natália Olliver)
Centro Integrado de Segurança Viária inaugurado pelo Detran-MS nesta quinta-feira (9) (Foto: Natália Olliver)

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), "ideias malucas" são bem-vindas. "Eu acredito muito nas ideias malucas, porque a sociedade esta cada vez mais precisando de ideias malucas e responsáveis", disse. Segundo ele, o governo tem buscado cada vez mais o uso de tecnologias. "Isso torna a operação mais barata, mais eficiente e melhor em termos de resultado para a sociedade", finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias