ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Coordenador da Sesai reconhece sucateamento na atenção ao indígena

Saúde indígena foi tema de audiência realizada hoje à tarde, com presente da titular nacional da Sesai, Sílvia Nobre; índios ainda temem municipalização da saúde

Silvia Frias e Clayton Neves | 30/04/2019 18:31
Audiência foi organizada pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB-MS (Foto: Clayton Neves)
Audiência foi organizada pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB-MS (Foto: Clayton Neves)

O coordenador da Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena) em MS, Fernando de Souza, admitiu que a estrutura disponível para atendimento das comunidades está sucateada e que seria necessário aumento da verba para o trabalho.

A saúde indígena foi tema de audiência pública realizada esta tarde na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) em MS, convocada pela Comissão de Direitos Humanos. O encontro teve a participação da recém-empossada titular da Sesai, Sílvia Nobre Waiãpi. O auditório estava lotado, com participação das comunidades indígenas de várias regiões do Estado. A reunião começou com duas horas de atraso, por conta de problemas na agenda de Sílvia.

Fernando de Souza apresentou os números da Sesai em MS: a secretaria atende 81.960 índios de oito etnias, sendo o maior dos 34 distritos indígenas do País. A comunidade está presente em 32 dos 79 municípios, distribuída em 78 aldeias.

Para o serviço, são R$ 49 milhões por mês utilizados em recursos humanos e R$ 25 milhões para custeio. A secretaria regional tem 872 profissionais da saúde, subdivididos em 29 equipes que atendem em 75 unidades. Souza disse que a estrutura disponível está “sucateada” e que precisa ampliar atendimento.

No ano passado, segundo dados da Sesai, 43 crianças morreram com menos de um ano nas aldeias, maioria, por problemas ligados a desnutrição. A taxa de mortalidade infantil foi de 23,5 crianças/mil.

Municipalização - O principal temor levantado durante o debate era o fantasma da municipalização da saúde indígena, que chegou a ser prevista pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Porém, depois de vários protestos pelo país, voltou atrás e nomeou Sílvia Waiãpi para a Sesai.

As lideranças disseram que um dos principais problemas é o preconceito sofrido no atendimento regular do sistema de saúde público.

Laércio Antônio, da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, foi um dos que se preocupou com o tema. “A gente sofre muito com a questão da média e alta complexidade; quando a gente precisa de atendimento especializado, disputa vaga de igual para igual com o não índio”. Ele também citou o preconceito sofrido pelos indígenas nesse atendimento.

O presidente do Conselho de Saúde de Dourados, Leonelson Mariano Silva, também citou problemas com estrutura, como a terceirização dos serviços e materiais. “Se o motorista não vai trabalhar, índio fica refém, não tem quem o leve”.

O retorno da municipalização foi afastado pelos coordenadores da secretaria que participaram do encontro.

A coordenadora nacional da Sesai, Sílvia Nobre, disse que entrou há pouco tempo no cargo – foi nomeada no dia 23 de abril – e que ainda está se atualizando da situação dos distritos. No discurso genérico, Sílvia pregou união, que todos deveriam “arregaçar as mangas e trabalhar juntos”.

Auditório lotado e espera de duas horas antes do início do evento (Foto: Clayton Neves)
Auditório lotado e espera de duas horas antes do início do evento (Foto: Clayton Neves)
Nos siga no Google Notícias