ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Covid matou 11 crianças neste ano em Mato Grosso do Sul

As vítimas tinham menos de 5 anos, conforme constam nos boletins epidemiológicos

Por Izabela Cavalcanti | 25/12/2023 09:15
Túmulos no cemitério Cruzeiro, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Túmulos no cemitério Cruzeiro, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A covid-19 matou 11 crianças com menos de 5 anos em Mato Grosso do Sul, neste ano. A informação consta nos boletins epidemiológicos divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) desde janeiro até 19 de dezembro. O último resultado do ano deve ser divulgado amanhã (26) e, o próximo, na primeira semana de janeiro.

No boletim do dia 4 de janeiro, um menino de 2 anos entrou na estatística. Ele morava em Dourados.

Depois, em 9 de maio, foi constatada a morte de uma menina de 5 anos, em Campo Grande. Ela tinha imunodeficiência e imunossupressão.

No boletim de 20 de junho, um menino de 1 ano morreu em decorrência da doença , também em Campo Grande. Como comorbidade relatada ele tinha doença neurológica crônica e doença respiratória crônica.

Em Novo Horizonte do Sul, morreu um menino de 5 meses, que também tinha doença cardiovascular crônica. O falecimento constou no boletim divulgado no dia 25 de julho.

Em Pedro Gomes foi contabilizado no dia 15 de agosto, a morte de uma criança do sexo masculino, de apenas 3 meses.

Na publicação do dia 26 de setembro, uma bebê de 2 meses foi a óbito, em Corumbá. Já em 17 de outubro constou a morte de outro bebê da mesma idade, em Campo Grande.

Em Itaquiraí, um menino de 9 meses também morreu, conforme divulgado no dia 7 de novembro pela SES. Ele tinha doença cardiovascular crônica e Síndrome de Down. Além disso, uma menina de 1 ano morreu em Japorã, como mostra o boletim do dia 28 de novembro.

Em dezembro, os boletins do dia 5 e 12 indicam a morte de um menino de 11 meses em Iguatemi; e de uma menina de 2 meses, em Amambai, que tinha doença cardiovascular crônica.

Vacinação – No dia 15 de julho de 2022, o Ministério da Saúde liberou o uso da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos, e no outro dia, Mato Grosso do Sul também já autorizou os municípios a definir o cronograma vacinal. No dia 19 do mesmo mês, Campo Grande iniciou a vacinação para essa faixa etária.

Já no dia 11 de novembro de 2022, foi iniciada a vacina contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias