ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Depois de São Paulo, Saúde amplia “exportação” de amostras para RJ

Laboratório carioca reforça processamento de exames para diagnóstico de covid-19 no Estado

Jones Mário | 10/07/2020 11:49
Drive-thru no quartel central dos Bombeiros em Campo Grande coleta amostras para exames RT-PCR (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Drive-thru no quartel central dos Bombeiros em Campo Grande coleta amostras para exames RT-PCR (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro (RJ), passou a reforçar a rede de testagem para novo coronavírus de Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) agora encaminha amostras para processamento de exames RT-PCR também ao complexo carioca.

Há três semanas, Mato Grosso do Sul conta com o apoio do Instituto Butantan, de São Paulo (SP), a fim de manter a celeridade no diagnóstico da doença, com resultados em até 72 horas. O Estado manda lotes de amostras duas vezes por semana ao parceiro paulista.

O reforço se faz necessário devido ao avanço da estratégia de testagem em Mato Grosso do Sul, diante da escalada de casos de covid-19. Segundo dados da SES, 1.298 exames RT-PCR foram feitos em uma semana, de 2 a 9 de julho. No mesmo período, o número acumulado de novos casos foi de 2.873.

Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (10), a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, apontou que pelo menos mil exames foram liberados ontem por Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) e redes parceiras. Além do Butantan e agora da Fiocruz, o Hemosul também passou a rodar testes.

Rápido - Recomendado para constatar a presença de anticorpos para o Sars-CoV-2, causador da covid-19, os testes rápidos também terão oferta maior a partir de hoje, quando começa a operar em Campo Grande o segundo drive-thru, na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.

De acordo com o titular da SES, Geraldo Resende, duas salas foram montadas para fazer até 200 exames diários cada. Diferente daquele instalado no quartel central do Corpo de Bombeiros, o novo sistema vai operar somente no período noturno.

Conforme dados da SES, a cada dez exames para novo coronavírus feitos no Estado, quatro são testes rápidos. A modalidade não é indicada para diagnóstico da doença, uma vez que só constata a reação do organismo para o vírus após, pelo menos, sete dias a partir do início dos sintomas.

Boletim - Mato Grosso do Sul hoje acumula 12.261 casos confirmados de covid-19, com 146 mortes em decorrência da doença.

Nos siga no Google Notícias