ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com alta na procura, agenda para exames no drive-thru reabre só na 2ª quinzena

Um novo ponto para exames será aberto sexta-feira no colégio Lúcia Martins Coelho

Por Aline dos Santos e Marta Ferreira | 09/07/2020 12:14
Drive-thru do Corpo de Bombeiros funciona em quartel da Rua 14 de Julho, com agendamento por telefone. (Foto: Kisie Ainoã)
Drive-thru do Corpo de Bombeiros funciona em quartel da Rua 14 de Julho, com agendamento por telefone. (Foto: Kisie Ainoã)

A agenda para exames do novo coronavírus no drive-thru do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho, está cheia até a semana que vem. De acordo com o coronel Marcello Fraiha, há quantidade de testes suficientes, mas com a elevação exagerada da procura por testagem a agenda está lotada.

“Nós temos agenda do RT-PCR [exame do cotonete] até semana que vem e todos os dias estão cheios. Na outra semana, abre nova agenda. É muito importante passar a informação correta. É diferente os testes terem acabado e a agenda estar lotada”, afirma.

No local, são feitos 140 teste rápidos (coleta de sangue) por dia e 108 com o swab (que coleta secreção da garganta e nariz).

Amanhã (dia 10), será aberto um novo ponto para exames no colégio Lúcia Martins Coelho, no Jardim dos Estados, em Campo Grande. O funcionamento será no período noturno, com capacidade de 400 testes rápidos por dia. “O que vai acabar com uma demanda reprimida muito grande”, diz o coronel.

A coleta será feita apenas em quem realizou agendamento anterior pelo telefone (67) 3311-6262, que centraliza os pedidos e recebe, em média, mil ligações diárias.

Diante do aumento da procura por testes, sintomática do crescimento dos casos em Campo Grande, o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) começou a processar desde ontem 200 exames por dia.

Não há coleta no local, que processa os resultados em ação de apoio ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).