ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Está com dúvida? Veja como confirmar autenticidade do carnê do IPVA

Documentos estão sendo enviados desde o início de dezembro; notificação é única, mesmo com pagamento parcelado

Adriel Mattos | 25/12/2021 15:01
Pagamento começa em janeiro. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom-MS)
Pagamento começa em janeiro. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom-MS)

O contribuinte de Mato Grosso do Sul deve começar a pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em janeiro. Para evitar golpes, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) orienta o cidadão a não perder dinheiro.

Os documentos com códigos de barras para o pagamento do imposto começaram a ser distribuídos em 3 de dezembro e devem chegar às residências dos proprietários cerca de um mês antes do vencimento.

A notificação é única, independente da escolha do pagamento à vista ou parcelado. Com isso, o Governo do Estado simplifica o processo e facilita o entendimento do valor por parte do proprietário do veículo.

Na parte da frente há uma janela com informações, instruções para pagamentos e verificação de autenticidade do documento.

Frente do carnê do IPVA. (Fotos: Divulgação)
Frente do carnê do IPVA. (Fotos: Divulgação)

Nela, contém informações sobre a notificação para pagamento do IPVA, prazo de impugnação, opções de pagamento do imposto, como obter segunda via do documento, onde obter informações sobre o imposto e onde efetuar pagamentos em atraso e conferência do IPVA.

Também há mensagens do Governo do Estado e outras duas janelas: uma com o nome e o endereço de correspondência do contribuinte; outra para uso dos Correios, com campos para justificativa do motivo de não entrega da correspondência, bem como a data e a assinatura do responsável.

Já o verso do documento é composto por sete canhotos, referente ao pagamento à vista, a cada uma das cinco parcelas e da cota única, destinado ao pagamento do imposto em valor único, com desconto de 15% sobre o valor, com pagamento até 31 de janeiro.

Verso do carnê.
Verso do carnê.

Se ainda assim a dúvida persistir, a Sefaz possui três canais de atendimento. Presencialmente, na Unidade de Fiscalização do IPVA, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, no Centro de Campo Grande. Por telefone, nos números (67) 3316-7513 / 3316-7530 / 3316-7534 / 3316-7541 ou pelo email ipva@fazenda.ms.gov.br.

O expediente para ambos os canais é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Nos siga no Google Notícias