ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Fundação cede equipamentos para MS ampliar processamento de testes

Laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro repassou instrumentos para desafogar o Lacen

Jones Mário | 03/07/2020 12:05
Laboratório Central de Mato Grosso do Sul processa 600 exames de covid-19 por dia (Foto: Divulgação/Lacen)
Laboratório Central de Mato Grosso do Sul processa 600 exames de covid-19 por dia (Foto: Divulgação/Lacen)

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) cedeu equipamentos para a SES (Secretaria Estadual de Saúde) ampliar a capacidade de processamento de exames para diagnóstico de novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Os instrumentos vêm do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Bio-Manguinhos, do Rio de Janeiro (RJ). Segundo falou o secretário Geraldo Resende, em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (3), o reforço vai permitir rodar mais 200 testes diários no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul). Os equipamentos começam a funcionar na próxima terça-feira (7).

Hoje, o Lacen é capaz de processar diariamente cerca de 600 amostras de exames por biologia molecular, com coleta pelo nariz, indicado para pacientes sintomáticos há até sete dias.

O laboratório chegou a ter represadas aproximadamente 2 mil amostras nesta semana. Para desafogar o local, a SES manda lotes de exames para processamento no Instituto Butantan, em São Paulo (SP), há pelo menos 15 dias.

O avanço da testagem, combinado com a baixa capacidade de rodagem das amostras em laboratório no Estado, provocou aumento no tempo para divulgação dos resultados, antes limitado a 72 horas após a coleta.

Boletim - Conforme a SES, Mato Grosso do Sul soma 9.388 casos de novo coronavírus - 56,3% deles confirmados em laboratório. A doença já matou 107 pessoas no Estado.

Nos siga no Google Notícias