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Cidades

Governo Federal coloca BR-463 em Dourados como prioridade em obras até 2026

A expectativa é investir entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões em dois anos em rodovias e ferrovias pelo país

Por Lucia Morel | 10/01/2024 19:15
Trecho da BR-463 em Dourados. (Foto: ALMS)
Trecho da BR-463 em Dourados. (Foto: ALMS)

A adequação da travessia urbana de Dourados, na BR-463, está entre as prioridades do Governo Federal entre os investimentos em ferrovias e rodovias até 2026. Em coletiva em Brasília (DF) esta tarde, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a expectativa do governo é investir entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões em dois anos.

E a travessia urbana de Dourados, na BR-463, é um dos projetos. A ideia é retomar as obras de eliminação de pontos críticos do trecho, que liga a cidade à fronteira do Brasil com o Paraguai, através de acesso por Ponta Porã. O plano foi apresentado em fevereiro do ano passado pelo ministro ao governador Eduardo Riedel, mas ainda não saiu do papel.

Para 2024, a previsão é entregar e iniciar cerca de 60 projetos no segmento rodoviário, além da realização de 13 leilões de rodovias, com potencial de injetar R$ 122 bilhões em investimentos privados.

“Com as condições promovidas pelo arcabouço fiscal, esperamos investir de R$ 70 bilhões a 80 bilhões em recursos públicos no setor até 2026. Além disso, desenvolvemos uma carteira de projetos atrativos para aproximar ainda mais o setor privado neste ano”, complementou Renan Filho.

Além da BR-463, outras obras listadas estão a restauração de trechos críticos da BR-364/AC, a adequação da BR-135/PI, na divisa com a Bahia, e a duplicação da BR-222/CE, de Caucaia a Pecém. Também a construção da BR-447/ES, que dá acesso ao Porto de Capuaba, e a duplicação da BR-470/SC, que dá acesso aos portos catarinenses.

O ministro disse ainda que o governo pretende atingir um índice de condição da malha rodoviária de 80% até o final de 2024. Atualmente, o índice está em 67%.

Ao apresentar o balanço, o ministro destacou que, no ano passado, a pasta executou R$ 14,5 bilhões que foram utilizados, entre outros projetos, na recuperação, pavimentação e duplicação de cerca de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais. Ele também disse que mais de 1,1 mil contratos em rodovias foram retomados. Outros destaques do ano foram dois leilões rodoviários e R$ 30,4 bilhões em investimentos e serviços operacionais nos 19 trechos de estradas que compõem os sistemas rodoviários.

Em relação aos projetos ferroviários, o ministro disse que o governo pretende que, até 2026, os investimentos no segmento somem R$ 94,2 bilhões, de acordo com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre os projetos, estão os estudos para concessões: Malha Oeste; Corredor Arco-Norte (Ferrogrão); Ferrovia Centro-Atlântica; Malha Sul; Corredor Leste-Oeste; Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF -118 ) Corredor Nordeste (FTL).

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