ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Hospitais universitários realizam mutirão para realizar 7 mil procedimentos

Ações serão feitas na UFMS e na UFGD, neste sábado (14), como parte da mobilização nacional de saúde

Por Ketlen Gomes | 10/12/2025 16:24
Hospitais universitários realizam mutirão para realizar 7 mil procedimentos
Procedimento realizado durante mutirão no HU da UFMS em setembro deste ano. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (14), os HUs (Hospitais Universitários) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), realizarão mais uma edição do mutirão do “Dia E”, que visa reduzir filas e ampliar o acesso a cirurgias e exames em Mato Grosso do Sul. As unidades participarão de uma mobilização nacional realizada em 45 hospitais da Rede Ebserh. A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os Hospitais Universitários da UFMS e UFGD participam neste sábado (14) do mutirão "Dia E", uma mobilização nacional que visa reduzir filas de espera por procedimentos médicos. A ação, que integra o programa "Agora Tem Especialistas" do Ministério da Saúde, acontece em 45 hospitais da Rede Ebserh. Em Mato Grosso do Sul, serão realizados 226 exames e 27 cirurgias no Humap-UFMS, além de 360 procedimentos no HU-UFGD, incluindo tomografias, ultrassonografias, consultas especializadas e inserções de DIU. Esta é a última edição do mutirão em 2025.

O HU-UFMS programou 226 exames, entre espirometrias, tomografias, ultrassons, radiointervenções e ecocardiogramas. A unidade também realizará 27 cirurgias, entre hemorroidectomias, hernioplastias e laqueaduras tubárias. Os atendimentos atenderão pacientes que aguardam procedimentos de média complexidade.

A auxiliar de produção Kelle Katiane Silva Peres, de 47 anos, fará cirurgia de hérnia umbilical após mais de um ano de espera. A paciente relatou que sente dores intensas e dificuldades para realizar tarefas simples. Ela afirmou que aguarda o procedimento como forma de aliviar o quadro.

O HU-UFGD também fará o mutirão no sábado e preparou atendimentos voltados a exames, consultas e cirurgias. A programação inclui 20 tomografias de crânio, 70 ultrassonografias, 30 cirurgias e 240 consultas de ginecologia e dermatologia. A unidade também fará inserções de DIU (Dispositivo Intrauterino) Mirena, DIU de cobre e Implanon.

Esta será a última edição do Dia E em 2025, que já registrou milhares de procedimentos em hospitais da rede federal ao longo do ano. A iniciativa ocorrerá de forma simultânea em todo o país. A Rede Ebserh afirma que o objetivo é acelerar a execução de procedimentos acumulados no SUS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.