ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Foragido da Omertà, “Rei da Fronteira” tem habeas corpus negado

A defesa de Fahd Jamil queria cancelar o mandado de prisão contra o empresário

Aline dos Santos | 13/07/2020 13:40
Viatura em frente à mansão dos Jamil Georges, na Avenida Baltazar Saldanha, em Ponta Porã (Direto das Rua)
Viatura em frente à mansão dos Jamil Georges, na Avenida Baltazar Saldanha, em Ponta Porã (Direto das Rua)

Foragido na operação Omertà, o empresário Fahd Jamil, o “Rei da Fronteira”, teve pedido de habeas corpus negado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O processo deu entrada na última sexta-feira e foi examinado no mesmo dia.

A defesa de Fahd Jamil, que é representado por Badaró Advogados (escritório localizado em São Paulo) e por advogado de Ponta Porã, pedia que a Justiça cancelasse o mandado de prisão contra o empresário. No último dia 18 de junho, Fahd Jamil foi alvo da terceira fase da operação Omertà.

Para a defesa, a prisão não poderia ter sido decretada pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande porque nos autos havia imputação de crime doloso contra a vida, que deve ser processado e julgado em uma das Varas do Tribunal do Júri.

A liminar foi negada pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, que atua em substituição legal devido a férias do juiz Waldir Marques, relator original do processo.

De acordo com ele, a denúncia contra Fahd Jamil não menciona crime contra a vida. “Não se podendo assim, entender clara e flagrante a sua situação processual para arrastá-lo para perante a Vara do Tribunal do Júri, por aparente conexão de crimes, sem que haja revolvimento e aprofundamento da matéria, o que é impertinente em sede deste recurso, mormente nesta fase primeva”, afirma Ruy Celso na decisão.

Frustrada - A investigação da Omertà que levou à frustrada tentativa de prisão de Fahd Jamil apontou à Justiça que a cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, é base de organização criminosa que conta com milícia armada de assassinos profissionais.

Fahd Jamil foi alvo da 3ª fase da Operação Omertá, em 18 de junho. (Foto: ABC Color)
Fahd Jamil foi alvo da 3ª fase da Operação Omertá, em 18 de junho. (Foto: ABC Color)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) informa que chegou ao grupo durante as investigações contra Jamil Name e Jamil Name Filho, que foram presos na primeira fase da ação, em setembro do ano passado, e são acusados de liderar organização criminosa com base em Campo Grande.

No grupo da fronteira, o modelo de gestão também é de pai e filho, mas no caso, Fahd Jamil e Flávio Correia Jamil Georges, ambos foragidos.

De acordo com a investigação, as organizações eram próximas e se apoiavam mutuamente para crimes. O grupo com base em Ponta Porã teria ordenado a execução de Alberto Aparecido Roberto Nogueira (Betão) e do policial militar reformado Ilson Martins de Figueiredo. Ambos estariam envolvidos no desaparecimento de Daniel Alvarez Georges em 2011, filho de Fahd Jamil.

Após nove anos do desaparecimento, a Justiça, a pedido da família, determinou que o cartório registre a certidão de óbito de Daniel Georges, com data de 3 de maio de 2011, conforme documento divulgado no último dia 2 de julho.

Nos siga no Google Notícias