ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MS teve 31 suspeitas de sarampo este ano, 4 deles ainda em investigação

No País, número de casos confirmados já ultrapassa 2,7 mil, com quatro mortes confirmadas

Marta Ferreira | 04/09/2019 13:01
Vacinação de crianças entre seis meses e até dois anos incompletos é recomendada pela Secretaria de Saúde. (Foto: Arquivo)
Vacinação de crianças entre seis meses e até dois anos incompletos é recomendada pela Secretaria de Saúde. (Foto: Arquivo)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (4) novo boletim sobre a situação do sarampo no País. Segundo as informações, nos últimos 90 dias, foram 2.753 casos confirmados no País, em 13 estados, nenhum deles em Mato Grosso do Sul. No Estado, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde, foram 31 suspeitas este ano, 27 delas descartadas, 4 ainda em investigação, 3 delas em Campo Grande.

Comparado ao que já havia sido divulgado, são dois casos há mais. Só havia sido informado sobre a notificação envolvendo um bebê de 10 meses, nunca vacinado, e que teria contraído a doença em uma viagem a São Paulo, estado que concentra o maior número de registros de sarampo no País.

Em agosto, a Capital precisou imunizar pelo menos 600 pessoas que tiveram contato com o bebê e com um médico, que também contraiu a enfermidade em São Paulo e veio passear em Mato Grosso do Sul. O caso do médico foi notificado para o estado vizinho. Não há informação ainda da Secretaria Municipal de Saúde sobre esses dois novos casos apontados no relatório estadual.

A recomendação, apesar de não haverem casos confirmados, é a vacinação. O foco são as crianças entre seis meses e dois anos incompletos.

Mais confirmações - Conforme o Ministério da Saúde, na última semana houve aumento de 18% nos registros em relação à semana anterior, o que é atribuído à confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente. De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, entre 9 de junho a 31 de agosto de 2019, o Brasil notificou 20.292 casos, sendo 15.430 em investigação e 2.109 descartados.

O levantamento apontou também quatro mortes em decorrência da doença: três no estado de São Paulo (duas crianças e 1 adulto); e uma no estado de Pernambuco (uma criança). As crianças eram menores de 1 ano de idade. Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

Os casos confirmados estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria, 98,37% no estado de São Paulo (2.708), seguido do Rio Janeiro (15), Pernambuco (12), Distrito Federal (3), Goiás (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Santa Catarina (1) e Piauí (1). Os casos estão distribuídos em 120 municípios. Nos estados de Goiás e Piauí, os casos foram registrados em outros estados.

(Matéria editada às 14h39 para correção de informação)

Nos siga no Google Notícias