ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Setor de violência doméstica investiga morte de modelo no Chile

Nayara Vit morreu no dia 7 de julho de 2021, no apartamento onde morava, em Santiago

Ana Paula Chuva | 18/01/2022 12:35
A modelo Nayara Vit, morta no Chile, após cair do 12º andar de um edifício. (Foto: Instagram / Reprodução)
A modelo Nayara Vit, morta no Chile, após cair do 12º andar de um edifício. (Foto: Instagram / Reprodução)

Para aproximar a família da apuração do caso, a morte da modelo Nayara Vit está sendo investigada pelo setor específico de apuração de crimes de gênero e violência doméstica do Ministério Público do Chile. A vítima morreu no dia 7 de julho do ano passado, no apartamento onde ela morava em Santiago.

Até o momento, não há esclarecimentos se a causa da queda foi realmente suicídio, como relatou o namorado da modelo ou se é um caso de femincídio, como acredita a família da brasileira.

Conforme informações do jornal O Globo, a mudança no rumo das investigações transfere a responsabilidade do fiscal Omar Mérida, do Ministério Público do Chile, que tratava o caso como homicídio, para a fiscal de um novo setor, Carolina Fuentes Remy-Maillet.

Omar, chegou a declarar que há provas que contestam a teoria de que a modelo teria tirado a própria vida. Em um vídeo publicado nas redes sociais da MP chileno, ele informou ter conseguido recolher vídeos, áudios, testemunhos e provas materiais que permitem "considerar hipóteses distintas de suicídio".

Segundo o irmão da modelo, Guilherme Vit, a nova promotora incluiu a mão deles como parte da acusação. "Minha mãe foi incluída como parte da acusação por parte da promotoria, com o intuito de nós ficarmos mais a par de documentos e depoimentos sobre a investigação. Porém, até o momento, não tivemos esse acesso", disse o engenheiro, que afirmou que a família ainda não sabe a verdade.

Com isso, uma das medidas da promotora foi considerar Eliane Vit uma vítima indireta no caso, disponibilizando, inclusive, uma advogada do MP chileno para representá-la. A mudança ocorreu há cerca de dois meses e, para Eliane, a área especializada em casos de feminicídio vai acelerar o andamento das investigações.

"Agora, estamos aguardando o resultado de um exame físico que vai avaliar se as marcas de lesão encontradas no corpo da Nayara aconteceram antes da queda e foram provocadas pelo namorado. A advogada que me representa no caso já tem acesso aos autos, que vão ser avaliados esta semana, mas o caso já é tratado como feminicídio", afirmou a mãe da modelo.

Para o advogado, que representa a família da modelo, Cristián Cáceres, existe outro indício de que o caso não seja suicídio. Troca de mensagens entre Nayara e professora de sua filha, no dia da morte, mostram que a vítima afirmava que levaria a menina ao colégio no dia 9 de julho.

Ele acredita que as mensagens endossam as declarações dos amigos da modelo que disseram que ela nunca apresentou tendências suicidas que a motivariam a se jogar do 12º andar de seu prédio, onde vivia com o companheiro Rodrigo Del Valle.

Nos siga no Google Notícias