Ação do Outubro Rosa proporciona dia diferente para pacientes na Cassems

Um dia diferente no Hospital da Cassems de Campo Grande. Assim foi o dia de prevenção contra o câncer de mama e acolhimento, como parte da campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira, 24, na unidade hospitalar da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul.
“Um gesto de carinho, uma palavra amorosa e um dia diferente pode mudar toda uma vida”, diz o lema da ação para as pacientes que fazem tratamento oncológico na unidade hospitalar, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da Cassems.
- Leia Também
- Outubro Rosa do Hospital Cassems faz atendimento oncológico na terça que vem
- Hospital da Cassems completa um ano com mais de 200 mil atendimentos
Na nota, Isabel Cristina Nogueira, 58 anos, revela que enfrenta a dura batalha contra o câncer há um ano. Com apoio do marido, dos filhos, do neto, de 10 anos, e da equipe que a acompanha no Hospital Cassems de Campo Grande ela tem superado cada fase com muita alegria, determinação, fé e esperança.
Na reta final do tratamento, Isabel deverá ser liberada das constantes idas ao hospital em 30 dias. “Você nem imagina a diferença na vida da gente! Eu nunca fui tão amada dentro de um hospital como sou aqui”, relata a paciente.
Há pouco mais de um ano a farmacêutica Giovana Coutinho Zulin Nascimento, 43, descobriu, realizando o autoexame, um nódulo na mama. Em seguida já buscou atendimento médico e após vários exames iniciou, em janeiro, o tratamento de quimioterapia. Já são dez meses seguindo uma rotina que poderia ser muito mais desgastante, não fosse o carinho e a atenção recebidos da equipe do setor de oncologia do hospital.
Giovana ressalta que o diagnóstico precoce é muito importante e pode evitar inclusive as cirurgias mais radicais, como a retirada total das mamas. Além disso, o apoio de amigos, familiares durante o tratamento reforça a vontade de se curar. “Em casa, por exemplo, está todo mundo careca, como eu! E junto com o câncer estou fazendo mestrado, continuo trabalhando e mantendo a minha mente ocupada. Não me deixo abater!”, explica Giovana.
Isabel e Giovana, hoje, participaram de um dia de atividades especiais, voltadas para o acolhimento e valorização da autoestima das pacientes, com direito a sessão fotográfica, oficina de maquiagem do Boticário, oficina com a equipe de fisioterapia, oficina de amarração de lenços, atendimento psicossocial e nutricional.