A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/01/2012 20:35

“Achava que ela era uma grande amiga”, diz idosa sobre pastora

Nadyenka Castro e Elverson Cardozo

A idosa a levou para dentro da sua própria casa, assinou procuração para ela, deu uma casa de R$ 535 mil e só acreditou que era vítima de um golpe quando um homem a alertou

Aposentada cumprimenta delegado Miguel Said. (Foto: Nadyenka Castro)Aposentada cumprimenta delegado Miguel Said. (Foto: Nadyenka Castro)

Comerciante aposentada e vivendo também dos lucros de investimentos em pecuária e imóveis, Orlanda de Oliveira Rosa tinha 73 anos quando foi para a Igreja Evangélica Pentecostal Unidos pela Fé, comandada pela pastora Julieta Souza, 51 anos.

“Um primo me indicou e eu fui. Conheci ela [a pastora]. Eu tinha ela como grande amiga minha”, conta Orlanda. Sete anos depois, Orlanda, agora com 80 anos, descobriu que a amiga a furtou jóias, dinheiro, roupas e causou um prejuízo, segundo a família, de aproximadamente R$ 700 mil.

A família e amigos já a tinham alertado da situação. Mas, Orlanda só acreditava na pastora e agora tem outro pensamento sobre a mulher. “Ela é uma ladra. Ela só me prejudicou”, diz.

Desconfiança- “A gente procurou o Ministério Público em 2008. O pessoal falou com ela [Orlanda], mas, como ela falava que estava tudo certo, nada foi feito. Mas, a gente percebia a situação”, lembra o bancário aposentado Olegário de Oliveira Rosa, 72 anos, irmão de Orlanda.

Desde então, a família ficou “com o pé atrás” e avisava a idosa da situação, mas, com bem menos frequência. Neste período, Orlanda lembra que Julieta dizia que suas coisas estavam “macumbadas” e a fazia se desfazer delas. “Ela tinha mania de dizer que estava tudo macumbado. Aí, ela me roubou dinheiro, mala de roupas, sapatos”.

No ano passado, o advogado da idosa e o estagiário dele descobriram que era Julieta quem estava recebendo o dinheiro de acordos pecuários feitos por Orlanda. Foi então que a Polícia Civil entrou no caso e descobriu toda a situação.

Além de furtar roupas, joias, calçados e dinheiro, Julieta ganhou uma residência avaliada em R$ 535 mil em um bairro nobre da Capital e saiu de uma casa de fundos onde morava de aluguel com o marido e três filhos.

Segundo o delegado Miguel Said, da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Orlanda comprou o imóvel e passou para Julieta, que também tinha uma procuração para movimentação financeira da idosa. “A procuração foi eu quem deu para ela. Ela não pediu”, lembra a vítima.

Casa da pastora, localizada em um bairro nobre de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)Casa da pastora, localizada em um bairro nobre de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)

Com o documento em mãos, a pastora recebia a aposentadoria de Orlanda, lucros de investimento e também fez empréstimos consignados em instituições bancárias.

O marido da pastora, Nelson Gimenes, ficava com o dinheiro que era para pagar o condomínio. “Agora descobri que tenho divida até com isso, contou a aposentada.

Segundo a família, Orlanda de Oliveira só descobriu o golpe depois que um homem foi na casa dela e contou que o “anjo Gabriel” havia lhe falado que a líder religiosa estava roubando suas coisas. “Ele foi lá enviado por Deus”, definiu a vítima.

Agora, depois do crime, a aposentada disse que não vai acreditar em mais ninguém. “Agora estou escaldada”, finalizou.

Crimes - A pastora Julieta Souza e o marido, Nelson Gimenes, foram indiciados por estelionato qualificado por ter sido contra idoso e também retenção de documentos. Julieta nega o estelionato e afirma que tudo o que conseguiu até hoje foi por meio de orações.

“Ore bastante que Deus manda”, disse ao delegado Miguel Said, responsável pelas investigações.

O delegado vai pedir à Justiça que a casa da pastora seja seqüestrada e com isso o bem pode ficar indisponível para negociação. Um carro da idosa, avaliado em R$ 20 mil, já foi recuperado. O veiculo estava à venda em uma garagem da Capital.

Agora, Polícia e familiares vão procurar instituições bancárias para saber quanto a aposentada deve em empréstimos consignados.



Credo... o pior é que a Orlanda é prima da minha avó... a familia esta muito triste com o que aconteceu. fato.!
 
adelan lima volkov em 26/01/2012 02:01:44
Religião e política(cargos políticos), duas maneiras de ganhar dinheiro sem fazer nada produtivo e se apropriando do dinheiro dos outros, seja pela ignorância dos que doam de boa fé, pois Deus não precisa de dinheiro, seja pela corrupção e outras formas que o poder permite aos maus administradores do dinheiro público.
 
john wayne em 22/01/2012 10:42:10
Quem acredita que Deus se envolve com questões financeiras e bens materiais na realidade tenta fazer uma troca com Deus. (que Deus é este que aceita ser chantegeado?) Em realidade não sabe o que veio fazer neste mundo, não sabe de onde veio, porque está aqui e nem para onde vai, ou seja está perdido, iludido e ainda sendo usado. Encontre-se. Vá atrás da "verdade" e ela te libertará. Muita Paz.
 
Waldemar Mendes Filho em 22/01/2012 10:06:33
sou evangelico pentecostal e digo isso, não e culpa da igreja não, isso vem da personalidade da pessoa, essa pastora ela e uma pilantra mesmo e falo mais não só no mundo que tem os picaretas infelizmente a igreja ta cheia independente de qual seja,
a biblia fala maldito o homem que confia no homem enfim nós não devemos confiar nem na nossa mãe
 
davi do prado em 22/01/2012 10:02:33
Pequenas igrejas, grandes negócios
 
regis fonseca em 22/01/2012 09:59:21
O mais interessante de tudo, foi a abordagem do "amigo" que diz que o "anjo gabriel" mandou avisar que a pastora a estava roubando, e daí a ficha da idosa caiu. A família, irmãos, tentaram alertá-la com argumentos racionais. Não funciona. Como a religião está no âmbito da fé, não resolve racionalizar. Agora quando alguém entrou no mesmo nível - irracional, funcionou. Parabéns pela iniciativa do H.
 
Sandro Trindade Benites em 22/01/2012 09:59:05
Será que abrir uma igreja, precisa pagar alguma coisa.? Pois no bairro á cada 200metros tem uma......Por que será...
 
gualter eugenio em 22/01/2012 08:59:29
Quem vive embalado pelos outros acontece isso. Quem já leu a Biblia sabe que a mulher não pode ser pastora ou líder em Igreja; na Igreja você deve procurar DEus e se um Pastor ou Bispo falar algo que não estar escrito na Bíblia, ignore e siga em frente; procure encontrar Deus através da leitura biblica que você encontra. Não critica ou julgue o que você nem sabe, nem viu, amanhã você será julgado.
 
luiz alves pereira em 22/01/2012 08:28:45
Ela nao acreditou na familia mas outra pessoa que sonhou com o ANJO avisou, da licença né ta querendo ser enganada.
 
sandra lima em 22/01/2012 08:05:33
Este é apenas um caso que apareceu. Devem existir muitos e muitos por aí semelhantes. Wlellington Pelolare não deve ouvir e ver o que acontecem na maioria das igrejas que surgem todos os dias. É uma pedição de dinheiro sem medidas. Agora ganharam até a televisão como meio de pedir... Que Deus Todo Poderoso salve a humanidade dessa praga que está alatrando-se mundo afora.
 
Ezio Jose em 22/01/2012 01:05:24
Isso é uma tremenda de uma barbaridade...pessoas que dizem ser crentes e usam o nome de Deus pra denegrir a imagem de Cristãos..aí é que entra o ditado uns pagam pelos outros...já está dificil de ganhar almas pra Jesus e ainda acontece isso ..Falsa Profetaa...isso que essa tal de julieta é....
 
SILVIA APARECIDA DE MATOS GALVÃO DE ALMEIDA em 21/01/2012 12:58:11
a igreja nao pede dinheiro a ninguém, se pedir é pq tem algo errado. Dá quem quer, ta escrito na biblia. Ajuda com o que pode. Ela usou a idosa e isso é crime. Mas pelo amor de DEUS eim idosa, avisada tantas vezes por gente que só quer o teu bem, como irmao e parentes meu DEUS
 
josé eduardo em 21/01/2012 12:44:40
Pastora pilantra !?! abusou da fé e confiança da idosa !?! para lhe roubar .... cana ... nela !?!
 
leandro de Sousa em 21/01/2012 12:14:02
Engraçado né como as igrejas evangélicas brotam do chão, em cada esquina tem uma diferente da outra, ta pior do que buteco, deve ser por que é mais facil ficar enganando os outros do que trabalhar né, tem igreja que so ta o "pastor" la dentro gritando feito louco,..... Na minha opinião todas essas igrejas deveriam ser fiscalizadas e os representantes tb.
 
Daiane Oliveira em 21/01/2012 12:09:11
Pobre Julieta, brincando com a Palavra de Deus, e colocando à vergonha o Evangelho.Tenho pena porque o inferno será terrível para estes que se dão por ovelhas e na verdade são lobos.Cadê a justiça?A mulher é idosa ,com mais de 70 anos,não poderia estar só. Chamem os filhos e coloquem esta falsa pastora na cadeia faça-a devolver os bens. Aliás, igreja deveria ser fiscalizada pela Receita Federal.
 
lyka rodrigues em 21/01/2012 12:03:01
Fico me muito triste pois infelizmente isso entristece o meio cristão, infelizmente os charlatões utilizam da denominação cristã para conseguir fiéis e a usam da fé da pessoa .fica aqui ;Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
1 João 4:1.
 
PETERSON DE ALMEIDA CHAMORRO em 21/01/2012 11:12:42
Tal fato representa o processo de "lavagem cerebral" que o Cristão tem passado por séculos a fio. Qualquer pessoa que diga que é servo de Deus recebe uma "estrela"... e ficam recitando passagens bíblicas que muitas vezes, sequer entendem o significado. Por último, até ameaçam mandar o fiel para o SPC/CERASA, pensa?! Particularmente creio que "a verdade vos libertará"! Muita Luz a todos!
 
Leoney Barbosa em 21/01/2012 11:01:24
ORAÇÃO NÃO ENRIQUECE NINGUÉM...SOMENTE A NOSSA ALMA. O QUE TE FAZ PROGREDIR NA VIDA E LEVANTAR CEDO E TRABALHAR O DIA TODO...E OLHA QUE MESMO FAZENDO ISSO A GENTE GANHA HJ PARA COMER AMANHÃ...POR ISSO ESPERO QUE A JUSTIÇA COLOQUE ESSA "PASTORA" EM SEU DEVIDO LUGAR...ATRÁS DAS GRADES!!! AHHH...E SEU ESPOSO TAMBÉM,POIS ELE COMPACTOOU É TÃO SAFADO QUANTO ELA....
 
solange Gomes em 21/01/2012 10:52:35
Respeitando é claro outros lideres religiosos (de todas as religiões), pois existem pessoas sérias em Igrejas e outras religiões. Várias pessoas se dizem líderes religiosos por vocação e outros porque não tem vocação para o trabalho e querem viver bem e levar uma vida fácil. Muitos religiosos não recebem pelo que fazem (voluntário), outros ficam ricos.
 
Andrey fontenello em 21/01/2012 10:35:05
porque estão escandalizados? ora a palavra de DEUS tem que se cumprir 1 timoteo cap 4 mas oespirito expressamente dizque nos ultimos tempos alguns apostatarão da fe ,dando ouvidos a espiritos enganadores e a doutrina de demonios etc 1 timoteo 6 vers 10 porque o amor ao dinheiro ea raiz de todos os males e nessa cobiça muitos se desviaram da fe. nada trouxemos para este mundo e nada podemos levar.
 
evaldo anjos de oliveira em 21/01/2012 10:33:26
Eles estão aí,os falsos profetas.essa "pastora"tem que passar a perna nos outros para poder subir na vida as custa do outros.cadeia nessa safada...........junto com comparsa.ou vai deixar ela dar rissada da justiça mais uma vez???????
 
Nilton junior em 21/01/2012 10:29:51
Cadeia neles! Lobos em pele de cordeiro, ou melhor em pele de pastores. Chega de usar o nome de Deus p/ lesar as pessoas.
 
LUCILA DE OLIVEIRA em 21/01/2012 10:12:50
Golpista do 171,a pastora agiu de conformidade com sua indole, aplicação de golpes. Está dentro de seus limites como muitos milagrosos que tem por aí.O caso de dona Orlanda é o que veio a tona e como ela há muitas vitimas que dão a esses pilantras de 10 reais a 535 mil reais.Eu não caio num golpe desses mas há aqules desesperados q caem.O pior é q não vai dar em nada.A mansão foi doada e acabou!
 
samuel gomes-campo grande em 21/01/2012 10:12:30
Gente que absurdo! O que falta em nosso país é uma fiscalização em relação ao ganho vindos da fé das pessoas. É dinheiro igual a outro qualquer! Tem muita gente boa nesse meio, mas tem muitos ladrões, e ladrões piores do que os que estão nas ruas assaltando pois esses aí se aproveitam da boa fé das pessoas e o pior usam o nome de DEUS! Tenho dó dessa pastora de merda quando ela morrer!
 
vanessa martins em 21/01/2012 09:57:23
Essa casa realmente passou por reformas, conheço desde criança a região e a referida residência.
Confesso, que fiquei indignada com essa história...Parece-me, que a tal igreja fica atrás da AGROTOURO, próximo ao Bco do Brasil da Cel. Antonino.
Grande parte dessas novas igrejas, que estão espalhadas a cada quarteirão deveriam ser investigadas de Polícia , MP e MPF.
Hoje igreja é sinônimo de $$$$$.
 
neyde de oliveira em 21/01/2012 09:52:04
Cadeia neles, que se faça justiça.
 
Maria Helena Orlando em 21/01/2012 08:40:14
sou evangelico e fico escandalizado que tenha pessoas capaz de usar o nome de deus para fazer isso.as pessoas tem q se consientizar vque Deus nao que valores financeiros de niguem,bem pelo contrario o q ele quer e a nossa adoraçao e gratidao,e para nos ele manda que trabalhemos para termos sucesso nessa vida.

 
wellington pegorari em 21/01/2012 02:33:38
Ai meu Deus....
Quando ver o Santo fazer muito milagre e querendo o Dinheiro seu (...)
ABRA O OLHO,
Isso pode ser uma farsa..
 
EZEQUIEL DOS SANTOS em 21/01/2012 02:05:03
Muitos pastores ou pastoras continuam aí gente, prestem atenção, se orações enriquececem, não existiriam pobres nem doentes.
 
Luiz Carlos Barbosa de Castro em 21/01/2012 01:43:59
não sei porque inventaram agora que existe pastora, dizem que acreditam tanto na palavra da Bíblia , mas nos mostra aonde existiu pastora na época de Jesus ou alguma mulher tenha sido convidada para ser apóstolo, não sei porque criaram isso agora, a não ser para lucrar em cima das pessoas q estão buscando ajuda espiritual, ou ganhar sem trabalhar, só pode.
 
neuza camargo em 20/01/2012 11:16:18
Inacreditável! Revoltante!
A população espera que a justiça se faça e, se tudo que a matéria informa for verdade, que inclusive haja prisão.
 
Claudia Costa em 20/01/2012 11:04:32
Chega a ser Repugnante isso....Pessoas desqualificadas..que usam o Nome de Deus...para ROUBAR outras pessoas.....Que essa " Pastora" ARDA no INFERNO que é lugar de LADRÕES