ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Agência terá “semáforo” para medir qualidade do serviço de água e esgoto

Critérios terão como base os valores de referência do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

Jones Mário | 17/04/2020 12:44
Cores verde, amarela e vermelha vão sinalizar qualidade do serviço de água e esgoto prestado (Foto: Divulgação/PMCG)
Cores verde, amarela e vermelha vão sinalizar qualidade do serviço de água e esgoto prestado (Foto: Divulgação/PMCG)

A Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Campo Grande)  estabeleceu critérios de avaliação do sistema de abastecimento de água e esgoto prestado na Capital. Por meio de indicadores definidos pelo SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), a entidade vai propor um “semáforo” para medir a qualidade do serviço.

Conforme resolução, publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diogrande (Diário Oficial do município), a avaliação será baseada nas informações desagregadas no SNIS. Serão mensurados itens como universalização do tratamento de esgoto, índice de perdas de distribuição e até incidência de coliformes na água.

Na avaliação estática, o valor de cada indicador de qualidade obtido será comparado com os valores de referência e receberá classificação de acordo com a cor, em que o verde sinaliza resultados satisfatórios, com pleno atendimento aos valores de referência e dentro dos padrões esperados.

O amarelo indica valores moderados, que inspiram atenção por parte do prestador de serviço, ao passo que o vermelho aponta para valores insatisfatórios ou fora dos valores de referência.

Na modalidade de avaliação dinâmica, o valor de cada indicador no ano de referência será comparado com o índice obtido no ano anterior, e receberá classificação de acordo com a evolução - melhora, estabilidade ou piora.

A Agereg vai publicar os resultados das avaliações em seu site. Os resultados obtidos poderão subsidiar certificação dos marcos contratuais do contrato de concessão com a Águas Guariroba, responsável pelo serviço de abastecimento e água e tratamento de esgoto em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias