ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Além de prisão, promotores querem perícia em buraco e PMs investigados

Com base em reportagens publicadas pelo Campo Grande News, promotores pedem que polícia faça mais diligências sobre o caso

Luana Rodrigues | 04/01/2017 14:25
Policiais na hora e local do crime. (Foto: Alcides Neto)
Policiais na hora e local do crime. (Foto: Alcides Neto)
Buraco na Avenida Ernesto Geisel, entre a Afonso Pena e a Rua João Rosa Pires, pode ter causado "fechada" que resultou na morte de empresário. (Foto: Alcides Neto)
Buraco na Avenida Ernesto Geisel, entre a Afonso Pena e a Rua João Rosa Pires, pode ter causado "fechada" que resultou na morte de empresário. (Foto: Alcides Neto)

Além do pedido à Justiça de prisão preventiva do policial rodoviário federal Ricardo Hyun Su Moon, 47 anos - que matou o empresário Adriano Correia do Nascimento, 33 anos, após briga no trânsito - o MPE (Ministério Público Estadual) também fez solicitações à Polícia Militar e Civil, com relação a investigação sobre o caso.

Os promotores querem que seja instaurado um inquérito policial para apurar eventuais crimes de prevaricação e favorecimento pessoal dos policiais militares Jose Casupacio Andrade e Ianderson de Souza Queiroz, e demais agentes da lei que compareceram no local, por terem dado voz de prisão ao autor.

No documento, o Ministério Público pede a quebra de sigilo telefônico do PRF e também cita reportagens do Campo Grande News solicitando, por exemplo, que seja feita uma perícia no buraco na Avenida Ernesto Geisel, entre a Afonso Pena e a Rua João Rosa Pires, com a máxima urgência, que conforme reportagem publicada no dia 1º de janeiro, pode ter causado à “fechada” do empresário ao policial e resultado na briga entre eles.

Além disso, os promotores querem que sejam ouvidos pela polícia todos os jornalistas que estiveram no local para fazer cobertura do crime, e que entrevistaram testemunhas do ocorrido.

Também foi solicitado o interrogatório de pessoas que participavam do velório em frente à avenida, obtenção e perícia de vídeos de câmeras de vigilância e de imagens publicadas nas redes sociais.

Ainda na requisição, o MPE solicita a elaboração de mapa de trajeto feito por Ricardo da casa dele até o local do crime e outro que indique o trajeto virtualmente ideal da casa dele até Corumbá – município distante cerca de 305 quilômetros de Campo Grande – para onde o policial disse que iria.

O pedido foi assinado pelos promotores João Meneghini Girelli, Bolivar Luis da Costa Vieira e Allan Thiago Barbosa Arakaki. Tudo será analisado pela Justiça, mas não há prazo para decisão ou resposta. A defesa alega legítima defesa para a conduta do policial.

Decisão "não certada" - Na manhã desta quarta-feira (04), o MPE (Ministério Público Estadual) pediu à Justiça que seja decretada a prisão preventiva do policial rodoviário federal Ricardo Hyun Su Moon, 47 anos.

Assinado pelos três promotores de plantão, o pedido afirma que decisão de libertar Ricardo não foi “acertada”. De acordo com o MPE, a prisão preventiva se justifica porque foi comprovada a materialidade e autoria, o crime é doloso e possui pena máxima superior a quatros anos e que a prisão é necessária à ordem pública.

O Ministério Público alega que o caso teve circunstâncias especialmente graves e cita fatos que não podem ser “desprezados”. Como Ricardo ser um policial, portanto com dever legal de proteger os cidadãos e que, por ser da PRF, tem um dos treinamentos mais rígidos dentre as forças policiais.

“É que, há forte indícios de que o requerido, por si só e também com o auxílio de outrem inovou artificiosamente o estado de coisa e pessoa, a fim de induzir os órgãos de segurança a erro, bem como obteve tratamento privilegiado pelo Poder Público”.

Caso - O policial conduzia uma Mitsubishi Pajero e efetuou disparos contra uma Hilux. O condutor da caminhonete foi atingido , perdeu o controle da direção e o veículo atingiu um poste de iluminação pública.

Duas pessoas que estavam na caminhonete com a vítima ficaram feridas e foram socorridas. Segundo relato de uma mulher que chegou ao local logo após os disparos e acidentes, o policial desceu com a arma em punho e discutiu com o rapaz baleado. Ela não quis se identificar.

Nos siga no Google Notícias