Alta demanda: senhas para exame de próstata esgotam antes das 7h em hospital
Público-alvo é de homens entre 45 e 75 anos; fichas são entregues às 5h no Hospital Alfredo Abrão, no Centro
As filas para o exame que detecta o câncer de próstata, nesta quarta-feira (5), eram tamanhas que, antes mesmo das 7h, as senhas já tinham esgotado. O exame está sendo realizado no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, localizado na Rua Marechal Rondon, no Centro de Campo Grande. As senhas são disponibilizadas diariamente às 5h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A procura por exames de detecção do câncer de próstata no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande, foi tão intensa que as senhas se esgotaram antes das 7h desta quarta-feira. Cerca de 50 homens já aguardavam na fila desde as 5h para realizar o PSA, exame de sangue destinado a homens entre 45 e 75 anos. O câncer de próstata é o mais comum entre homens brasileiros, com 71.730 casos anuais no país, sendo 1.230 em Mato Grosso do Sul. O diagnóstico precoce pode resultar em até 90% de chance de cura, segundo o Ministério da Saúde. Os resultados dos exames ficam disponíveis em até sete dias nas Unidades Básicas de Saúde.
No momento da distribuição de senhas, cerca de 50 homens já aguardavam para realizar o procedimento. Conforme o Hospital, o exame realizado é o PSA (Antígeno Prostático Específico), feito com uma amostra de sangue. O público-alvo é composto por homens entre 45 e 75 anos. Ao todo, são entregues 100 senhas em dias úteis até o dia 28 de novembro.
O vendedor, Elton da Silva Morena, 45 anos, procurou o hospital na manhã de hoje para entender quais são os preparativos para realizar o exame. "Como estou de férias, resolvi aproveitar para colocar os exames em dia", contou. Ele relata que estava passando pela região central quando resolveu parar no hospital.
"Eles falaram que está tendo bastante fila. Então, estou planejando vir até sexta-feira e vou madrugar para conseguir uma ficha. Antes das 4h estarei por aqui", disse ele. O vendedor também relata que o pai foi diagnosticado com câncer de próstata e, por isso, entende a necessidade de se precaver.
O câncer de próstata é considerado o tipo mais incidente entre os homens brasileiros, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). São 71.730 casos por ano no país, sendo 1.230 em Mato Grosso do Sul.
Para realizar o exame PSA, é necessário seguir alguns preparos, como jejum de quatro horas, abstinência sexual nas 72 horas que antecedem o procedimento e evitar atividades como andar de bicicleta, pilotar moto ou cavalgar nesse período.
Os resultados poderão ser retirados diretamente em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) em até 7 dias. No local, um profissional analisará o exame e, caso haja suspeita, o paciente será encaminhado para investigação e tratamento. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata pode atingir índices de cura de até 90%, segundo o Ministério da Saúde.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


