A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

25/05/2011 10:05

Após pente-fino, CNJ denuncia abuso de Tropa de Choque contra presos

Angela Kempfer

Em uma das últimas atividades do mutirão carcerário em Campo Grande, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) flagrou marcas que na avaliação do órgão configuram abuso policial contra presos.

Ontem, houve revista surpresa no Segurança Máxima, feita pela Tropa de Choque da Polícia Militar, antes de inspeção agendada pelo Conselho. O pente-fino foi realizado pela manhã, para evitar “surpresas” durante a vistoria do CNJ, à tarde, como motins.

No entanto, ao conversarem com os detentos de um dos pavilhões revistados, os representantes do órgão ouviram denúncias e viram marcas supostamente deixadas pela PM em operações passadas.

O CNJ saiu do local certo de que esse tipo de vistoria é feita com humilhação e agressões. Um dos presos mostrou as marcas deixadas nas costas por arma de choques.

“A agressão teria ocorrido porque ele se recusou a tocar no escudo usado pelo batalhão de choque”, como forma de reverência à corporação, uma humilhação, avalia o CNJ que só provoca mais tensão dentro da unidade.

O Conselho chama atenção, inclusive, ao fato de ter procurado o diretor da unidade, João Bosco, e ele ter admitido que esse é um procedimento de praxe durante as revistas e que “os presos dos outros pavilhões não reclamaram.”

Apesar disso, o diretor disse que não acompanhou a revista in loco, mas que qualquer abuso será investigado.

O preso argumentos que não cumpriu a ordem do policial porque temeu futuras retaliações de seus colegas de ala. “Ladrão é ladrão. Polícia é polícia. Imagina o que o ladrão (demais presos do pavilhão) pensa quando vê um policial humilhando o preso assim?”

O detento em questão, segundo o CNJ, foi condenado junto com outro colega a 10 dias de “isolamento preventivo” como castigo pela exaltação que a atitude contra a PM gerou nos demais presos.

Via assessoria do CNJ , o juiz auxiliar da Presidência do Conselho, Márcio Fraga, comentou o episódio como “lamentavelmente comum”, de acordo com as inspeções do mutirão carcerário do CNJ. “É preciso encontrar um meio-termo entre a disciplina dentro da prisão e o tato necessário em uma abordagem dessas”, afirmou.

O órgão esclarece que “O episódio será incluído no relatório da última inspeção a unidades prisionais que o Mutirão Carcerário do CNJ no Mato Grosso do Sul. A mobilização terminou nesta terça (24/5) com a análise de 8.675 processos e o reconhecimento do direito de benefícios a 992 presos”.

A PM diz desconhecer qualquer denúncia de humilhação ou agressão policial durante as operações pente-fino.

Com mais de 8,6 mil processos analisados, Mutirão Carcerário faz encerramento amanhã
Programado para ocorrer em um mês, Mutirão encerrou antecipadamente, devido à sistemática adotadaO Mutirão Carcerário encerrou as atividades com mai...
Em 10 dias, 2.026 procesos já foram analisados pelo Mutirão Carcerário
Em 10 dias, o Mutirão Carcerário em andamento na Justiça de Mato Grosso do Sul analisou 2.026 procesos, de um total de 3.085 cadastrados. O número fo...
Mutirão já liberou 85 para semi-aberto e deu liberdade provisória a mais 82
Em uma semana de mutirão carcerário, 259 presos condenados já foram beneficiados em Mato Grosso do Sul. Desse grupo, a maioria dos detentos conseguiu...


Não sei e gostaria muito de saber o que ganham essas pessoas que tanto defendem os bandidos. Que espécie de recompensa eles tem, dinheiro? prazer? Porque não entra na cabeça de ninguem defender bandidos que já tem tantas regalias, não lhes falta drogas, celulares, tvs, sexo, alimentação diaria e farta, além de não pagarem luz, moradia e agua, e pasmem os senhores, eles tem direito a auxilio reclusão. Acho que a nação deveria investir melhor seu dinheiro, esta provado que quem esta do lado dos bandidos esta contra a sociedade, pois esses individuos foram extirpados temporariamente da sociedade pois a ela são nocivos, então, essa gente esta ganhando para defender quem nos faz mal. Ah, deveriam deixar publico os salarios que recebem. Outra aberração que esta existindo, antes promotoria tinha a obrigação de acusar aos marginais e o que se se agora é a promotoria defendendo os marginais e atacando aos agentes da lei. Isso esta correto? Não esta existindo uma inversão de direitos, até onde vai o direito do marginal, pelo que vejo é infinito enquanto a sociedade esta sendo ameaçada e atacada.
 
Orlando P. de Mattos em 25/05/2011 12:59:52
Deve ser feito o seguinte pelos bonitões engravatados do CNJ, levem esses "Bandidos Inocentes" pra casa de vocês e cuidem, eu dou minha cara a tapa...se esses burocratas do CNJ não recuarem e devolverem os "bandidinhos inocentes" pra ficar na cadeia, porque eles vão ver que a realidade é outra...vagabundo é vagabundo e não tem jeito..."VAMOS PARAR DE SER HIPÓCRITAS, senhores engravatados do CNJ".
 
Adriano Santos em 25/05/2011 12:53:09
Os presos estão certos, é um abuso por parte dos senhores policiais viu? Que absurdo, não podem fazer isso. Da próxima vez quem vai fazer o trabalho é o pessoal do CNJ e a Tropa de Choque vai ficar apenas olhando para aprender, viu? Castiguinho pra eles, rammm.
 
Thiago Kalunga em 25/05/2011 12:34:25
Amigos, o CNJ não esta defendendo bandidos, esta apenas tentando garantir o que a nossa Constituição estabelece, então antes de falar bobagens passe uns 15 trancado no conforto de seu quarto e veja o que sente.
 
Jorge Medina em 25/05/2011 12:11:46
SENHORES CONSELHEIROS O SENHORES FORAM LÁ SÓ UMA TARDE, FICAM LÁ DENTRO UM DIA INTEIRO, EM DIA DE REVISTA, COMO É A DISCIPLINA DOS PRESOS, ELES XINGAM, FAZEM AMEAÇAS, NÃO OBEDECEM ORDENS DOS POLICIAIS, AQUILO É UM INFERNO...AGORA SE ESTIVER COM DÓ LEVA P/ CASA...
 
João da silva em 25/05/2011 12:05:47
Engraçado, esses bandidos quando estão soltos não tem piedade de ninguém, agora quando vão presos parecem coitadinhos. Não se lembram que quando estão nas ruas tocando o terror apontam armas para pessoas de bem, batem, dão coronhada. Mas quando vão presos viram sentimentais.
 
Wellington Sampaio em 25/05/2011 11:58:19
COITADOS!!!!
VAMOS SUGERIR AO CNJ LEVÁ-LOS PARA CASA DELES.

 
gustavo preza em 25/05/2011 11:45:51
DA PROXIMA VEZ DEIXE ELES ENTRAREM E SEREM FEITOS REFENS
 
CLAUDINEI BRAZ em 25/05/2011 11:43:33
se esse abusos que supostamente estes presos poderiam ter sofrido, se fosse no comando anterior os policiais seriam expulsos e processados por tortura, ha de se ver que presos nao gosta da policia e por isso quando se ve diante de um magistrado inventa esse abusos vai vendu
 
antonio marques em 25/05/2011 11:34:17
De certo só tem anjinho lá preso né !! Ficaram com dó, leva pra casa deles então!!! Bandido tem que aprender que eles não estão lá atoa, passando férias, estão ali para receber punição, aprender a ser gente !!!
Quando eles humilham e roubam as vítimas, não estão nem ai né, agora querem dar uma de coitadinhos !!! Senta a borracha neles mesmo...
Parabéns à polícia !!!
 
Antonio Carlos Dall Fontes em 25/05/2011 11:27:47
Que dó desses pobres coitados, estão presos pq trabalham demais!!!
Pq será que os membors do CNJ não levam eles "os preso" pra cuidarem em casa???
Brincandeira nosso Pais!!!
 
Fábio André em 25/05/2011 11:25:40
"....O CNJ saiu do local certo de que esse tipo de vistoria é feita com humilhação e agressões......" Engraçado,quando um pai de família,é chamado de "vagabundo",tem seus pertences roubados,sua vida revirada,sua famiçia em trauma,isso quando não é "morto"por estes "cidadãos",este pesoal não aparece na Imprenssa para dizerem que foi "humilhação,agressão e ou coisa destes tipos".Por isso esse Brasil esta acabando,impunidade,falta de coragem e por Organizações que "hipócrimanente",defende este tipo de pessoa,pessoas estas que diferente dos demais "estão lá dentro"por algum motivo e garanto que não é por serem TRABALHADORES,então por que este tipo de Organismo,não verifica os bairros mais humildes,ás pessoas mais precisadas,que não tem onde morar,não tem comida,não tem um teto,e NÃO METEM A MÃO EM NADA DE NINGUÉM,numa falsa atenuante que NÃO TIVERAM SEUS PAIS E OU MÃES,SÃO ABANDONADOS PELO ESTADO e outras coisas á mais que estes "cidadãos" ai defendidos,dizem quando comentem algum ato de selvageria,contra o povo.Isto sim é HUMILHAÇÃO,isso sim é AGRESSÃO,e nem por isso saem por ai,dando desculpas pelo que NÃO tem,pelo que NÃO comem,e assim vai.Isso deixa revoltado quem tem ao menos um pouquino de "conhecimento" e sabe por que isso acontece,sabemos que o Brasil esta se tornando um "celeiro"que logo,logo,se incendiará e não teremos como apagar.Humilhado,agredido e desamparao estou eu,que pago meus impostos,sou prisioneira e refem em minha própria casa todos os dias de minha vida,ora me poupe este tal de CNJ,e o Ambientalista e sua esposa ASSASSINADOS ontem,quem apareceu por la?? ainda ninguém....a não ser a ´própria Presidenta que pediu para investigar,e que sabesmo também que ........jamais acharão a verdade né.
 
cristina mendes em 25/05/2011 11:12:22
Na próxima rebelião manda essas pessoas do CNJ, fazer toda negociação com aqueles anjinhos de candura, "pra não dizer anjinhos do pau oco". Só pode ser brincadeira de quem não sabe o que é realidade de estar lidando com esse tipo de gente que com certeza não está naquele local atoa.
 
joao Guilherme em 25/05/2011 11:05:17
COITADINHO DO DETENTO, tão inocente e é obrigado a aguentar tantas humilhações na cadeia.
Os integrantes do CNJ deveriam leva-los para suas casas e trata-los dignamente, alias, presidio não foi feito pra bandido e sim para inocentes e sem estrutura familiar!!!!!!!!
UM DIA ESTE BRASIL VAI MUDAR, QUEM VIVER VERÁ...
 
rubens santos em 25/05/2011 10:54:19
Nossa que dó, desses estupradores, ladrões, traficantes, etccc....! Agora são vítimas? Qunado estão nas ruas, não tem dó da população.
 
Maria Aquino em 25/05/2011 10:48:58
E eles estão lá porque? Quais foram as marcas que eles deixaram em viúvas, mães que nunca mais vão ver seus filhos, filhos que choram a falta de seus pais, comerciantes que faliram em virtude da depressão causada pelas agressões desses irracíveis. Vocês acham que eles atendem ao Pelotão de choque numa bôa ou querem o enfrentamento? E mais, quantos vocês acham que não estão completamente chapados e agridem os Policias? Uma Sociedade vai ter mais e com muita abundância, daquilo que ela valoriza. Portanto não valorizem bandidos, valorizem os homens de bem e cobrem tudo daqueles que devem a sociedade, tudo mesmo, talvez aí eles não tenham tempo de pensarem no mal.
 
valter antunes em 25/05/2011 10:29:36
problema muito fácil de se resolver. É só o pessoal do CNJ começar a fazer as revistas de agora em diante no lugar da PM, pronto aí preserva-se todos os direitos dos presos, isso deve melhorar, já que a justiça tá redondinha, os processos correm rápidos e sem demora, a sociedade tem uma resposta rápida dos processos que tramitam na justiça.
 
jose antonio em 25/05/2011 10:29:11
Na próxima revista no complexo penitenciario, eu acho que quem deveria entrar seria esse pessoal da CNJ, CDDH e todos que defendem bandidos, mas seria interessante eles fazerem isso em um dia onde se tenha uma denuncia ou informação sobre qualquer possibilidade de manifestação violenta da facção PCC (primeiro comando da capital) que se diz comandar o presídio melhor até que seus diretores, porque daí talvez eles vissem como é o clima lá dentro quando não se tem "visitinhas" hipócritas na intenção de maquiar à sociedade o verdadeiro inferno que é aquele depósito de lixo humano. Quem sabe de repente eles sendo reféns durante uma rebelião e tendo suas cabeças cortadas e penduradas nos corredores como um troféu, a figura muda de lado! A tropa de choque da PM trabalha com a mais alta doutrina existente no país, é enérgica e trata preso como preso! Agora se estão achando que isso é ser truculenta, abusiva dentre outras coisas, então minhas caras autoridades, proíbam esse tipo de unidade, proíbam que os policiais se especializem em CDC, se é que vocês sabem o que é isso, e vamos cruzar os braços e deixar o "partido" (PCC) tomar conta. Afinal o crime organizado está tão organizado que já está merecendo maioria no congresso. Talvez sejam menos inescrupulozos.
 
José Carlos em 25/05/2011 10:27:34
Primeiro soltam os ladroes agora ouvem os chororos dos presos, qualquer mentira q esses bandidos contam eles acreditam, leva esses presos pa casa intaum...aCHO QUE DE AGORA EM DIANTE A TROPA DE CHPQUE TEM QUE entrar no presidio com rosas para os presos neh??! cada coisa que acontece. essa eh a justiça.
 
Ademir lourenço em 25/05/2011 10:25:44
A é,... coitadinhos,... estão numa colônia de férias, não podem ser maltratados. Deixem que eles invadam suas casas, roubem, matem e estuprem seus familiares, suas esposas, seus filhos e filhas..., roubem seus bens adquiridos com suor , (lógigo, que só vale pra quem trabalha, e que não é o caso de muitos),... quero ver se terão "dozinha" deles.
 
Marcelo Max em 25/05/2011 10:22:56
A sociedade apóia a atitude tomada pela CIGCOE, a tropa de elite do Estado de Mato Grosso do Sul. Bandido preso tem que ter obediência, por a mão em um escudo de proteção não é humilhação. A população é humilhada ao ver notícias como essa divulgadas pelo CNJ. Devemos apoiar e valorizar nossa polícia, que defende a sociedade de bandidos como esses que estão presos. Aliás este bandido que se disse humilhado é membro do PCC e já esteve preso em um Penitenciária Federal por 2 anos.
 
Marco Antonio em 25/05/2011 04:55:52
"..Amigos, o CNJ não esta defendendo bandidos, esta apenas tentando garantir o que a nossa Constituição estabelece, então antes de falar bobagens passe uns 15 trancado no conforto de seu quarto e veja o que sente.....",Sr.Jorge Median,gostaria lhe dar uma sugestão "tranque-se o Senhor e vossa familia",por estes pequenos 15 minutos em um quarto,sala,cozinha,varanda ou outro local de sua preferência,mas não me venha com esta de "Cumprir o que a Cosntituição"manda ou pede.Caso fosse fácil assim,todos deveriam ter "trabalho,educação,alimentação,saude,etc"porque esta entidades não LUTAM por pessoas que se enquadramnesta situação,esta sim de HUILHAÇÃO E AGRESSÃO,fisica e psicológica,outra coisa será que o Senhor e a população em geral sabe que o salario e ou Auxilo Reclusão é muito maior que o salario minimo ??deveria o senhor estudar isso ao invés de vir aqui neste espaço e dizer "piegas" meu caro.

 
Ricardo Lemos Terra em 25/05/2011 03:58:59
Se eles são tão educados e obedientes porque o representantes do CNJ precisão de segurança policial quando vão visitar ou fazer vistoria nos presídios do BRASIL? Será que perguntaram ao interno que reclamou quantas vezes ele já teve chance de voltar ao convívio da sociedade, e preferiu voltar para o crime ou quem sabe para que facção ele vendeu sua alma. muito fácil criticar ou duvidar da atuação da PM, difícil é ir la fazer o trabalho deles. A PM é formada por homens de carne e osso e também erram as vezes assim como todos nós mas o fazem tentando acertar e nossos anjinhos encarcerados erram por princípio e mais com exceção de poucos, sentem orgulho de suas façanhas criminosas.
 
Valdir Dantas Junior em 25/05/2011 03:53:18
Caro leitor JORGE MEDINA, quem está preso, só está lai por opção feita pór ele mesmo quando cometeu um crime. Ninguém sai na rua ou ainda em uma igreja, aponta para alguém aleatóriamente e diz VOCE VAI SER PRESO ! Tenho uma sugestão interessante, quem quiser saber como é a realidade enfrentada pelas polícias, seja CNJ, MP, DIREITOS HUMANOS, OAB, é só entrar junto com os policiais disfarçados como um, e ver o tratamento educado e dócil dos presos, Que tal lhes parece?
 
Rolando Lero em 25/05/2011 03:28:27
quando nós trabalhadores pagadores de imposto Vê estes tipos de máteria da uma indiguinação estes marginais estão ai as nossas custas comendo e bebendo de graça. e ainda tem direitos ISSO É UMA VERGONHA....
 
Adriana da silva em 25/05/2011 02:56:28
Oque que esses bandos de marginais ainda querem ? tudo bandidos da piores especies .bom seriam se estivessem pena de morte na fila da cadeira elétrica .O DEUS OUÇAM AS NOSSAS PREÇES AMÉMMMMMM.
 
adriana da silva em 25/05/2011 02:48:59
Fica complicado trabalhar dessa forma, recebendo acusações que no minímo é injusta. A tropa de Choque da Polícia Militar assim como as demais Unidades da corporação, presam pelo profissionalismo e cumprimento de Doutrinas que são utilizadas nesse tipo de ação. Não perdemos tempo em sacanear ou humilhar pessoas que já estão pagando a justiça, seus desvios de conduta perante a sociedade. Colocar a mão no escudo é apenas uma doutrina em deslocamento de uma quantidade de internos de uma cela, até o local de contenção para que os agentes penitenciários possam realizar a revista interna da cela. A falta de compreensão e conhecimento de técnicas levam a opiniões e mentiras. A PM age com inteligência e respeito as pessoas, mesmo que sejam internos, pois somos cumpridores das leis vigentes em nosso País.Deveriam visitar também nossa Unidade e lá verificar que não tem moleques e sim pais de família que cumprem com seu compromisso. Espero que compreendam!
 
luiz fernando rodrigues em 25/05/2011 02:46:24
Bandido põe a arma na cabeça de pai de familia mas não quer por a mão no escudo de um policial de agiu dentro da legalidade. O que eles deveriam observar é a superlotação dentro dos presídios e a falta de segurança em que vivem os agentes penitenciários, quando um bandido pega um servidor de refém com uma arma. Aliás em países desenvolvidos a polícia utiliza-se de arma não-letal como essa "Taser" utilizada contra esse bandido. O que o CNJ tem é que cuidar é da superlotação, a ação de grupos criminosos dentro e fora de presídios e não de bandido que fica reclamando de por não ter cumprido uma ordem policial sem ficar impune.
 
João Pedro em 25/05/2011 01:44:17
É REVOLTANTE, NÃO É POSSÍVEL QUE PESSOAS QUE COMETEM AS BARBÁRIES, ROUBOS, ASSASSINATOS, SEQUESTROS, ETC. TEM O QUE COMER TODOS OS DIAS, NÃO TRABALHAM, PLANEJAM NOVOS ATAQUES DE DENTRO DOS PRESÍDIOS, SÃO ASSISTIDOS PELO CNJ, PROTEGIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS. É DE FATO MUITO REVOLTANTE. E O CASO DO RAPAZ AGREDIDO QUANDO SAIA DE UMA BOATE, FOI ABAFADO?? ME RECUSO A ACREDITAR, QUE PARA SER RESPEITADO NESTE PAÍS, EU TENHA QUE SER DESONESTO, PORQUE SER HONESTO, PELO VISTO, É UMA VERGONHA. FAÇO MINHAS AS PALAVRA DE INDIGINAÇÃO POSTADAS ANTERIORMENTE.
 
Victor Nantes em 25/05/2011 01:44:04
Não entendo as posições de certas entidades e poderes. Engraçado como os vagabundos e criminosos tem defensores nesse país! E aí cabe a pergunta: seria uma questão de afinidade da parte dos seus defensores? Não pode haver outra explicação. Mais: parem com essa hipocrisia, que existe só no Brasil, de que o criminoso é encarcerado (raro em nosso país) para ser "recuperado", "ressocializado", etc. O criminoso vai preso para pagar pelo que fez, é castigo sim, e pronto! Até porque, as estatísticas, a ciência, a prática e tudo o mais já comprovaram que criminoso é IRRECUPERÁVEL. Parem de HIPOCRISIA. Se os cidadãos de bem tivessem a metade da proteção que os criminosos tem, o Brasil teria o mais avançado sistema de segurança e proteção do planeta.
 
Adriano Roberto dos Santos em 25/05/2011 01:36:03
Boa tarde a todos.

O CNJ ta certo..Não sei por que voces estão criticando.
Estuprador, Assassino, Latrocida, Estelionatario, Pedofilo entre outros, tem que receber a da tropa de choque rosas vermelhas, serenatas e um beijinho bem na testa de cada detento amoroso. Se puder levar um vinho frances melhor ainda.

Vai catar coquinho CNJ. Deixa PM trabalhar..Voces nao estão la no dia a dia pra saber.
De certo na rua eles fazem tanta bondade a papulaçao.
Eles sao uns anjinhos.
O presidio de segurança maxima deve ser um seminario de santos.

Eu sou obrigado a ouvir esses comentarios ridiculos dessas comissões e conselhos federais.

Da pra ver pela indignaçao dos comentarios acima dos nossos colegas leitores.
Mas ta certo. Politico tem que defender a classe deles (Classe de ladroes)..
 
José do Patrocinio em 25/05/2011 01:13:10
Bandido bom, é bandido morto!
 
Renan Antero em 25/05/2011 01:12:27
CRISTINA MENDES, não vou tecer nenhum comentarios sobre esse assunto pq vc escreveu tudo, parabens, é essa opinião que tbem tenho.
 
Aparecida Pontes em 25/05/2011 01:06:03
Indignação.....é a melhor palavra para descrever esse fato.
Quando um cidadão sumiu a alguns meses atras falaram que foi o pessoal da CIGCOE que era o responsável pelo sumiço, ai ele apareçeu, e ninguem tocou mais no assunto
Quando um bandido foi morto pela polícia no mês retrasado, muitos chegaram a lenha na atitude do policial.
Quando apareceu aquela arma no presidio no mês passado. "eu pergunto como ela entrou" ......e agora pergunto "quem precisou estar lá para conter aqueles bandidos", por último, aqueles cidadãos anjinhos que estão lá no presidio, são os mesmos que aparecem diariamente aqui nesses canais de comunicação, por homicidio, roubo, trafico, estrupro e outros muitos crimes, quando a polícia entra lá no presidio fica a dúvida, "será que aqueles cidadãos infratores ficam comportadinho e a Policia é que agem com truculência".
Parabéns a Polícia, pois quando eu cidadão de bem, precisei eles me atenderam com muito respeito e rapidez. e quero ver esse pessoal da CNJ ficar um dia dentro daquele presídio, para saber os anjinhos que estam lá dentro!!!!!!!!!!!
 
Ediel braga em 25/05/2011 01:03:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions