A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/10/2012 16:59

Campanha pede reativação da radioterapia no Hospital Universitário

Sindicato organiza abaixo assinado para que hospital aceite recursos federais

Nadyenka Castro
Selo da campanha organizada por sindicato. Selo da campanha organizada por sindicato.

Campanha organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul pede a reativação da radioterapia no HU (Hospital Universitário), em Campo Grande.

Com o slogan Aceita HU, o Sindicato criou uma página na rede social facebook, com link para abaixo assinado eletrônico. A intenção é protocolar as assinaturas na Justiça Federal, como forma de chamar atenção para o drama dos pacientes com câncer e influenciar a decisão judicial, em relação ao pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal).

O MPF impetrou, no início do mês, ação civil pública para obrigar o HU a aceitar recursos federais e assim reativar o serviço de oncologia, que está terceirizado para clínica Neo Rad. O hospital está em primeiro lugar na lista de prioridades para repasse dos recursos. Basta aceitar. 

Diante disso, o MPF pede à Justiça Federal liminar para que haja imediata adesão do hospital ao plano do governo federal e que adote todas as medidas para receber e manter em funcionamento os equipamentos de radioterapia, inclusive contratando os profissionais necessários.

O MPF pede também o estabelecimento de multa diária de R$ 3 mil, caso haja descumprimento da ordem judicial, que deve ser cobrada diretamente da reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Silva Correa Oliveira, e do diretor-geral do HU, José Carlos Dorsa Vieira Pontes. Já a União deve manter o HU na lista de prioridades do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (Sistema Único de Saúde).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions