ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Candidatos consideram questões fáceis e aprovam vestibular seriado

No total foram 2.601 inscritos na prova aplicada neste domingo (4) em 10 campus da universidade no Estado

Guilherme Henri e Mirian Machado | 04/03/2018 14:05
Alunos após a prova na UFMS nesta tarde (Foto: Saul Schramm)
Alunos após a prova na UFMS nesta tarde (Foto: Saul Schramm)

Alunos do 1º ano da rede pública e privada de ensino consideraram as questões fáceis e aprovaram o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). No total foram 2.601 inscritos na prova aplicada neste domingo (4) em 10 campus da universidade no Estado.

Para Américo de Mello Chiesa, as perguntas estavam fáceis e além de ser uma boa oportunidade de ingressar em uma universidade pública, a prova ainda ajuda os alunos que querem se preparar para prestar outros vestibulares fora do Estado. “Minha intenção é estudar direito em São Paulo e a prova foi uma boa preparação. Achei fáceis as questões, mas senti falta da redação. Geralmente a pontuação é boa para quem gostar de escrever”, diz.

Além disso, o candidato avalia que o esquema de segurança foi “profissional” já que contou até com detector de metais. “Foi bem o estilo do Enem”, acredita.

Estudante Américo de Mello Chiesa (Foto: Saul Schramm)
Estudante Américo de Mello Chiesa (Foto: Saul Schramm)

Já Ester Gutierrez, 16 anos, conta que quer cursar medicina e vê no vestibular seriado uma boa chance de ser aprovado pelo fato de juntar as notas. “As questões de matemática estavam difíceis. Achei mais fáceis a da área de humanas. É difícil entrar na federal ainda mais em medicina, mas dessa forma ajudará muito”, comenta.

Opinião compartilhada pela estudante Amanda Scaff, que também quer cursar medicina. Para ela, as questões não fugiram do que estudou na escola e aprova o novo sistema de ingresso na universidade principalmente por não acumular conteúdo.

A segurança esteve cargo da delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Proteção à Mulher) Ariene Murad, que avaliou a prova como tranquila. “Correu tudo bem. Não tivemos problemas. Apenas alguns alunos que foram desclassificados por não levar os documentos necessários”, revela.

Seriado - Nesta modalidade de ingresso, o aluno realiza três exames, sendo um ao final de cada ano do ensino médio. A escolha do curso ocorre pela somatória das notas e ao terminar o ciclo. Ao menos 20% das vagas de graduação presencial serão destinadas ao Passe em 2020.

Somente no ano passado, a UFMS ofertou 5.265 vagas, sendo 3.674 para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e 1.591 para o vestibular tradicional, que foi retomado. Ao ter válido o programa seriado, o Sisu passará a ter 50% das vagas de ingresso e o vestibular 30%.

Nos siga no Google Notícias