ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Capital tem primeiro ambulatório público para reabilitação pós-covid

Unidade começa a funcionar amanhã e vai atender pacientes também do interior do Estado, onde mais de 64 mil tiveram a doença

Tainá Jara | 21/09/2020 16:22
Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e prefeito Marquinhos Trad, estiveram na unidade de reabilização que começa a funcionar amanhã (Foto: Divulgação/Apae-CG)
Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e prefeito Marquinhos Trad, estiveram na unidade de reabilização que começa a funcionar amanhã (Foto: Divulgação/Apae-CG)

Primeiro ambulatório de reabilitação para pacientes curados da covid-19, 100% público, foi inaugurado nesta segunda-feira, na Apae (Associação de País e Amigos do Excepcionais), na Vila Progresso, em Campo Grande. A unidade vai funcionar a partir desta terça-feira.

A Capital é o epicentro da doença em Mato Grosso do Sul, com mais de 28,7 mil casos confirmados, sendo 27 mil curados e 498 mortos. No entanto, a unidade também irá atender paciente do interior. No Estado, foram mais de 64 mil contaminados, sendo 1.179 óbitos.

O coordenador-técnico do CER/Apae, Paulo Henrique Muleta Andrade explicou como funcionará o ambulatório e quais atendimentos serão oferecidos.

“A parceria entre o CER/Apae, a Sesau e a SES, atenderá cerca de 54% de usuários do SUS, da macrorregião de Campo Grande, com profissionais altamente capacitados em reabilitação/habilitação e cuidados paliativos”, afirmou.

Médicos fisiatra, cardiologista, pediatra, neurologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo estão entre os especialistas que foram parte da equipe de atendimento. “Isso é o que estamos oferecendo para a população, um marco, com serviços de alta qualidade em relação a equipamentos e profissionais disponibilizados”, destacou.

Serão também atendidos pacientes dos municípios de Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de MT, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos.

Muitos pacientes relataram sequelas mesmo depois de curados da doença. De acordo com a Fiocruz, as infecções graves podem deixar um certo grau de fibrose pulmonar, da mesma forma que ocorre em outras pneumonias. Além disso, existem estudos sobre sequelas nos rins, coração e sistema nervoso central. Tais ocorrências se dariam em parte dos pacientes que passaram pela internação em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). A maior parte dos casos, entretanto, evolui para uma melhora sem sequelas.

Lançamentos - Durante o lançamento da unidade, o prefeito Marquinhos Trad destacou que a unidade é a primeira 100% SUS, do Brasil. “Isso mostra que saímos à frente, com qualidade, competência e estrutura, ao lado de pessoas comprometidas com a saúde, como a Sesau, SES, a APAE/CG e toda sua equipe”, disse.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro, afirmou que eles encontraram no CER (Centro Especializado de Reabilitação) a parceria necessária para potencializar outros ambulatórios.

“Podemos aproveitar a estrutura já existente e potencializar outros ambulatórios, como por exemplo o de cardiologia e de psicologia. Campo Grande e Mato Grosso do Sul saíram à frente nessa iniciativa, com consultas diárias, todas reguladas pelo sistema de Regulação”, destacou.

Geraldo Resende, secretário de estado de Saúde, destacou os projetos e parcerias da secretaria com a APAE/CG. “A nossa parceria com a APAE/CG disponibilizou mais um serviço para a população”, afirmou.

O presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto, parabenizou às autoridades. “Essa parceria tem o intuito de restabelecer a saúde das pessoas pós-covid. Mais uma vez, obrigado por confiarem na APAE/CG”, afirmou.

Durante o lançamento, também estiveram presentes, o Coordenador-Geral da APAE/CG, Nilo Sergio Laureano e a Superintendente de Relações Instituições da Saúde, Eliana Dalla Nora.

Nos siga no Google Notícias