ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Chuva forte provoca oscilação de energia e inunda corredor de UPA

Liniker Ribeiro, Nyelder Rodrigues e Marcos Rivany | 05/01/2021 17:02



Voltou a chover forte em Campo Grande, na tarde desta terça-feira (5). Em diferentes regiões da cidade, leitores registraram ventania, trovoadas e também há relatos de descarga elétrica e oscilação de energia. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já havia alertado para possibilidade de temporal, na Capital.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, região oeste de Campo Grande, a água da chuva escorreu por luminárias e deixou corredores da unidade de saúde alagados.

Vídeo gravado por leitor mostra a água caindo do teto em grande volume. Baldes foram colocados no corredor e funcionários fazem a limpeza do local. O piso ficou todo encharcado. De acordo outra paciente, Eloir Fernandes Nogueira, de 53 anos, a água estava vazando pelo buraco da lâmpada.

Inundou tudo, parecendo uma cachoeira. Difícil que está danificando tudo o prédio, disse Eloir.

Enquanto aguardava atendimento, Adilene Dias Portugal, de 40 anos, relatou que seis pessoas foram empenhadas para fazer a limpeza, "parece que isso sempre acontece porque tem marcas lá dentro", disse.

No Bairro Nova Lima, a chuva também chegou forte e moradores da rua Francisco Pereira Coutinho relatam que a energia chegou a oscilar. A ventania também assustou moradores do Bairro Tiradentes e, no Caiçara, vídeo mostra a velocidade dos ventos que acompanharam a chuva, esta tarde.

Também choveu forte nos bairros Coronel Antonino, Monte Castelo e Jardim Talismã.

O tempo fechado assustou até mesmo quem estava longe de Campo Grande. Jairton Bezerra, por exemplo, saia de Terenos, a 25 quilômetros da Capital, quando avistou nuvens grandes e carregadas.

“Saindo da cidade, aqui está começando a garoar agora, mas para o lado de Campo Grande está bem fechado o tempo”, afirmou.

Respostas - A reportagem entrou em contato com a Energisa para saber se houve relatos de interrupções de energia elétrica, na Capital, e aguarda retorno.

Já a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou sobre o problema na UPA Vila Almeida que entrou água pela laje em uma enfermaria e próximo a recepção.

"Não houve necessidade de interromper o atendimento. Serviço de manutenção da secretaria já foi acionado e assim que possível irá se deslocar até a unidade para identificar o problema e realizar o reparo. Não é possível afirmar se ocorreu um rompimento de uma das calhas ou deslocamento de telha em razão dos fortes ventos", afirmou a Sesau, em nota.

Nuvem carregada sobre Campo Grande por ovlta das 16h30, na saída para Terenos. (Foto: Jairton Bezerra)
Nuvem carregada sobre Campo Grande por ovlta das 16h30, na saída para Terenos. (Foto: Jairton Bezerra)

Alerta – Conforme o Inmet, as chances de chuva forte podem ocorrer até amanhã (6), às 6h. Para o período podem ocorrer chuvas fortes em todo o Estado com possibilidade de queda de granizo.

O acumulado de chuva pode chegar aos 50 milímetros por dia e os ventos a 60 km/h. Há também risco de queda de energia elétrica e árvores, podem ocorrer estragos em plantações e alagamentos em todas as cidades.

Com isso, as recomendações são: não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de ventos e nem estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evitar usar aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, ligados à tomada.

Tempo fechado impressionou (Foto: Jairton Bezerra)
Tempo fechado impressionou (Foto: Jairton Bezerra)

(*) Matéria atualizada às 17h35min para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias