ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Prefeito rejeita dar novo prazo para cumprimento do "Cidade Limpa"

Paula Vitorino | 29/05/2012 10:59
Fachadas do Centro devem ser retiradas até dia 31. (Foto: Minamar Júnior)
Fachadas do Centro devem ser retiradas até dia 31. (Foto: Minamar Júnior)

O prazo para a 3ª etapa do projeto Cidade Limpa não deve ser prorrogado e termina na quinta-feira (31), garantiu o prefeito Nelson Trad Filho em declaração nesta manhã (29), durante o lançamento do Guia Pedagógico de Resíduos Sólidos.

“Não vamos prorrogar o caso até em respeito aos comerciantes das etapas anteriores, que cumpriram o prazo sem maiores problemas”, justifica.

No entanto, o prefeito garantiu que está aberto ao diálogo e orientou a Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) a solucionar imediatamente os casos de comerciantes que estão com problemas para cumprir o prazo.

Ele ainda afirmou que deve se reunir com a categoria nesta semana para resolver as pendências. Entre as reclamações da categoria, está a demora para aprovação do projeto do novo painel.

O projeto Cidade Limpa é de 2010 e dividiu o comércio em quatro pontos para estabelecer prazos diferentes para os proprietários fazerem as alterações necessárias, começando em meados de 2011.

O objetivo é a despoluição visual do Centro combinada com a revitalização da área, que inclui obras da Prefeitura Municipal e a contrapartida dos comerciantes de retirar luminosos e adequar as fachadas à nova legislação.

As duas primeiras etapas incluíram 452 estabelecimentos. Na avaliação do prefeito, as etapas até agora foram concluídas de forma positiva, mas agora “um grupo pequeno está causando problemas e de má vontade”.

“Desde o início do projeto nós fizemos dezenas de reuniões, decidimos as etapas com os comerciantes e tudo foi acordado com eles, tenho a assinatura”, diz.

Sobre o questionamento dos comerciantes sobre as obras da Prefeitura e do estabelecimentos serem feitas ao mesmo tempo, Trad diz que a administração municipal já iniciou ou concluiu algumas obras da revitalização, como a Orla Morena, Orla Ferroviária, Praça Ary Coelho e revitalização da Afonso Pena.

“A gente está fazendo nossa parte, mas a contrapartida dos comerciantes era a alteração das fachadas e precisamos que eles cumpram com a parte deles. As outras etapas dependem disso, como eu vou pedir mais recursos para as outras etapas se ainda não terminamos isso?”, diz.

Dentre as outras etapas, está prevista a colocação subterrânea dos fios de energia, mas que entrará no projeto do PAC Histórico, que ainda aguarda liberação de recursos.

Nos siga no Google Notícias