ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Concessionária diz que cabe a dono de estacionamento ressarcir carros destruídos

Autor das três esculturas de tuiuiú do Aeroporto da Capital, Cleir Ávila ainda não foi acionado

Por Cassia Modena, Idaicy Solano e Antonio Bispo | 04/12/2023 08:16
Árvore que caiu está cortada, ao lado de um dos veículos atingidos (Foto: Marcos Maluf)
Árvore que caiu está cortada, ao lado de um dos veículos atingidos (Foto: Marcos Maluf)

A Aena, gestora do Aeroporto de Campo Grande informou que não se responsabilizará pelos três veículos destruídos durante chuva forte de domingo. Na avaliação da concessionária, isso cabe à empresa que explora o estacionamento do local, onde árvores caíram na tarde de ontem. "Em relação aos veículos, a concessionária orientou a empresa que administra o estacionamento a contactar a seguradora do empreendimento"

O temporal também derrubou uma das três esculturas de tuiuiú que ficam em frente ao Aeroporto de Campo Grande. Nesse caso, a Aena informou em nota que avaliará nesta segunda-feira (4) como poderá ser feita a restauração da obra que é cartão-postal da cidade.

A empresa irá analisar outras necessidades de reparo, como pontos de vazamento de água registrado no aeroporto.

Na manhã desta segunda-feira, pós-temporal (Foto: Marcos Maluf)
Na manhã desta segunda-feira, pós-temporal (Foto: Marcos Maluf)
Queda provocou rachaduras na obra (Foto: Marcos Maluf)
Queda provocou rachaduras na obra (Foto: Marcos Maluf)

"A Aena assumiu a gestão do aeroporto no dia 13 de outubro [de 2023] e estuda as manutenções necessárias para reparar os problemas causados pelas chuvas", pontuou na nota enviada.

Autor da escultura - O artista sul-mato-grossense Cleir Ávila criou as esculturas, chamadas de monumento Pantanal Sul, há 23 anos. Elas passaram por restauração em 2019.

Não é a primeira vez que temporal causa a queda de uma das obras. De acordo com o arquivo do Campo Grande News, um dos tuiuiús caiu durante chuvas registradas em 8 de dezembro de 2010.

"Contudo, é necessária manutenção periódica. Após a última restauração, o artista plástico Cleir, autor da obra, não foi acionado por parte da administradora do terminal para outras intervenções de manutenção da obra. Até o momento, Cleir não foi oficialmente acionado para qualquer restauração necessária após o incidente ocorrido neste domingo (03/12)", informou em nota a assessoria de imprensa de Ávila.

Zé Bicudo logo após a última restauração (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Zé Bicudo logo após a última restauração (Foto: Reprodução/Redes sociais)

As aves medem 6 metros de altura por 12 metros de envergadura, segundo informa Cleir em publicação feita após a última restauração. Um concurso cultural realizado em 2018 escolheu nomes para elas: Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca.

A assessoria afirma que o artista ainda não visitou o local após o último temporal, mas que, aparentemente, a escultura que caiu é o Zé Bicudo e representa o abastecimento dos aviões e estava posicionada com o bico para baixo. Os outros dois representam pouso e decolagem.

Estacionamento - Os veículos atingidos pela árvore amanheceram cobertos por uma lona nesta segunda-feira. O Campo Grande News esteve no local, mas não localizou os proprietários.

A empresa que administra o estacionamento foi contatada por telefone e mensagem, mas, até o momento, não houve resposta sobre as providências que serão tomadas.

Voo - A Aena também informou que o temporal forçou adiamento de voo.

"O voo da Azul AD-4877, que pousaria em Campo Grande, alternou para Cuiabá, mas tem retorno previsto para a capital sul-mato-grossense às 20h50 [de 4 de dezembro]", pontuou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias