A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

07/02/2013 09:12

Corte nos salários leva servidores a paralisação em Campo Grande

Aline dos Santos e Nadyenka Castro
Servidores prometem paralisação de advertência no dia 18. (Foto: João Garrigó)Servidores prometem paralisação de advertência no dia 18. (Foto: João Garrigó)

O pagamento de salários sem gratificações vai levar o funcionalismo municipal à greve em Campo Grande. “Vamos para a paralisação. Há 18 anos não tem greve na cidade. Mas com o corte salarial, o Poder Executivo nos provocou a fazer isso”, afirma o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais), Marcos Tabosa.

Amanhã, o sindicato vai publicar comunicado de assembleia no Diário Oficial e no dia 18 acontece a paralisação de advertência, com duração de 24 horas. Se em 48 horas, a Prefeitura e os trabalhadores não entrarem em acordo, a greve geral começa no dia 21. Conforme Tabosa, os prazos são exigidos pela Justiça.

“O prefeito Alcides Bernal falou que ia valorizar o servidor e corta salário? É inaceitável, inconcebível”, salienta Tabosa. De acordo com ele, as gratificações para os administrativos da Educação e funcionários da Central de Atendimento ao Cidadão, num total de 450 servidores, têm impacto de R$ 62 mil na folha de pagamento mensal.

Desde o dia 23 de janeiro a situação de corte de gratificações, que na prática resulta em salário menor, é motivo de reclamação dos servidores. A média salarial das duas categorias é R$ 680. Os servidores da central recebem R$ 300 de abono. Já os administrativos têm acréscimo de R$ 150 correspondentes ao Profuncionário, pago a quem faz curso de qualificação. Na Semed (Secretaria Municipal de Educação), o corte do programa atinge 1.300 pessoas, entre as que concluiram ou estão fazendo o curso

O presidente do Sisem sugere que o prefeito e os secretários municipais doem parte do salário para suprir a quantia correspondente às gratificações. Conforme Tabosa, os servidores concursados e que exercem caso de confiança, grupo que também não recebeu a gratificação pelo cargo de chefia, serão convidados a participar do movimento grevista.

Mudanças – Em vez de ser pago no segundo dia útil, o salário do primeiro mês de administração Bernal foi liberado somente hoje, quinto dia útil. O prefeito justificou que cumpre o prazo estabelecido em lei. A alteração repercutiu em dificuldades para os servidores.

Com um filho pensionista e portador de necessidades especiais, uma mulher de 52 anos conta que ficou sem recursos para comprar alimentos. A mãe teve que usar o dinheiro destinado ao supermercado para pagar o tratamento do filho, que inclui fisioterapia, terapia ocupacional e o salário de uma cuidadora. O pensionista tem 33 anos. “A vida toda, a gente recebia no terceiro dia útil”.

Responsável por sustentar uma família de seis pessoas, um agente comunitário de saúde reclama que só recebeu o incentivo, pouco mais de R$ 100.

Proibido – Por lei, salários não podem ser reduzidos. O que acontece é que em vez de ter os benefícios incorporados ao salário, os servidores tiveram os valores adicionais inclusos como gratificações, por meio de decreto. No caso do magistério, por exemplo, qualquer alteração deve ser feita por projeto de lei.

Em 2011, os agentes e saúde e de controle de epidemiologia fizeram greve reivindicando aumento salarial. No entanto, o Sisem não reconhece a ação por considerar ilegal o sindicato que representou a categoria.



O PREFEITO REALMENTE PAGOU NO DIA ESTABELECIDO POR LEI, MAS PAGOU SALARIOS PELA METADE E NÃO E ATÉ AGORA N REGULARIZARAM ESSA SITUAÇÃO... ISSO MOSTRA TAMANHA FALTA DE ORGANIZAÇÃO E RESPEITO PELO SERVIDOR QUE DEPENDE DE SEUS SALARIOS PARA QUITAREM SUAS CONTAS E SE MANTEREM...
 
CESAR BENITES em 08/02/2013 20:45:02
Acharam o que?!O cara não apresentou nenhum projeto relevante enquanto vereador, menos ainda enquanto deputado...acharam o que? Nunca fez nada de relevante pra população...ninguém viu isso? Ai acharam que quem nunca trabalhou iria trabalhar agora?
Isso é só o começo...
 
Patrícia Nicolau em 08/02/2013 09:03:53
Algumas pessoas só querem o mal de outras: está certo que existem alguns funcionários que não trabalho, mas a grande maioria trabalha muito ... e ainda tem que aguentar patadas e xingamentos de pessoas mal educadas. Respeito é bom para todos!!!
 
Reginaldo Nantes em 07/02/2013 22:51:43
Sr. Ivan B. Brito, mas existem muitos que não merecem, pois trabalham duro!
 
Carlos Nunes em 07/02/2013 22:49:25
paga quem não presiza e quem presiza corta mas os seu funcionarios que ele colocou não atrasa .vai mecher no salario da camara e dos secretarios isto aposto que não pois que tem que pagar e o menor salario .
 
jeferson velci do nascimento em 07/02/2013 18:55:40
Voces funcionários achavam que as coisas não estavam boas no governo anterior, agora não adianta chorar o leite derramado. Elegeram agora tem que aguentar a bucha!!!
 
Marco aurélio Pereira Costa em 07/02/2013 17:03:52
Quando ouvia os mais proximos falando que mudanças tem que existir, eu argumentava que mudanças sempre foram boas, só que mudanças para melhor estava na cara que esta campanha feita pelo BERNAL era mentirosa. agora não adianta chorar, na proxima eleição não repetir o mesmo erro.
 
joao silva em 07/02/2013 16:13:26
Tem muitos que merecem...
Conheço muita gente que não faz nada...
 
Ivan B. Brito em 07/02/2013 15:46:22
Isso e so o começo....onde ja se viu prefeitura fzr economia com pgto de funcionarios.....e merenda e uniformes de criança e um absurdo .....por isso que eu falo tava indo tudo bem a cidade esta um paradeiro so....o comercio esta parado o que vai ser da nossa Campo Grande hemmm....
 
Rosangela Garcia Simoes em 07/02/2013 15:42:39
E um desrespeito senhor Valdomiro falar assim a maioria das mãe que trabalha deixa o seu filho numa escola ou creche as professoras ensina cuida, não fica cosando as enfermeira do posto de saúde Trabalha e muito acho que o senhor esta bem mal informado vai em uma escola e veja se tem alguem cosando ou num posto deve ta todo mundo lutando pelo seu...
 
Rose Souza em 07/02/2013 15:39:05
Este DESGOVERNO MUNICIPAL, ainda não pagou os servidores da seleta e omep até agora e estão todos trabalhando sem salários, existem famílias que só tem esta fonte de renda, e já começaram a passar necessidades.
 
urbano santos em 07/02/2013 15:37:45
O salario dos funcionarios publico baixou, dos vereadores subiu será que e o certo?Alguem Lembra quanto foi que subiu? e uma falta de respeito com o povo...
 
Rose Souza em 07/02/2013 15:33:53
Não queriam mudança? Mudaram, pra pior!
 
Aline Monteiro em 07/02/2013 14:49:27
concordo com vc Valdomiro!!
 
Conceição campanari em 07/02/2013 14:46:30
Porque não cortam o salário dos veradores pela metade??? O salário antigo ja estava muito alto pelo que eles fazem. E eles mesmos aprovaram o aumento, agora de quem precisa de verdade e trabalha duro eles cortam a ajuda de custo. Será que isso é justo???
Eu duvido algum vereador fazer um projeto para baixar o salário deles...
 
Eduardo Silva em 07/02/2013 14:32:06
Sou Funcionário Publico Municipal e não entrarei em greve de jeito nenhum, é necessário dar tempo para o atual prefeito, quem NUNCA recebeu adicional e nenhuma vantagem vai entrar agora pq? Onde estava esse sindicato antes?
 
Antonio Vitorino em 07/02/2013 14:27:48
É ISSO AÍ VALDOMIRO BARROS!!!!! CONCORDO COM VC, NÃO HOUVE ATRASO NO PAGAMENTO DOS SERVIDORES, APENAS O PAGAMENTO SAIU NO 5º DIA ÚTIL NÃO HÁ MAL NENHUM NISSO...
VAMO QUE VAMO BERNAL!!!!! RUMO À 8 ANOS DE MANDATO
 
DENISE FREITAS DE OLIVEIRA em 07/02/2013 14:23:30
E minha gente vcs queria mundança ,entao ja começou as mudanças ne começando pelos funcionarios que foram exonerados salarios atrasados ....
 
marta gouveia em 07/02/2013 14:18:17
Concordo com vc Valdomiro pq o funcionario publico nao pode receber no 5º dia util, as pessoas precisam se adequar as novas mudanças,agora vc veja bem dar gratificação de 300 r$ par o pessoal do atendimento ao cidadão para eles atender super mal e ainda ficar jogando na internet, não tem vergonha de reclamar não hein meu povo...
 
Eliane Rodrigues em 07/02/2013 14:18:07
Se engana quem pensa que o Prefeito esta cumprindo com a lei, pois os profissionais contratados pela OMEP E SELETA ainda nao receberam e segundo as empresas a prefeitura ainda nao deu nenhuma posiçao e não há previsao de pagamento...CADE O PREFEITO QUE VALORIZARIA O SER HUMANO O FUNCIONARIO PRINCIPALMENTE???CADE A ADMINISTRAÇAO VOLTADA PARA O POVO...Nao há remedios nos postos, comida nas escolas e salarios para os funcionarios??? São só 37 dias e a cidade já ta um caos e ai??
 
Cassiano Guimaraes em 07/02/2013 14:12:04
Grande mudança... mudou meu salário pra melhor !!! ESTOU MUITO SATISFEITA !!!!!!!
 
DENISE FREITAS DE OLIVEIRA em 07/02/2013 14:07:30
Vale ressaltar para o prefeito cumpridor de Lei que a mesma diz que ele tem até o quinto dia último para pagar. Ela não diz que tem que pagar neste dia. O que ele está fazendo é pagar os salários no último dia permitido por lei, isto sim.
 
Anatoli Bulgars em 07/02/2013 13:38:13
Acho bem feito...e o pior vem por aí...aguardem.........na campanha bem se via o jeito dissimulado de falar..já era claro que não tinha tino administrativo e sim OPORTUNISTA.
 
Paulo Bonsini em 07/02/2013 13:32:42
Sr. VALDOMIRO BARROS, deixe de ser rancoroso e de mal com a vida. Pare de falar bobagens, pare de falar o que não sabe!
 
Carlos Magno em 07/02/2013 13:22:38
Realmente e uma situação complicada.Deve-se fazer uma reforma, mudar tudo que esta desconforme. Mas pelo visto so os funcionários de baixo salário que estão sofrendo essa famigerada mudança. Sera que nos grande escalões também teve reduçaõ de salário? Sera? Eu votei no Bernal. Prefeito, não me decepcione. Não faça sujeira.
 
Miguel Moreira em 07/02/2013 12:35:49
Minha gente, a questão que esta sendo levantada é tão pouca. O salário não está atrasado, apenas mudou-se a forma de quando pagar. É, exagero dizer que alguém está passando fome. Se fosse em empresa privada, seria o pagamento no 5º dia útil e, ainda, com possível atraso. Não apoiando o prefeito, mas, tem muita gente na nossa que esta em situação bem pior. Temos que levantar a mão para o céu e agradecer que há dinheiro para ser pago. Como comentários anteriores, nós estamos acostumados a regalias e, não abertos ao novo. Pois o novo causa pânico. Sou funcionário publico também e, sei que tenho que me adaptar a nova administração. Falando popularmente, manda quem pode e obdece quem tem juízo.
 
Hugo Pinto em 07/02/2013 12:26:55
É isso aí SISEM, vamos à GREVE, o Prefeito só deve entender essa língua mesmo. Falta de respeito com o servidor que estudou, se dedicou, é assim a forma de valorizá-los Prefeito Bernal? Se quer evitar gastos desnecessários, que tal começar pela redução do seu salário?
 
josiane nunes gomes em 07/02/2013 12:15:01
" Isso é uma palhaçada , o verdadeiro homem é aquele que cumpre o que fala , começou mau hein sr. Bernal !!! Espero que esse quadro mude ou a força do povo vai ter que obriga-lo a mudar" > indignado
 
Gustavo Amaral em 07/02/2013 12:09:37
Fui a uma escola hoje levar meu filho, como não sabia a sala perguntei a uns funcionários que não deram a mínima estavam sentados e sentados ficaram PARABÉNS PREFEITO tem que por esse povo na linha não querem trabalhar só gratificações? Tá ruim pede prasair então!
 
Cintia Romão em 07/02/2013 12:08:15
Isso é a mudança que todos queriam ta ai o bernal ta mudando todo pra pior.
 
cleia dos santos lima em 07/02/2013 11:59:43
A LEI É CLARA SIM, TODO TRABALHADOR DEVE RECEBER SEU PAGAMENTO A PARTIR DO >>>>TRIGÉSIMO
 
alexei lima em 07/02/2013 11:59:40
Sr. prefeito!!!
Assim como muitos campo-grandenses, eu e minha família inteira votamos em você; agora, sinceramente vendo esses absurdos: corte de salários de quem realmente trabalha, demissões de diretoras de Ceinfs, e agora, o pior e mais baixo nível até então: a FALTA DE MERENDA até em alguns ceinfs, isso já é demais!!! Não se esqueça,o mesmo povo que te colocou aí, pode te tirar também. Se a Srª Thais Helena não tem competência para administrar a SAS, responsável por essa afronta ao cidadão, demissão, exoneração, afastamento, menos incompetência!!!
Somos cidadãos campo-grandenses, EXIGIMOS E MERECEMOS uma resposta de sua parte, Dr. Alcides Bernal.... Que até então, não está sendo "A VOZ DA GENTE"
 
Helena Cristaldo em 07/02/2013 11:57:09
CHUPA C. GRANDE!!!!!!!
 
JOCIANDRO CRUZ em 07/02/2013 11:53:13
Ta ai Campo Grande a mudança que todos queriam!! Paralisação nos serviços, Campo Grande está uma bagunçaa!!!
 
Camila Albuquerque em 07/02/2013 11:46:31
Valdomiro Barros, o mérito da questão não é receber no 5º dia útil, acontece que há 16 anos se recebe nesta data, o prefeito não comunicou os servidores antecipadamente e como a maioria recebe um salário baixo (um agente administrativo recebe líquido menos de 600 reais) eles tem compromissos e tudo contado...um atraso de dois dias faz diferença em um orçamento apertado. O que está em questão é o desrespeito, não esperasse o dia do pagamento para avisar que vai mudar a data, isso deveria ser comunicado antecipadamente. Isso mostra que não foi feito planejamento, foi um tapa-buraco de última hora. Desorganização total!!!
 
Luiz Souza em 07/02/2013 11:46:02
Coisa esquisita. Pagamento atrasado e corte salarial, equipe de governo incompleta ( nao tem procurador juridico por exemplo), OBRAS PARADAS ( tem uma escola na frente do Residencial HOMEX em frente ao Jockey PARADA - saida pra sao paulo), NAO TEM COMIDA NOS CEINFS, NAO TEM MERENDA NAS ESCOLAS, NAO TEM KIT ESCOLAR....
Cade o dinheiro ...cade a receita de Janeiro de 2013....
Agora Campo Grande vai pagar. Votou Mal e os funcionarios publicos sao culpados
 
isabela rocha em 07/02/2013 11:45:29
Pois é, os servidores não queriam mudança? Não era p governo que não valorizava os funcionarios? Na gestão do Governador Andre Puccineli e do Nelson Trad Filho, o salaria era pago todo dia 1º. Vamos mudar....Bernal neles...
 
Claudia Alves da Silva em 07/02/2013 11:45:03
O povo não queria mudança? Tá aí a mudança.
 
Leandro Batista em 07/02/2013 11:38:34
durante o ano passado participamos do programa de melhorias no atendimento com qualidade PMAQ Ministerio da Saude, com a promessa de receber um incentivo como bonificação por cumprir metas. O dinheiro veio, foi publicado pelo prefeito anterior em diario oficial a destinacao do repasse . ocorre é que o atual prefeito nao fez tal pagamento. Trabalhei muito para cumprir tais metas e tenho direito a esta gratificação.
 
jose antonio rodrigues em 07/02/2013 11:32:46
Os servidores publicos foram quem mais pediram mudanças!!! agora estão pagando pelo preço da mudança!!!!
 
Marcos Nogueira em 07/02/2013 11:29:59
E O BERNAL???????????? fazendo "caca".....
 
Marcio Sousa em 07/02/2013 11:16:13
Bem feito pra quem votou no bernal......já sabiamos que ia acontecer isso.....agora não adianta chorar......kkkkkk
 
mariana ribeiro em 07/02/2013 10:57:06
que falta de bom censo politico e administrativo desse prefeito ingnorante os trabalhadores do municipio são a peça fundamental para ele presatar um bom serviço para a população conforme prometeu na canpanha sera que não entende sew ostrabalhadores não colabora não tera a minima chence em cumpri sua promessasde campanha de as pessoas em primeiro lugar os trabalhadoeres tambem são pessoas .
 
antonio carlos em 07/02/2013 10:54:11
Desrespeito isso Sr. Prefeito!! Tá querendo o quê com essas medidas irresponsáveis!? Veja só o salário desses servidores! Acha que eles não contavam com esses abonos!? Pára com isso! Vá controlar gastos onde realmente é necessário: CONTRATOS, LICITAÇÕES...Você Bernal, que foi eleito pelo povo, está se demonstrando totalmente intransigente dessa forma! Porquê não pagar o servidor antes do dia 05? p.e, o governo federal paga seus servidores sempre antes do 5 dia útil. Você está nivelando o nosso município para baixo , estamos ficando iguais às prefeituras do interior...não paga direito o servidor, falta isso...falta aquilo...Já que vc é tão certinho, pq mantém no 1º escalão alguém denunciado pelo MPF??? obs: não sou func. da pref., naõ votei no Giroto e nem em VOCÊ(graças a Deus)!!!
 
laercio souza em 07/02/2013 10:51:29
A população nao queria mudança.Esta a mudança salarios atrasados,a dengue tomando conta da população.Isso e so o começo e ainda faltam 46 meses de mal administração......
 
Bruna Araujo em 07/02/2013 10:49:16
EE AGORA BERNAL?
 
Aline Portilho Goncalves em 07/02/2013 10:46:10
O pessoal que votou em mudanças certamente terá que ficar feliz. A responsabilidade de votar é de cada um. E quem fez essa mudança foi exatamente os servidores da prefeitura, parentes e amigos. Estavam insatisfeito com o prefeito anterior. Agora revejam seus votos.

NJ
 
nelma Josino em 07/02/2013 10:40:23
tem que fazer greve mesmo.... o Bernal disse que ia valorizar o servidor, que as pessoas em primeiro lugar.... e agora apronta essa !! boa a sugestão do presidente, já Bernal já todo um teatrinho dizendo que o salario de prefeito é muito alto.... sugiro o seguinte: que o Bernal receba um salario minimo e doe o restante dos 20 mil para distribuir para os pobres, ou melhor, para usar na saúde !!
 
Henrique Oliveira em 07/02/2013 10:38:07
É isso ai, PARABÉNS PELO TRABALHO MARCOS TABOSA!!!!!!!!!!!!!!
 
karol souza em 07/02/2013 10:34:03
Grande mudanca heim pra pior, mas quem mandou elege-lo, aguenta firme q vem mais tromba d'agua pela frente.E agora c/ 4 anos pela ferente e depois vem eleicao de novo, fica a pergunta irao reelege-lo?
 
saeko suzuki em 07/02/2013 10:28:49
E O BERNAL??????? mais da metade do funcionalismo publico queria mudança, pois tai agora chupa que e de abacaxi esse ai. Nao queriam mudança? o que estava indo muito bem nao estava bom? pois e, agora aguuuuuenta!!! e vem mais ainda, isso e so o começo, infelismente o povo Brasileiro e masoquista temos exemplos como Collor de melo massacro o povo Brasileiro e tai rico e Gostosao dando risada do POVAO. vamos la ao querermos mudar algo temos que primeiro saber o perfil das pessoas, E O BERNAL? qual e seu perfil? alguem pode me dizer?...
 
Antonio Garcia em 07/02/2013 10:25:28
Acho que esse "Bernal" tá tomando rumo errado viu, sei não, Campo Grande tá começando a virar BAGUNÇA.....
 
Antonio Ferreira Filho em 07/02/2013 10:18:44
uai vces votaram nele muda Campo grande , ele esta mudando ; para pior
 
sandra maria em 07/02/2013 10:17:01
TODO CIDADÃO DESTE PAIS RECEBE NO 5º DIA UTIL, PQ OS FUNCIONARIOS PUBLICOS, QUE MUITOS NEM TRABALHA SÓ COÇAM, BATEM O PONTO E NAO FAZEM NADA, QUEREM RECEBER NO 2 DIA UTIL, E COM 2 DIAS DE ATRASO VEM FALAR QUE TÃO PASSANDO FOME, TENHAM PACIÊNCIA MINHA GENTE. A LEI É CLARA 5º DIA UTIL.
 
VALDOMIRO BARROS em 07/02/2013 10:07:55
O Prefeito está totalmente perdido. Mal assessorado ou incompetência?
Abriu processo de contratação de pessoal em caráter provisório, porque não nomeou os aprovados em concurso público, se as funções serão as mesmas? Porque REVOGOU nomeação de CONCURSADOS?
Até agora o PROGRESSISTA só valorizou os afilhados, colocando-os em cargos "NA SOMBRA E NO AR CONDICIONADO". Porque não mandou os protegidos aplicarem o fumacê??????????????????
Se bem que para eles, fumacê é aquela fumacinha que os "ARTISTAS" usam nos palcos ou nas rodinhas de narguilé. Como dizia minha TARADAVÓ: Ah, o poder!
 
Carlos Alberto Silva Oliveira em 07/02/2013 10:04:55
Os funcionários da SELETA não estão recebendo dentro da lei. O pagamento não saiu hoje.
 
Marisa Oliveira em 07/02/2013 09:54:39
Não podemos ainda crucificar ninguém, pois o tempo foi curto. Mas já podemos identificar sinais de que a pratica destoa da campanha,

Mas geralmente o povo tem o governo que merece,
 
rogerio oliveira em 07/02/2013 09:52:02
Sou a favor da greve e manifestação, sou funcionario tambem, após aguardar pelo quinto dia util para receber o pagamento, percebo que o salario nao foi depositado, ao entrar em contato com a Folha de Pagamento da Prefeitura, informaram que foi um erro e que possivelmente no próximo dia estará depositado. Penso que isso é inadmissivel, após esperar todos esses dias ocorrer esse tipo de erro.
 
André de Souza em 07/02/2013 09:44:35
E para melhorar o salário de quase todos os funcionários veio em partes (reduzido) ... agora eles alegam que foi um erro que será corrigido. Cara, é muita desorganização.
 
André Santos em 07/02/2013 09:39:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions