ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Digital, novo sistema de passe agora vai exigir CPF do estudante

Cadastro digital vai economizar ida dos pais e estudantes até Agetran e CPF vai evitar emissões repetidas do benefício

Izabela Sanchez | 05/11/2019 11:18
Agora estudantes vão ter de informar CPF para terem o passe (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Agora estudantes vão ter de informar CPF para terem o passe (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Prefeitura de Campo Grande modernizou o sistema que concede transporte público gratuito para os estudantes da Capital. Agora o sistema é digital, ou seja, economiza viagem até a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para levar documentos e vai evitar repetição do benefício. Isso porque este ano vai exigir o CPF do estudante.

A mudança só foi possível por meio de implementação de sistema digital com ajuda da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) em parceria com a Agetran. Por enquanto, o cadastro digital (que já está online) ainda não abriu, porque a Agência de Tecnologia está treinando os técnicos que irão aperfeiçoar esse sistema.

Além de inserir o CPF dos pais (e o do estudante, que é novidade), todos os demais documentos serão inseridos nesse cadastro digital, inclusive a foto, que pode ser tirada do próprio celular. Só depois de inserir os dados é que será gerado um protocolo. Feito o cadastro, é só levar o protocolo e os documentos pessoais até a secretaria do local onde se estuda.

O passe do estudante atende todas as redes de ensino, totalizando 46,6 mil beneficiados, e o novo sistema vai representar economia de mais de 150 mil folhas de papel. A emissão dos cartões do passe de estudante permanece com o Consórcio Guaicurus, que administra o transporte coletivo em Campo Grande, para a confecção, após a Agetran validar a inscrição e as informações do estudante que foram encaminhadas pela instituição de ensino.

Novo sistema está online, mas ainda não está disponível para cadastro (Imagem: Reprodução)
Novo sistema está online, mas ainda não está disponível para cadastro (Imagem: Reprodução)

“O novo sistema possui muitas vantagens em relação ao antigo formato. Além de mais intuitivo para os gestores, que irão validar os pedidos de emissão dos passes para os estudantes, o aluno agora precisará apenas entrar no sistema para emitir o protocolo de pedido do passe. Este protocolo será gerado após a inserção de suas informações pessoais no sistema. Isso traz economia e garante mais agilidade na emissão”, comentou o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

MPMS – A mudança foi exigida pelo MPMS (Ministério Público Estadual) que firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para garantir que a Prefeitura implementasse as mudanças. O Termo foi assinado no dia 20 de novembro de 2018 com a Agetran, Consórcio Guaicurus, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Sinepe (Sindicato de Estabelecimento de Ensino de Mato Grosso do Sul) e Conselhos Tutelares.

Nos siga no Google Notícias