Eleitores chegam para votar antes das urnas
Há relato de pessoas chegando nos locais de votação duas horas antes da abertura das seções

Faltando uma hora e meia para o início da votação deste domingo (15), eleitores já se organizavam em frente seções eleitorais em diversas regiões de Campo Grande. Preocupados com o calor e sem paciência para enfrentar filas, muitos já estavam nos locais antes mesmo da chegada da urna eletrônica.

Mesmo sem precisar votar, o aposentado Vivaldo Henrique da Silva, de 68 anos, acordou às 4 horas. Depois de tomar um café, o idoso conta que partiu para o ponto onde pegou a primeira volta do transporte coletivo. Saiu do Bairro Pioneiros em direção a Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde chegou às 5 horas, antes mesmo da urna eletrônica.
“Aqui dá muito tumulto. Gosto de vir cedo para atrasar meu dia e não tomar sol quente na cabeça”, relata.
Na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, maior zona eleitoral da cidade, fila já se formava antes da 6 horas. Outro que preferiu se antecipar foi o aposentado, Pedro Barbosa Filho, de 64 anos, que chegou às 5h30. “Muita gente vota aqui e hoje vai ser um dia bem quente. Melhor chegar cedo para ir embora cedo também”, conta.

Consciente sobre a importância do voto, o idoso foi até a escola no Bairro Parque do Lageado e até dispensou colinha com o número dos candidatos escolhidos. “Já tenho na cabeça em quem votar”, afirma.
Vizinha ao local onde vota, a auxiliar de serviços gerais Benaia Oliveira Silva, de 50 anos, também estava a postos no local desde às 5h30. “Quis ser uma da primeiras porque se surge algum compromisso mais tarde eu consigo ir. Quanto mais cedo, mais tempo a gente ganha”, explica.
As seções de votação abrem a partir das 7 horas. Em Campo Grande, 612 mil eleitores vão às urnas neste domingo (15) Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).