ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em relatos, leitores confirmam perigo do uso indiscriminado da noz da Índia

Bianca Bianchi | 08/02/2016 13:45

"Eu quase morri tomando. Isso faz mal mesmo". O comentário de uma leitora em uma das reportagens do Campo Grande News chama atenção. Na matéria "Após morte, órgão de saúde emitirá alerta contra uso de noz da Índia", publicada na quarta-feira (03), o Centro de Vigilância Toxicológica de Mato Grosso do Sul declara que o produto é tóxico e que não deve ser usado.

Essa foi uma das cinco reportagens sobre o assunto veiculadas pelo Campo Grande News, desde a segunda-feira (01), quando a cantora Claudinha Félix morreu e familiares declararam que o fato pode ter ligação com o produto usado para emagrecer.

Nos útlimos quatro dias, a equipe do Campo Grande News ouviu médicos, especialistas em toxicologia, nutrólogos e farmacêuticos e repercutiu as orientações em suas reportagens. Juntas, as cinco matérias tiveram mais de 10.400 compartilhamentos e receberam 440 comentários até o fechamento desta. Neles, há relatos de gente que já usou e parou, quem tem curiosidade – e medo – e, ainda, de quem usa e defende.

A equipe de reportagem entrou em contato via Facebook com os leitores que deixaram os comentários nas matérias, mas não obteve resposta até o fechamento.

Uma leitora relata que usou duas vezes, mas, como teve taquicardia parou. "Não vale a pena por a vida em risco pra emagrecer, tem outros meios, de forma correta", comenta. O mal estar também foi mencionado por outras leitoras. "Tomei e passei muito mal, náusea, vômito, pressão alta". "Eu tomei e no mesmo dia deu reação, taquicardia ..... joguei fora ! Perigoso isso ...", alerta outra. Uma leitora que usou por três dias afirma que teve que procurar atendimento médico. "Credo, isso é veneno, só pode", concluiu ela. Em poucas palavras, um homem relata a experiência que teve dentro de casa. "Isso é um veneno minha esposa quase morreu...".

Em vários outros comentários, relatos aliviados de quem toma, mas nunca sentiu nada e ainda teve resultados. "Eu tomo um pedacinho a cada três dias e já perdi 6 quilos", comemora. "Eu graças a deus não tive nada mesmo sendo diabética, acho que cada organismo responde de um jeito", tenta explicar uma outra. "Eu também tomo já faz um ano e n tive nada!!" responde uma moça ao comentário positivo anterior.

Nem a favor, nem contra, surgem no meio dos comentário algumas pessoas que demostram curiosidade, mas sentem receio de arriscar. "Essa noz da índia toma é uma inteira em cada 3 dias??" pergunta uma mulher. "De maneira alguma, na primeira semana vc tem que cortar a noz em 8 pedaços... só na segunda semana começa a partir em 4 pedaços", esclarece a outra. "Tenho vontade de experimentar mas tenho medo por que não tenho vesícula", comenta outra leitora.

Nos siga no Google Notícias