Em uma semana, Capital fez quase mil testes de covid "padrão ouro" por dia
Procura por testagem na 1ª semana da demanda espontânea representou 76% dos testes feitos em maio
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou o balanço da primeira semana da demanda espontânea por exames de covid-19 nas unidades de saúde de Campo Grande. O levantamento mostra que foram feitos quase mil testes RT-PCR por dia. O número representa 76% das coletas durante todo o mês de maio.
De acordo com a Supras (Superintendência da Rede de Assistência à Saúde da Sesau), foram feitos nos primeiros sete dias de junho 6.455 coletas de RT-PCR nas unidades de saúde da Capital, que representa cerca de 922 testes por dia durante a 1ª semana de demanda espontânea.
O número representa 76% das testagens feitas nos 30 dias de maio, quando foram realizados 8.402 testes RT-PCR nas unidades de saúde, mês em que os exames ainda eram marcados por telefone ou por consulta médica em uma das unidades de saúde.
A testagem por demanda espontânea começou na Capital no dia 1º de junho, inicialmente a coleta era realizada em 24 unidades de saúde, mas no dia 7 mais oito postos de saúde passaram a ofertar a testagem, sem agendamento prévio
Se o volume semanal continuar como foi na primeira semana, a expectativa é de que em junho sejam feitos mais de 19 mil testes de covid-19 “padrão ouro” nas unidades de saúde, segundo a superintendente da Rede de Assistência à Saúde, Ana Paula de Lima Resende.
“O exame só é indicado para pacientes que tenham sintomas respiratórios, sendo necessário que o paciente esteja entre o primeiro e o oitavo dia de sintomas, conforme a recomendação do Ministério da Saúde’, reforçou a superintendente.