A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

16/02/2011 11:32

Para empresas de ônibus, preço da tarifa deveria ser entre R$ 2,85 e R$ 2,90

Aline dos Santos
 
(Foto: Marcelo Victor - Campo Grande News - 07/04/2010)(Foto: Marcelo Victor - Campo Grande News - 07/04/2010)

O valor da nova tarifa do transporte coletivo em Campo Grande terá como base planilha elaborada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), contudo, em cálculos próprios, as empresas apontam valores entre R$ 2,85 e R$ 2,90.

Os valores foram apresentados em reunião com o prefeito Nelsinho Trad (PMDB). O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, relata que as empresas seguem cálculos que já foram adotados em outras cidades.

“Em São Paulo, a tarifa é R$ 3. Em Campinas, R$ 2,85, e em São Bernardo, R$ 2,90”. Contudo, ele salienta que o valor definitivo da tarifa em Campo Grande terá como base a planilha da universidade.

O estudo da UFMS seria entregue ontem, mas a instituição solicitou mais dois dias de prazo. Desta forma, a planilha será repassada à Agetran na sexta-feira à tarde. O documento segue para o prefeito e para a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos e Delegado.

A nova tarifa, a ser anunciada pela prefeitura, deve girar entre R$ 2,70 e R$ 2,80. Segundo informações do vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB) ao Campo Grande News, o custo pode chegar a R$ 2,80, se foram levados em conta itens como “preço de pneus, combustível, manutenção de veículo e aumento de salário para os trabalhadores”.

Atualmente, a tarifa é de R$ 2,50. No ano passado, o valor ficou congelado para quem paga em dinheiro e subiu R$ 0,20 no cartão, passando de R$ 2,30 para R$ 2,50.

Reunião com Agência Regulatória deve definir nova tarifa de ônibus
Novo valor da tarifa em Campo Grande pode chegar a R$ 2,80O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), deve se reunir na próxima sexta-feir...
EMHA suspende atendimento ao público para capacitação de funcionários
O atendimento ao público será suspenso nesta sexta-feira (15) na EMHA (Agência Municipal de Habitação). Segundo a assessoria de comunicação da prefei...


SUBIR A PASSAGEM ISSO NÃO RESTA DUVIDA VAI SUBIR.....ELES TEM QUE COLOCAR MAIS ONIBUS PRA ATENDER A POPULAÇÃO ....
O, 070 E O , 081 SO VIVE LOTADO TODOS OS DIAS EU VOU E VENHO EM PÉ.
ATÉ O BURITI ESTA SUPER LOTADO NINGUEM MERECE.TEM UM ONIBUS QUE ATENDE O CONJUNTO BONANÇA SÓ VIVE VAZIO PORQUE ELE NÃO DESCE ATE O BURITI POIS OS MORADORES DO BONANÇA VIVEM LOTANDO O 306.
PEDIMOS AJUDA PREFEITOOOOO.
 
eudeth fernandes em 17/02/2011 11:52:57
comparar a passagem de São Paulo, que tem mais de 280 km de comprimento com a de Campo grande que esta beirando 25 km é muita falta de vergonha na cara, uma cidade que nao abre licitação para que haja outras empresas fazerem os percursos, ou ainda uma verdadeira mafia não deixa os famosos donos de VAN fazerem parte do transporte publico! ai sim eu quero ver se 2,50 não esta bom?
 
maury nunes em 17/02/2011 07:42:27
Pela internet todo mundo protesta ! eu quero ver quando implantar essa nova tarifa o que o povo vai fazer, se vai ficar calado ou vai meter a boca no trambone...


 
Gerson Assis Junior em 17/02/2011 07:32:57
Eu acho que a tarifa deveria passar para R$ 5,00 assim as empresas ficariam satisfeitas...
 
Carlos henrique Maldonado em 16/02/2011 12:51:24
É POUCO.
TINHA QUE SER R$ 4,00 (QUATRO REAIS )
OS ONIBUS SÃO OTIMOS DE ULTIMA GERAÇÃO. TEM AR CONDICIONADO E TUDO.
A CADA 5 MINUTOS PASSA UM ONIBUS.
NUNCA ESTÃO LOTADOS.
FINAL DE SEMANA É PERFEITO.
O POVO RECLAMA DE BARRIGA CHEIA MESMO, O POVO MAL AGRADECIDO.
PARABENS POVINHO QUE ACEITA TUDO CALADO, VCS TEM O QUE MERECE...
FERRO NO POVO GOVERNO.
 
JULIO CESAR em 16/02/2011 12:46:49
Que reclama do transporte coletivo de Campo Grande não conhece as cidades do norte do Brasil, temos que aprender a reclamar menos, mas é aquela né, pro provo nada tá bom!!!!
 
emerson da cruz silva em 16/02/2011 11:02:00
te cuida heim prefeito, por que se não a sua carreira politica vai ser abortada mais cedo do que você imagina esperimenta dar este aumento para este bando de urubu,que é esta turma do transporte coletivo e o senhor vai ver a massa popular abandonalo pra sempre, igual ja fizemos com outros politicos ,estamos de olho....
 
haroldo jose fernandes nogueira em 16/02/2011 08:31:05
Vou continuar meu comentário em relação a qualidade que falta no trasnporte coletivo de CG, enquanto não rever essas licitações de direito de explorar o transporte aqui da cidade vai continuar dessa maneira péssima, na verdade deveria aumentar o número de empresas de ônibus aqui na Capital.
 
Diego Souza em 16/02/2011 07:33:05
daqui a pouco será mais barato comprar um carro do que andar de onibus, tche
 
Gusmão Augusto em 16/02/2011 07:18:24
Aumenta pra R$ 10 e fechou. Todos ficarão satisfeitos: empresas de transporte coletivo, taxistas, moto-taxistas e empresas de transporte clandestino que começarão a surgir...
 
Nyelder Rodrigues em 16/02/2011 06:49:10
Que vergonha por isso que a população não vai pra frente, ainda estão debatendo o mínimo que é uma vergonha, e todos os setores já estão tendo reajuste abusivos contra a população. Fora que o transporte coletivo não é lá essas coisas...
 
Cleython Vasconcelos em 16/02/2011 06:36:37
Pelo nosso moderno sistema de transporte, deveria ser de 0,05 centavos.
 
jose silva em 16/02/2011 06:28:02
Tem muita gente que nao tem noção quando abre a boca pra falar bobeiras, como nosso leitor esta dizendo que a cada 5 minutos tem um onibus e ainda por cima com ar condicionado, acho que ele nao sabe o que pegar um coletivo em Campo Grande, meu amigo pensa no que vai falar antes..
Aposto que voce mesmo voltou nesse FERRO POVO GOVERNO.
 
luciano souza em 16/02/2011 06:09:58
Palhaçada....tinha que ser no máximo 2.00 reais o passe,o nosso transporte público éo pior do Brasil,é uns ônibus barulhento,cheiro desagradavel,o povo não respeita os lugares dos idosos,o elevador do cadeirante sempre não funciona,os motoristas sempre mal humorados sempre tratando mal os passageiros,eu pego ônibus todos os dias, eu sei oque é isso.

Jobs Gomes Ajala
Campo Grande-MS
 
Jobs Gomes em 16/02/2011 05:38:51
A tarifa é muito cara para onibus de baixa qualidade pois não tem conforto algum esses carros com bancos de plastico. Campo Grande em relação a transporte coletivo é muito fraca pois aqui não tem concorrência pois 4 (Cidade Morena,São Francisco,Jaguar,Campo Grande) das 5 empresas são de um dono só a família Constantino que possui mais de 30 empresas de onibus no país e ainda é fundador da Gol linhas aéreas e sobre apenas uma que é a Serrana mas o grupo Vale do Sol é muito relaxado em relação a manutenção de seus carros por dentro dos veículos.
Outra coisa é em relação aos "articolados" com chassi 1722 MBB (Mercedes Benz) que não aguentam o ritmo do dia a dia. Quem não sabe a Viação São Francisco antes de ser vendida possuia apenas carros Volvo que suportavam tranquilamente a lotação e eram rápidos depois que venderam foram vendidos diversos carros que eram na maioria ano 2001 e 2002, isso em 2007 ou 2008 não to me lembrando agora e trouxe carros usados do Paraná, me desculpe o cara do comentário anterior vc tem que começar a verificar melhor as empresas pois muitas vezes compram carros usados e reformam e colocam na rua. Agora em 2009 e 2010 que começou a chegar carros novos mas mesmo assim alguns modelos de chassi são fracos para uma linha como 080 / 081 / 085 / 087 que tem uma demanda muito grande de passageiros.
 
Diego Souza em 16/02/2011 05:26:33
e uma vergonha quererem aumentar o valor da tarifa, os onibus vivem lotados, ocupam mais da quantidade de passageiros que o onibus comporta, demoram a passar,as vezes nem param de tao lotado e ainda por cima colocam onibus pequenos em horarios de movimentos, sem falar na falta de atencao de muitos motorista que andam correndo com onibus achando que estao carregando bois e ainda acabam machucando passageiros,
campo grande nem see compara a sao paulo para quererem colocar a passagem no valor de lá, la pode ser ate 3rs mas o tempo de integracao entre os onibus e maior do que aqui.
 
Bárbara de Oliveira Silva em 16/02/2011 05:22:05
Campo Grande tem umas das tarifas mais caras do país e, mesmo assim o tranporte publico coletivo continua ruim, ai eu me pergunto, aumento pra que, se não vai haver reformas nem melhorias no trasporte???
 
Allyson Mendes em 16/02/2011 05:21:54
É mais facil tirar as carroças chamadas de onibus e deixar taxi, assim teremos mais conforto e agilidade!
Esse preço argumentam pelos gastos com Diesel e pneus, mas quase nem andam só ficam quebrados então há necessidade desse aumento?
Essa máfia se tivesse transporte alternativo queria ver se teria essa palhaçada!
 
Anderson soares em 16/02/2011 05:03:30
Concordo com o comentário do Júlio Cesar, mas eu acho que a passagem de ônibus em Campo Grande tem que subir para 10,00, o povo merece e está reclamando de barriga cheia..
E VIVA CAMPO GRANDE!!!!!!!

 
JAIME FERNANDES JÚNIOR em 16/02/2011 04:37:24
Concordo com o Julio Cesar.....
Povo que Cala, Consente.... Povo que aceita tudo de cabeça baixa...se ferra.
Quem tem boca mas não abre merece o que lhe é imposto.
 
Ana Julia em 16/02/2011 04:16:28
é realmente assusta, acho um absudo esses valores são muito altos, e mais não podemos e nem devemos comparar são paulo que é tantas vezes maior que campo grande pra basear a tarifa de onibus né, outra coisa o transporte publico deveria ser estatal, assim ninguem lucra e o povo tem o valor que merece.
 
Roberto Fernandes em 16/02/2011 03:54:04
Quais são as melhorias que as empresa farão para usufruir desse reajuste. É lamentável o serviço de transporte urbano em Campo Grande... ônibus lotado, espera longa pelos passageiros, para e ter ar-condicionado a tarifa é mais cara.

Tem que ter um plano pela prefeitura de metas a serem cumpridas pelas empresas para que os ajustes possam ocorrer sem abuso.

Chega de promessas de melhoria que nunca ocorrem... e aí a desculpa é porque a Copa não veio para Campo Grande

 
Israel de Sousa em 16/02/2011 03:39:11
E isso ai, concordo com o valor de R$ 5,00
 
Mariana Marques em 16/02/2011 03:30:15
Interessante,a Prefeitura não questiona para aumentar a Tarifa de Ônibus aumentar o IPTU,
mas para aumentar o salário dos agentes de saúde é uma burocracia tremenda.
 
thyago Falcão em 16/02/2011 03:23:06
É o fim de tudo...passagem cara, transporte ruim, para terminar meu filho chega da escola e diz.... mãe não terei mais direito ão passe estudante, foi cortado, pq eu moro menos de 2.000 mil mt da escola: quer mais? digo eu como mãe, mas meu filho pode passar por uma rua de grande movimento como é a Mascarenha de Morais a pé, não é??? é isso ai deixo aqui meu relato... estou indiguinada!!! parabéns aos nossos politicos, pago em dia meus impostos prá que hem? claro p ter isso... Obrigada!
 
jane rosa em 16/02/2011 03:08:29
Pra mim o que falta e gestão adequada dessas empresas, como em outras capitais consegue ter preços populares e campo grande essa exploração só, vamos aprender a servir serviço de qualidade com gestão competente.
 
Luis Fernando em 16/02/2011 02:03:16
isso è um ABSURDO! nem todos os onibus,tem um ar condicionado! para ser esse preço,TODOS os onibus,deveriam ser reformados para ficar mais confortavel .
 
aline caldas em 16/02/2011 02:02:27
Com certeza em são bernardo e em campinas a qualidade do serviço prestado é infinitamente superior.
 
joao de deus em 16/02/2011 01:54:35
Grande mentira que a passagem ficou em 2,30 para quem paga em cartão, pois toda vez que vamos fazer a recarga o valor cobrado é de 2,50, e como disse nosso companheiro, o povo se ferra por que quer, ninguém até hoje fez uma grande manifestação pedindo correção no valor, lembra da matéria publicada pelo Campo Grande News do vereador Edil que denunciou superfaturamento no calculo e nada foi feito, e ainda por cima querem comparar nosso lixo de transporte ao de São Paulo, cidade 15 vezes maior, agora cade o amigo do peito que não está se esforçando para barrar isso, parece que o Vanderley Cabeludo está é apoiando essa safadeza.
E ai como ficamos em???
 
Oswaldo Junior em 16/02/2011 01:48:43
sugiro que seja tres(3) reais redondos para que essa bobeira de 2,89 ou 2,95 tres logo ja tamo no ferroooo