A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

09/04/2011 13:00

Enersul contra-ataca em protesto de clientes contra reajuste de energia

Aline dos Santos e Ricardo Campos Jr.
Grupo protesta contra reajuste de 18% na conta de energia. (Foto: João Garrigó) Grupo protesta contra reajuste de 18% na conta de energia. (Foto: João Garrigó)

O grupo que protesta contra o reajuste de 18% na conta de energia foi recepcionado pela PM (Polícia Militar) e por um contêiner do programa de reciclagem de eletrônicos hoje na Enersul, em Campo Grande.

A ideia, que registrou ampla adesão nas redes sociais, era levar equipamentos usados e montar uma escultura. O “troféu” seria entregue à empresa simbolizando que o reajuste foi abusivo e impede o uso de aparelhos eletroeletrônicos.

As pessoas se recusaram a colocar os aparelhos no contêiner do “Programa de educação ambiental – destinação correta de resíduos para a reciclagem”, que foi disponibilizado pela empresa.

“Eu sabia que eles iam armar alguma coisa. Achei esse contêiner inoportuno”, afirma o bancário Leonardo Salgado Soldati, de 28 anos.

No protesto, foram levados dois ventiladores, dois videocassetes, parte de um parelho de som, dois ferros de passar e uma secador.

O número de participantes também frustrou a organização. “A mobilização foi muito grande. Esperavam de 30 a 40 pessoas”, relata o publicitário Paulo Guilherme Martins, de 28 anos. Onze pessoas compareceram.

Com nariz de palhaço e alto falante, eles questionaram a nova tarifa. Os eletrônicos foram levados de volta e o grupo terá reunião na próxima semana. Como o sucesso da mobilização foi maior no mundo virtual, eles preparam um protesto uma petição online contra o reajuste.

A assessoria de imprensa da Enersul informou que a polícia foi acionada para organizar o trânsito na avenida Gury Marques, na saída para São Paulo, em frente à empresa. Cinco policiais, em duas viaturas, foram ao local. A empresa nega o contra-ataque e informa que o contêiner faz parte de um programa educativo.

Maior – Nesta semana, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou reajuste médio de 17,49%. A Enersul pedia um amento de 17,56%. Para os consumidores de baixa tensão, que correspondem à grande maioria, o reajuste foi ainda maior: 18,57%.

O percentual aprovado para o reajuste da Enersul é o maior entre as 10 concessionárias de energia que estão tendo reajustes aprovados neste mês.

Em protesto contra tarifa, consumidores vão entregar aparelhos à Enersul
Manifestação será sábadoEm protesto contra o reajuste da tarifa de energia elétrica, consumidores vão entregar aparelhos usados à Enersul.A manifest...
Conselho de consumidores pedirá reconsideração de reajuste da energia à Aneel
Em reunião na manhã de hoje, entidades que integram a Conselho de Consumidores da Enersul decidiram que vão acionar a Aneel e pedir a reconsideração ...
Fracassa movimento político e Aneel autoriza reajuste de 17,49% para luz
A partir de 8 de abril, a tarifa de energia elétrica vai ficar em média 17,49% mais cara para os 815 mil clientes da Enersul (Empresa Energética de M...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Infelizmente estamos sozinho, não há ninguém que possa os defender. Onde as autoridades, legislativa, executiva e judiciária deveriam estar a favor do consumidor ficam sempre a favor da empresa, tem algo estranho, e aneel deveriam ser um órgão sério o que estamos assistindo totalmente infundável, a policia federal, ministério público federal investigassem todo essas manobras, e sem contar da apropriação em débita racrescida a manior na conta consumidor, deveriam ser devolvidos em dobro (CDC) alguns magistrados entende em parte...
 
elidio vicente pereira filho em 11/04/2011 12:45:09
infelismente o povo tem o que merece, quando tiver pronto o aquario que o governo quer fazer no valor de /$84.000.000,00 ai sim vai encher de gente la pra ver o que foi feito com o dinheiro do povo.
 
alziro junior em 11/04/2011 11:17:29
infelismente o povo tem o que merece.
 
alziro junior em 11/04/2011 11:14:52
Penso q/ o protesto foi mal divulgado, fiquei sabendo agora por meio da reportagem. Em quais redes sociais? houve a divulgação. Sem se falar q/a maioria das pessoas estava envolvida com as noticias do massacre na escola do Rio. Eu teria participado se soubesse anteriormente. Acredito q/ deveriam realizar mais protestos. Este reajuste é injusto, a população deve espernear p/ tentar barrar esse superfaturamento da empresa de energia.
 
Romildo Fagundes em 11/04/2011 08:35:13
E ASSIM TEMOS QUE FAZER MAIS CADE O NOSSO RESPRESENTANTE LEGISLATIVO QUE NÃO FAZEM NADA POR ISSO... A GENTE TEM QUE COBRAR MAIS EMPENHOS DESSES DEPUTADOS, SENADORES QUE TEM UMNA VIDA DE LUXO ENQUANTO NOS TRABALHADORES TEMOS QUE TIRAR DO PÃO DO DIA-DIA PÁRA PAGAR ,,,,PARABENIZO ESSE EQUENO GURPO POR TER TOMADO INICIATIVA,,,
 
DORIVAL ACOSTA em 11/04/2011 08:22:20
o preço do consumo da nossa energia é uma vergonha é muito cara mas fazer o que né os nossos representantes eleito por nós não estão nem ai fazer o que eles podem pagar e nós assalariados temos mais uma vez que diminuir nossa cesta ~´asica pra pagar contas o nosso aumento do salario minimo não chegou nem a 7% mas tudo sobe de 15 a 20% o que quer dizer que o nosso salario so diminui ao inves de aumentar.
 
josé roberto em 11/04/2011 08:00:39
Tem que comunicar toda a População para um protesto coletivo...
Oque CG esta virando... a Capital do roubo!!!!
 
Lucas aguiar em 11/04/2011 07:27:48
aumento imposto tarifas desrespeito com o povo vamos dar um basta quando formos votar se tivessemos deputados e governador isso não aconteceria afinal o aumento começou por eles ai fica dificil dos mesmo lutarem por nós trocando miudos como diz popularmente estamos ferrados mais uma vez.
 
paulo roberto fernandes em 11/04/2011 05:58:17
VAMOS JUNTOS NOS UNIR E FAZER UM PROTESTO, QUEM TEM ACESSO AS REDES SOCIAIS E INTERNET CONVOQUEM A POPULAÇÃO TAMBÉM ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS PROTESTAR CONTRA ROUBALHEIRA.
 
marivane cavalcanti em 11/04/2011 05:20:00
PARABENS, mesmo que pequeno o grupo mostrou que com um pouco de união pode chamar a atenção da população, so precisou ser mais divulgado e avisar a imprensa que com eles por perto as autoridades não tem coragem de partir pra violencia gratuita para não manchar a fama de bons meninos.
 
MARLENE CAMPOSANO DE BRITO em 11/04/2011 04:53:28
O protesto que vai trazer resultado negativo mais rápido para a ENERSUL é diminuirmos o consumo residencial desnecessário, com isso o reflexo nas faturas serão imediatos, e a ENERSUL vai sentir no bolso a falta de faturamento. Obviamente tem uso de energia que estamos obrigados a manter, mas com certeza podemos avaliar outros recursos de energia que normamente utilizamos em casa sem a extrema necessidade. Depois dessa medida imediata, vamos trabalhar a idéia de pressionar nossos vereadores e deputados. E por último analisar na esfera júridica através do Ministério Público uma ação efetiva contra o aumento abusivo.
 
Adenislon Silveira em 11/04/2011 03:48:14
Bom pessoas se a enersul vai nos roubar com um reajuste de 18%, porque não sermos reciprocos com eles e fazer o velho gatinho da conta de luz, afinal, "ladrão que rouba ladrão tem sem anos de perdão"!!!
 
carlos augusto em 11/04/2011 03:26:14
JA SEI O QUE VOU FAZER PARA TIRAR VANTAGEN DISSO, VOU MONTAR UMA LOJA DE VENDA DE LAMPIÃO ,VELAS E LANTERNAS. FUTURAMENTE´PODE RENDER LUCROS.PQ DO JEITO QUE ANDAM AS COISAS AQUI EM NOSSO ESTADO, VAMOS TER QUE APELAR PARA OPCIONAIS DA ANTIGUIDADE QUASE ESQUECIDOS... TUDO VAI VIRA SERTÃO...[E VIDA TIRANA]
 
SILVANO BENITES em 11/04/2011 02:50:23
Gente, nós não podemos parar por aqui e nem vamos. Nosso grupo foi pequeno, porém conseguimos mostrar que existimos. Existem SIM pessoas que reclamam e FAZEM. Sábado, conhecemos 15 pessoas que reclamam e que fazem. Cadê os outros? Vamos aparecer!
A divulgação foi feita somente pelo twitter e pelo facebook. O protesto foi idealizado na terça-feira, então foi pouco tempo mesmo de divulgação. Mas não poderíamos perder o "calor da notícia" e tivemos que fazer no sábado mesmo.
O local, longe, o horário, pra muitos inviável, mas mesmo assim aconteceu!
Em relação à polícia, algumas pessoas interpretaram errado a presença dela. Inclusive nós mesmo pedimos a presença da mesma para a segurança de ambos os lados. Não existiu ameaça pela parte da Enersul ou nada parecido.
O importante, que é a consicentização, a gente conseguiu! Senão não estaríamos aqui discutindo sobre o tema.
 
Paulo Guilherme Martins em 11/04/2011 01:36:14
O que faz diferença é a maneira de se protestar. Existem protestos violentos, e protestos pacificos. Dependendo da capacidade, habilidade ou disposição de um determinado regime dialogar ou não com a parte protestante, as manifestações podem terminar em ações violentas e descontroladas, ou prosseguír pacificamente, neste caso esses heróis de nossa cidade foram pacíficos, defendendo nossos direitos desse aumento absurdo de nossa conta de energia, deveria ter o apoio das "nossas autoridades", entretanto pro estado é bom esfolar o povo (arrecada mais impostos), enquanto o povo brasileiro for igual "gado" e não protestar esses crimes contra a população vão continuar acontecendo. Sonho com o dia de termos opções alternativas de energia para não ficarmos nas mãos desta maldita Enersul
 
Ricardo Cardoso em 10/04/2011 09:31:53
O curioso disso é que as autoridades políticas executivas e legislativas, que dizem representar os cidadãos , estão fazendo ouvido de mouco sobre esse abuso da enersul.
 
Ivo Serra em 10/04/2011 09:09:38
A empresa aplica um aumento pra lá de abusivo e ainda utiliza a força policial para ameaçar usuários. Onde chegamos hem? Se a moda pegar o povo está lascado.
 
José Fernandes de Moura em 10/04/2011 09:02:53
Ps: O governo pode interferir sim na concessão.. Leis estaduais que obriguem investimentos ou atualização da malha elétrica ajudariam e muito a fazer esses 18% valerem a pena.. melhor que fazer eles baixarem o valor é fazerem o valor que eles cobram valer a pena.
 
Dante Rodrigues em 10/04/2011 08:17:35
Mas vou te falar que a Empresa tem razão.. não quanto o reajuste mas quanto a equipamentos velhos. Todo mundo tem aquela tv de 1900 e bolinha ou aquela geladeira da vovó.. Essas coisas consomem de mais energia elétrica.. fora fiação.. tem gente que nunca trocou fiação elétrica desde quando construiu a casa.. essas coisas interferem na conta de energia sim..
Só sou contra o reajuste por que a rede elétrica em campo grande é antiga, problemática e ineficiente para atender bairros populosos. Existem fazendas que passam praticamente uma semana sem energia! Pensem! Uma semana! Fora a falta de pesquisa e investimentos na área de distribuição elétrica.
Em São Paulo já está andando um projeto para distribuir internet pela rede elétrica.. Em Campo Grande nessa rede mal passa energia.
 
Dante Rodrigues em 10/04/2011 08:15:49
Faltou maior divulgação. Eu mesmo seria um dos que participariam. Filmava, fotografava, registrava tudo e divulgava nas redes socias. Eu ainda poderia somar, com certeza, mais 4 amigos que ajudariam, pois somos indignados como certas situações que nos fazem desanimar, de governo, prefeitura, etc... Aqueles ''descontinhos'' que deram como forma de devolver o que nos foi cobrado a mais, anos passados, foi tudo por água baixo. Existem muitos serviços que são cobrados indivedamente, tarifas altas, etc... O transporte coletivo de Campo Grande, como exemplo, recebeu aumento, disseram que por alguns fatores, inclusive um dos fatores é a troca por novos ônibus. Quantos ônibus, 1, 2 ou 3? Todo dia pego 6 ônibus e não vi nenhum novo. Será que esse aumento na conta de luz subiu de acordo com a % do salário mínimo? Acho que não. Mas é isso amigos, temos que nos unir, mas unir mesmo, não é porque alguns ganham um salário bom e podem pagar tranquilamente suas contas que não devemos cobrar. Falar nisso Nelsinho e os seus companheiros de serviço, e a obra aqui no bairro Jockey Club, continua enchendo as ruas, alagando tudo aqui, e nada até agora. Chega de falácias ''tradianas''.
 
André Luiz Pereira em 10/04/2011 01:54:30
Os brasileiros sao tao descrentes que até desistem de participar de mobilizaçao. Perder tempo se nao vai dar em nada...triste realidade a nossa
 
Joana Candida Santana em 09/04/2011 09:15:59
Só 11 pessoas foram lá protestar, ou seja, a Enersul pode aumentar o preço a vontade, todos reclamam, mas na hora de fazer alguma coisa.... isso inclui eu infelizmente. Esse é o Brasil, lugar bom para investidor de fora.
 
Vinicius Moreira De Araujo em 09/04/2011 09:07:57
Talvez a falta de pessoas no protesto seja irrelevante, frente ao fato do governo do estado disponibilizar a policia, que deveria estar combatendo o crime e não pessoas protestando contra um aumento abusivo.
 
Paulo Neres Carvalho em 09/04/2011 08:37:17
Não desistam ! Foi um bomcomeço, o protesto teve visibilidade através das redes sociais ! a luta continua !
 
Lairson Palermo em 09/04/2011 08:16:29
A Enersul não tem culpa alguma. A grande culpada chama-se Dilma Roussef... que não está nem aí para o descalabro da economia popular.
 
Jôni Coutinho em 09/04/2011 06:38:06
Não tenho boas lembranças das ações praticadas pela ENERSUL, quando ocorreu um descuido e ficou uma conta atrasada (de baixo valor - coisa de +/- 30,00) e lembro que tive dificuldades de tirar uma 2ª via pela internet (outra roubalheira é cobrar preço abusivo de 2ª via nos escritórios terceridos da ENERSUL - até parece que perdemos ou outro problema na oportunidade de propósito... se perdemos a conta ou foi extraviada, temos de procurar uma 2ª via ... e percebemos que somos explorados). Na época o funcionário apareceu para cortar e foi uma "coisa de cinema". A situação poderia ter sido resolvida de forma fácil, até mesmo se houvesse um serviço de relações públicas da Empresa com interesse de ajudar seus clientes... mas não ... eles querem é cortar a luz para depois receber uma nova ligação (se pedir urgência fica mais caro... senão só depois de alguns dias, etc.). RESULTADO a Enersul só quer lucro e aumentos abusivos ... e como não tem concorrência... somos "explorados" de qualquer jeito. O Político que mais lutou por uma tarifa justa (que eu tenho conhecimento) é o Deputado Marquinhos Trad e vejo que a blindagem da ENERSUL é forte.
 
Nivaldo Silva em 09/04/2011 06:09:42
essa movimentação nao adianta muito, creio que seria mais interessante pressionar a empresa com o boicote por um tempo a compra de eletrodomesticos, ai sim ela seria preciosada pelos grandes fabricantes. por exemplo todos os sulmatogrossenses ficarem uma semana sem adquirir qualquer aparelho que funcione com energia eletrica. seria um grande prejuizo
 
rita de cassia em 09/04/2011 06:03:42
Seria mais interessante por parte dos nobres deputados uma investigação profunda, com possibilidade de averiguar a conduta da ANEEL em conceder esses abusos por parte das concessionárias, afinal a agencia deveria fazer papel de orgão regulador do serviço e não apenas ser vaquinha de presepio para chancelar essas suspeitosas autorizações.
 
Marcos Guimarães em 09/04/2011 05:56:10
Correçao, isso tudo foi para emitir meus sentimentos a aneel e nao a anatel como disse
antes..
 
claudio marcio l santos em 09/04/2011 03:02:10
é uma vergonha nacional, parabéns a anetel, cumplice da enresul, neste roubo sem defesa a nós consumidores, na verdade neste caso se trata de um crime hediondo, sem chance de nos defendermos...... parabéns mais uma vez a essa gangue de saqueadores do bolso de n ós consumidores, fiquei indignado como essa noticia.
 
claudio marcio l santos em 09/04/2011 03:00:27
VAMOS CONCLAMAR A POPULAÇÃO A LUTAR PELS DIREITOS ESTA ENERSUL ABUSA DO NOSSO POVO GALERA DE CG SE UNAM E PROTESTEM MESMO ESTUDANTES VAMOS PRA RUA EM CG CONTRA A ENERSUL ....
 
VINICIUS MARQUES em 09/04/2011 02:50:48
E ai alguerm acha q MS tem solução depois de se descobrir supostos erros nos aumentos anteriores agora essa anel vem com esse ABSURDO deve ser brincadeira se alguem roba energia eles tinham q investigar e não sobre taxar a população e quem vai continuar e punir essa empresa pq para mim robo e isso q estão fazendo com o nosso bolso eles qdo descobrem um gato na rede punem mas eles estão acima da lei QUEM PODERA NOS SAUVAR.
 
Ricardo Bueno em 09/04/2011 02:48:03
devemos fazer manifestação via internet contra grupo rede pedindo a saida deles do estado, afinal para que serve aneel? aonde ja se viu luz para todos problema para todos quem não se lembra da amiguinha da presidenta, prestação de serviço 3ºcategoria falem mau via twiter, oukurt, etc.
 
CARLOS MAGNO em 09/04/2011 02:22:13
O publicitário se esqueceu que o consumidor também é trabalhador, eu queria ter ido, mas trabalho sábado também. Ouvi isso de muitas pessoas. E a Enersul foi bem criativa. Por essa, acho que ninguém esperava. Chega ser engraçado, mas infelizmente vivemos numa sociedade onde temos que aceitar tudo que nos é imposto!
 
Larissa Aluchna em 09/04/2011 02:21:21
Se fosse pra assistir a final do BBB, ou o último capitulo da novela em algum local público eu garanto que milhares de pessoas estariam acompanhando, agora por ser algo de interesse público só quem organiza é quem comparece mesmo!
 
Oswaldo Benites em 09/04/2011 02:06:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions