ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Funcionários fazem protesto contra fim de parquímetro aos sábados

Com queda na arredação, Flexpark ameaça demitir e equipe resolve pedir volta da cobrança

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 10/03/2018 10:54
Trabalhadores fazem corrente na rua 14 de Julho. (Foto: Leonardo Rocha).
Trabalhadores fazem corrente na rua 14 de Julho. (Foto: Leonardo Rocha).

Pelo menos 40 funcionários e proprietários da Flexpark, que administra as vagas de estacionamento no Centro de Campo Grande, fazem protesto contra o fim da cobrança aos sábados. O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e o Procon notificaram a empresa e afirmaram que o funcionamento rotativo pago só é autorizado das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, de acordo com o que prevê o contrato de concessão.

Segundo eles, a cobrança da tarifa aos sábados não poderia ocorrer sem que houvesse, em contrapartida, o “reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, com a redução do valor da tarifa”. A partir de hoje (dia 10), então, quem estacionar no centro aos sábados não precisará pagar por isso. Antes, a cobrança ocorria das 7h30 até o meio-dia.

Porém, de acordo com os manifestantes, a extinção da cobrança, mesmo que seja só em meio período de apenas um dia, pode fazer com que ocorra futuras demissões. Além disso, eles afirmam que a falta de controle no sábado prejudicará clientes e comerciantes no centro.

De acordo com a responsável pelo setor de marketing, Bruna Barreto, com a não cobrança da tarifa aos sábados, a arrecadação da empresa vai diminuir e pode prejudicar os trabalhadores. Hoje, são 80 funcionários e o temor é que a equipe seja reduzida.

Ela também argumenta que sábado é o dia de maior procura às lojas do centro, consequentemente com maior concorrência para conseguir as vagas. Outra situação é que os funcionários e os próprios donos das lojas vão acabar estacionando nas ruas e os clientes não terão onde estacionar seus veículos.

Trabalhadores no centro de Campo Grande neste sábado. (Foto: Leonardo Rocha).
Trabalhadores no centro de Campo Grande neste sábado. (Foto: Leonardo Rocha).

Opiniões - Entre os comerciantes e até consumidores, a opinião se divide entre favoráveis e contrários. Suelene Miranda, 45 anos, comerciante, acha que o estacionamento livre aos sábados é positivo.

Já a gerente de uma loja, Lidiana Bernal, 31 anos, afirma que, sem a cobrança, o trânsito vai "virar um caos" ainda maior. Para ambos os lados a situação pode ser ruim, pois, se hoje já ocorrem brigas por causa de vaga, "imagina sem regras".

Para a dona de casa Margarida Amato, o não pagamento em um único dia é bom, já que em cinco dias a tarifa é cobrada. A professa Mirtes Gimenes pensa diferente, afirmando que, sem o estacionamento rotativo, o trânsito vai virar um caos. Além disso, há o risco de funcionários perderem seus trabalhos.

O dono da Metropark Administração, Tiago Nogueira, acompanhou todo o protesto, entregou panfletos explicativos e conversou com os donos de estabelecimentos na região central.

No fim do protesto, os trabalhadores fizeram um cordão com as mãos e fecharam a rua 14 de Julho com a rua Barão do Rio Branco.

Nos siga no Google Notícias