A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

01/09/2016 09:29

Gaeco do PR procura em MS quadrilha que atua no desvio de cargas

Luana Rodrigues

O Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado) do Paraná, em parceria com Mato Grosso do Sul, faz nesta quinta-feira (1) operação contra uma organização criminosa especializada no desvio de cargas, que agia em diversas cidades do Brasil. A ação cumpre mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Dourados, Brasilândia, Três Lagoas, Cassilândia e Corumbá.

De acordo com o Ministério Público Estadual, a operação batizada como "Água Benta" cumpre sete mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e 09 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo informações do MPE, a organização criminosa, encabeçada por integrantes que moram em Dourados, desviava cargas de diversas espécies e quantidades, em sua maioria alimentos.

A quadrilha contratava motoristas, para que se registrassem junto a empresas de fretes e transportadoras em geral, em seguida roubavam as cargas.

Conforme a investigação, para cada tipo de mercadoria que era desviada havia um receptador específico.

Água Benta - Os motoristas eram orientados a registrar boletim de ocorrência falso, noticiando que haviam sido roubados. No registro policial, eles diziam que eram obrigados a ingerir um líquido amargo e por essa razão dormiam por muito tempo e quando acordavam, estavam em local termo e atordoados, daí o motivo do nome da operação.

Os boletins falsos foram registrados em unidades policiais do Paraná e São Paulo e para tanto, contavam com a participação de policiais civis daqueles Estados.

Em Dourados, o Gaeco teve a ajuda do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) nos mandados de prisão. Nos outros municípios a Policia Militar esteve junto na operação.

- Matéria editada para acréscimo de informações às 9h39



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions