ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Grupo define quais bairros vão receber mosquito "antidengue"

A liberação dos mosquitos com infectados com a bactéria Wolbachia deve ocorrer no segundo trimestre de 2020

Maressa Mendonça | 02/12/2019 18:01
Larvas do mosquito Aedes Aegypti (Foto: Kisie Ainoã)
Larvas do mosquito Aedes Aegypti (Foto: Kisie Ainoã)

Os primeiros bairros de Campo Grande a receber os mosquitos "antidengue", ou seja, aqueles infectados com a bactéria Wolbachia, além do espaço para produção destes insetos estão sendo tema de reuniões nesta semana envolvendo técnicos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e gestores das secretarias municipal e estadual de saúde. A informação foi confirmada pelo gerente do WMP Brasil/Fiocruz, Gabriel Sylvestre.

Segundo Sylvestre, a liberação dos primeiros mosquitos deve ocorrer no segundo trimestre de 2020. Antes disso, são realizadas ações de planejamento e conscientização da população. “Nenhum mosquito é liberado sem consentimento da população”, resume.

Os mosquitos que serão liberados na cidade são infectados com a bactéria Wolbachia pipentis que impede as fêmeas de transmitirem doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A ideia é liberar os insetos de forma gradativa em toda a cidade até 2022.

Sylvestre informou que existem alguns locais sendo cotados para a fabricação dos insetos, mas não adiantou quais. Em relação aos bairros que serão priorizados, ele comentou os critérios de escolha. Dentre eles o tamanho, a densidade populacional, capacidade operacional dos agentes, além de dados sobre a infestação.

Nesta segunda-feira (2), novos “mosquitos aliados” foram liberados em Niterói (RJ), cidade pioneira nesta técnica. Conforme Sylvestre, o projeto já alcançou 62 bairros em que vivem 1,2 milhão de pessoas.

Além de Campo Grande, outras cidades que vão receber o projeto são: Belo Horizonte, Petrolina.

Nos siga no Google Notícias