ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Investigação de acidente aéreo de Angélica ainda está na coleta de dados

Aline dos Santos | 17/08/2015 15:01
Avião com família Huck fez pouso forçado em 24 de amio. (Foto: Fernando Antunes)
Avião com família Huck fez pouso forçado em 24 de amio. (Foto: Fernando Antunes)

O acidente aéreo com a família Huck, ocorrido em 24 de maio em Campo Grande, completa três meses na próxima semana e prossegue em investigação pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

De acordo com a assessoria de imprensa do centro, a “investigação da ocorrência com a aeronave de matrícula PT-ENM encontra-se na fase de coleta de dados”. Ainda segundo o Cenipa, a linha das investigações é baseada no anexo 13 da Convenção de Aviação Civil Internacional e apura os fatores humano, operacional e material.

Não há prazo para o término das investigações e somente no relatório final é que serão divulgados os fatores contribuintes. O documento é disponibilizado na internet. Em média, a apuração dura um ano. O objetivo não é punir culpados, mas emitir recomendações de segurança para prevenir acidentes com características semelhantes.

Dentro do fator humano, são analisados os aspectos psicológicos, fisiológicos e organizacionais. Em âmbito operacional, são avaliadas as condições da tripulação: como experiência de voo, proficiência, treinamento, aplicação de comandos, coordenação de cabine, planejamento de voo. No fator material, são avaliados itens como funcionamento dos motores, fabricação e projeto da aeronave, componentes, destroços.

Em primeiro de junho, após consultar vários especialistas, reportagem do Campo Grande News apontou que “pane seca”, ou seja, falta de combustível, era a principal hipótese para o acidente com o bimotor EMB 820 C – Caraja, da MS Taxi Aéreo. De acordo com a direção da empresa, a MS Táxi Aéreo aguarda a divulgação do relatório do Cenipa.

Susto e holofote – O avião que transportava os apresentadores Luciano Huck, Angélica, três filhos do casal e duas babás fez um pouso forçado na fazenda Palmeira, próximo à rodovia MS-080, na manhã de 24 de maio, um domingo. Na aeronave, ainda estavam o piloto Osmar Frattini, 52 anos, considerado herói por ter evitado uma tragédia, e o co-piloto José Flávio de Souza Zanatto.

A família Huck e as babás foram socorridas por uma pessoas que passava pela estrada. Todos foram levados à Santa Casa de Campo Grande. O piloto primeiro foi para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e, após pedido de Luciano Huck, levado para a Santa Casa. O acidente aéreo dominou o noticiário nacional.

Nos siga no Google Notícias