ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Justiça afasta sete servidores da Unei por “fatos criminosos gravíssimos"

No processo, o Ministério Público narra agressões contra garotos que estão na unidade Dom Bosco

Aline dos Santos | 27/05/2019 08:20
Unei Dom Bosco fica localizada na saída para Três Lagoas. (Foto: Arquivo)
Unei Dom Bosco fica localizada na saída para Três Lagoas. (Foto: Arquivo)

A Justiça afastou provisoriamente sete agentes da Unei Dom Bosco (Unidade Educacional de Internação), incluindo o diretor-adjunto, após denúncia de agressão. A liminar, proferida no último dia 10, é da juíza da Vara da Infância, Adolescência e do Idoso, Katy Braun do Prado. A magistrada deu prazo de 30 dias para o governo do Estado efetivar as medidas.

A ordem de afastamento é para os servidores e também para Ricardo Lopes Lima, diretor da Unei à época dos fatos e atual adjunto.

Na denúncia, o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) narra “fatos criminosos considerados gravíssimos”. No dia 11 de setembro do ano passado, um adolescente denunciou agressões e torturas. Ele relatou que participou, em 31 de agosto de 2018, de uma tentativa de fuga com outros três internos. A grade foi serrada e o grupo conseguiu sair do alojamento, mas a tentativa foi frustrada pelos agentes.

O adolescente relata que um dos agente o agrediu com a tonfa (cassetete) e outro jogou spray de pimenta no seu rosto. Depois, durante transferência de alojamento, foi agredido a tapas pelos dois agentes. Em 3 de setembro, novo relato de agressão. Segundo o adolescente, ele foi retirado do alojamento pelo diretor da Unei e levou tapas, ainda no corredor. Depois, foi à sala da direção e encaminhado à delegacia de Polícia Civil para registro de Boletim de Ocorrência. Não foi detalhado o conteúdo do BO.

No dia 5 de setembro, o adolescente afirma que foi retirado à força do alojamento pelo diretor e outros dois agentes. Na sequência, foi informado de que seria transferido para o pavilhão B, onde tem rixa com os demais internos. Ele conta que estava na sala da direção e, com medo, saiu correndo. Mas levou uma rasteira e teve pés e mãos algemados, passando a ser vítima de novas agressões. No dia 7 de setembro, o adolescente conta que foi chamado de “jack” e “cagueta” por um dos agente, na frente de outros internos.

Para se defender, quebrou um cabo de vassoura em duas partes, mas conta que voltou a ser agredido por 5 servidores. Todos os episódios tiveram registro de Boletim de Ocorrência, inclusive com exame de corpo de delito.

A pedido da promotoria, o adolescente foi transferido. O Ministério Público ainda pediu informações sobre escalas, livro de ocorrências e fichas funcionais. O exame na vítima apontou lesão corporal leve.

A Justiça solicitou imagens do circuito interno da Unei Dom Bosco, mas foi fornecida mídia sem conteúdo. Essa situação foi encaminhada a uma das varas criminais. O afastamento é para evitar novas agressões e evitar que exerçam influência sobre as testemunhas.

Em 2016, relatório do MNPCT (Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura) constatou que a tortura era uma prática recorrente e disseminada na unidade, localizada na saída para Três Lagoas. O Campo Grande News solicitou posicionamento da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e não obteve resposta até a publicação da matéria.

Nos siga no Google Notícias