ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Lançado hoje, aplicativo permite que deficientes visuais "chamem" ônibus

Com o nome “Todos no Ônibus”, o recurso permite que pessoas cadastradas informem sua localização

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 11/05/2018 13:10
Marquinhos Trad participou de lançamento de aplicativo no Ismac. (Foto: Kleber Clajus)
Marquinhos Trad participou de lançamento de aplicativo no Ismac. (Foto: Kleber Clajus)

Lançado nesta sexta-feira (dia 11), aplicativo no celular permite que cegos e pessoas com baixa visão “chamem” o ônibus do transporte coletivo em Campo Grande. Com o nome “Todos no Ônibus”, o recurso permite que pessoas cadastradas informem sua localização para tablet instalados nos veículos, que atuam nas 189 linhas do transporte urbano.

O dispositivo vai emitir um sinal sonoro e, na parada no ponto, o motorista chama a pessoa pelo nome, informando que é a linha solicitada. Na sequência, ambos devem confirmar o embarque por meio do aplicativo.

Presidente do Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas), Márcio Ramos afirma que o lançamento do aplicativo é um momento muito esperado. “O projeto começou em 2012 e em algumas das etapas faltou vontade política para sair do papel. A grande vantagem é que não estaremos dependendo de terceiros, correndo risco de perder o ônibus ou chegar atrasado. É a garantia de ir e vir”, diz.

Segundo o promotor Eduardo Cândia, que atua na área de Direitos Humanos, o produto, desenvolvido por vários parceiros, foi resultado de uma provocação ao Ministério Público sobre acessibilidade no transporte coletivo. “Procurou-se construir pela perspectiva de quem vai usar”, afirma.

De acordo com o diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Fernandes Garcia Cardoso, o aplicativo não está finalizado e será aprimorado a partir do uso das pessoas cadastradas.

Ao todo, o Consórcio Guaicurus investiu R$ 5 milhões em novas tecnologias. “O investimento é feito desde 2012, com monitoramento do deslocamento dos veículos, QR Code nos pontos de ônibus, sistema de acompanhamento”, afirma o diretor-presidente do consórcio, João Rezende.

O QR Code é um código de barras bidimensional escaneado por smartphones, com os quais o usuário tem informações como o tempo de chegada das linhas que passam pelo local.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirma que o aplicativo vai ser estendido para quem necessita de atendimento especial. “Todos no Ônibus é para deixar claro que a ideia da prefeitura é entregar o serviço a todos os públicos”, diz.

O “Todos no Ônibus” levou oito meses para entrar em operação e teve a parceria do Ismac, Advms (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul) e do MP/MS (Ministério Público). O instituto e a associação têm cadastrados 1,6 mil pessoas com deficiência visual em Campo Grande. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 647-0060.

Reforço – O prefeito anunciou que até o aniversário da cidade, em agosto, novos ônibus serão entregues, inclusive com ar-condicionado. Atualmente, o sistema tem quatro ônibus com o equipamento e outros com climatizadores. O Consórcio Guaicurus informa que a negociação com a montadora deve ser finalizada até segunda-feira (14).

Nos siga no Google Notícias