ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Lei autoriza prefeitura a oferecer podologia para quem tem pé diabético

Complicação da doença que altera nível de açúcar no sangue pode causar úlceras

Ricardo Campos Jr. | 16/05/2018 09:02

Lei sancionada nesta quarta-feira (16) pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) autoriza o município a oferecer serviços de podologia para prevenir e tratar as lesões do chamado pé diabético. O problema é uma complicação da doença que aumenta os níveis de açúcar no sangue, causando úlceras que, se não cuidadas, podem levar até à amputação do membro.

O serviço deverá ser implantado tanto na rede hospitalar como nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos atendimentos ambulatoriais.

Trad vetou somente um dos artigos do projeto, que antes tramitou na Câmara Municipal. O item, conforme mensagem aos vereadores publicada em Diário Oficial, impunha um prazo para que a medida fosse colocada em prática.

Conforme o gestor, a implementação deve respeitar as condições econômicas do município para não causar prejuízo.

Normas – Marquinhos também sancionou hoje a lei que institui a campanha Calçada Limpa, que será feita preferencialmente na semana do Dia Nacional do Meio Ambiente com o objetivo de conscientizar a população a manter os espaços destinados à circulação de pedestres limpos e bem cuidados.

Poderão ser feitas palestras e outros eventos, como campanhas educativas, além da edição de panfletos e campanhas de comunicação para divulgar a ação.

Também foi aprovada pelo prefeito outra norma que obriga a fixação e divulgação de informativo nas UBS acerca dos direitos dos portadores do TEA (Transtorno de Espectro Autista). Os cartazes deverão ser colocados em locais de fácil visualização, atendendo aos dispositivos de uma lei federal que também trata do mesmo assunto.

Nos siga no Google Notícias