ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ministério da Justiça defende permanência de Name em RN por alta periculosidade

Prazo de um ano de inclusão no sistema prisional federal vence no dia 5 de outubro e uma nova decisão é aguardada

Marta Ferreira | 01/10/2020 15:35
Jamil Name no dia da prisão, durante a Operação Omertà. (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)
Jamil Name no dia da prisão, durante a Operação Omertà. (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)

A cinco dias de vencer o prazo de um ano de permanência do empresário Jamil Name, 81 anos, na penitenciária federal de segurança máxima, diretoria do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) manifestou-se contrária à volta do detento para Mato Grosso do Sul, como quer a defesa dele.  Name foi preso pela Operação Omertà, sob acusação de chefiar milícia armada.

Hoje, pela situação jurídica, Name deveria ser transferido da unidade prisional de Mossoró (RN) a um presídio estadual no dia 5 de outubro, a próxima segunda-feira, conforme alerta o ofício do Depen, órgão ligado ao Ministério da Justiça. O documento alerta que se a intenção é renovar o prazo, é necessária nova decisão neste sentido.

O processo corre na  1ª Vara da Execução Penal em Campo Grande e aguarda manifestação do juiz responsável, Mário José Esbalqueiro, sobre um segundo pedido de inclusão de Jamil Name em presídios federais.

A Diretoria do Sistema Penitenciário Federal é desfavorável ao retorno do nominado ao Estado de origem, uma vez que subsistem os motivos ensejadores da inclusão”, diz o documento em sua conclusão.

Antes disso, é explicitado o entendimento do órgão federal de que a transferência de Name para Mato Grosso do Sul teria potencial para “desestabilizar o sistema penitenciário estadual”.

É relembrado todo o processo de inclusão. Name foi preso no dia 27 de setembro do ano passado, levado para o CT (Centro de Triagem) Anísio Lima, no complexo prisional da saída para  Três Lagoas. No dia 12 de outubro foi transferido para a penitenciária federal de segurança máxima de Campo Grande, sob alegação de existência de plano de ataque a autoridades públicas.

Em 30 de outubro, foi levado para Mossoró, unidade indicada pelo Ministério da Justiça para abrigar o preso. Lá, em junho, foi levado a público mais um plano para atacar autoridades, depois que um preso anotou em papel conversas ouvidas na cela vizinha.

Os fatos novos, como anotado no ofício desta quinta-feira, provocaram  novo pedido de inclusão no Sistema Penitenciário Federal, por mais 365 dias. É sobre isso que falta a decisão do juiz.

Entrada do presídio federal de Mossoró, onde Jamil Name está desde 30 de outubro do ano passado. (Foto: Hoje Mossoró)
Entrada do presídio federal de Mossoró, onde Jamil Name está desde 30 de outubro do ano passado. (Foto: Hoje Mossoró)

“Mesmo recolhido na Penitenciária Federal em Mossoró, permaneceu ordenando a prática de delitos graves contra a vida de integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, e seus familiares”, anota o material sobre Name.

Atendimento jurídico – Os defensores de Jamil Name alegam, desde a prisão, que além de velho, o cliente é doente. Nesta semana, laudo psiquiátrico anexado a processo afirma que ele tem doença mental “crônica e incurável” e não tem capacidade para gerir os atos da vida civil.

Contra a queixa de dificuldade de acesso dos advogados e da família ao detento, o Depen afirma, na comunicação ao juiz, que durante a custodia em Mossoró, o interno recebeu 20 atendimentos jurídicos, realizados por nove advogado.  “No mesmo período o interno recebeu 04 (quatro) visitas em parlatório da esposa, nora e um filho”, informa o texto.

Nos siga no Google Notícias