ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Missa de abertura da Campanha da Fraternidade sobre saúde reúne 3 mil fiéis

Fernando da Mata e Elverson Cardozo | 26/02/2012 19:19

Um dos objetivos da campanha deste ano da Igreja Católica é cobrar melhoria no SUS (Sistema Único de Saúde)

Fiéis durante celebração no Poliesportivo Dom Bosco (Foto: Elverson Cardozo)
Fiéis durante celebração no Poliesportivo Dom Bosco (Foto: Elverson Cardozo)

A missa de abertura da CF (Campanha da Fraternidade) deste ano, que enfoca a temática saúde pública, reuniu cerca de 3 mil pessoas, na tarde deste domingo (26), no Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande.

Dentre os presentes, estavam 55 padres e fiéis de paróquias campo-grandenses e de localidades vizinhas que compõem a Arquidiocese de Campo Grande (distrito de Anhanduí e municípios de Terenos, Corguinho, Sidrolândia, Bandeirantes, Jaraguari, Rochedo e Ribas do Rio Pardo).

A celebração presidida pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa começou às 16 horas e durou por aproximadamente duas horas. Durante a homilia, Dom Dimas frisou que o problema da saúde no Brasil é o desafio do século XXI e que não é só problema estrutural.

“A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida para revermos nossa concepção de pessoa. As pessoas doentes sofrem às vezes mais pela solidão do que pela dor”, destacou o arcebispo.

Com o lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’, a 49ª CF foi lançada pela Igreja Católica do Brasil na Quarta-Feira de Cinzas (22) e segue, oficialmente, até o Domingo de Ramos. Objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação ao problema crônico da saúde que envolve a sociedade brasileira.

A dona de casa e ministra da Eucaristia, Maria Nilda Souza de Araújo, 60 anos, acredita que a campanha servirá para abrir os olhos dos médicos e criticou o sistema de saúde em Campo Grande.

“Muitas vezes, a gente chega no posto e não acha um médico, não tem ninguém para atender. Várias vezes eu cheguei lá, não tinha clínico e eu voltei para trás. Eu espero que melhore e que isso incentive os médicos para eles serem um pouco mais humanos”, afirmou Maria Nilda.

A estudante Viviane Nária Vasquez Figueiredo, de 14 anos, aprova o tema da campanha, destacando principalmente que o atendimento de saúde não é bom. “Quantas pessoas já perdemos por falta de atendimento?”, questiona.

Na função de coroinha na celebração, a estudante Hellen Zorzi, 15 anos, ressaltou que a discussão não deve ficar só na Igreja Católica. “É uma boa campanha porque envolve não só quem é católico, mas todo mundo, porque é saúde.”

A aposentada Maria Vieira, 63 anos, definiu a campanha como algo necessário porque fala sobre a saúde da população. “É necessário que tenha alguém que cuide das pessoas que estão doentes.”

Sobre a situação da saúde, o estudante José Venâncio, 18 anos, foi enfático. “Tem que mudar.”

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estiveram presentes durante a missa e fiscais da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) controlaram o fluxo de veículos nas imediações.

No centro, arcebispo de Campo Grande durante celebração (Foto: Elverson Cardozo)
No centro, arcebispo de Campo Grande durante celebração (Foto: Elverson Cardozo)

Planos - Durante a abertura na Quarta de Cinzas, Dom Dimas destacou que a sociedade brasileira deve lutar pelo SUS. “Temos que levá-lo a cumprir sua finalidade, que é de saúde para todos, de tratar os desiguais de maneira igual”.

Na ocasião, o arcebispo relatou ainda que a Igreja começou, no ano passado, um mapeamento da saúde na Capital, nos hospitais, postos de saúde, unidades prisionais, recantos para idosos e Uneis (Unidades Educacionais de Internação).

Também dentro do projeto da Arquidiocese para a CF, estão agendados três eventos para o debate sobre a saúde com a sociedade civil.

Na próxima quarta-feira (29), às 9h, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa em apoio a campanha. Em 4 de abril, às 8h, será realizada uma audiência pública sobre saúde na Câmara Municipal. E no dia 15 de abril, haverá uma ação educativa preventiva nos altos da avenida Afonso Pena.

Segundo a coordenadora do projeto “Promovendo Saúde e Promovendo Vida”, Vivian Elias, “a ideia é sair um documento para ser encaminhado ao prefeito com propostas de ação relacionadas à saúde”.

Nos siga no Google Notícias