ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Moradores dizem que deixaram entulho nas ruas depois de folheto

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira | 20/05/2011 09:31

Segundo distribuidor do panfleto o serviço sempre foi assim

Morador tem em mãos panfleto que informava a vinda do caminhão da prefeitura. (Foto: João Garrigó)
Morador tem em mãos panfleto que informava a vinda do caminhão da prefeitura. (Foto: João Garrigó)

Há tempos um problema vem tumultuando a rotina nos bairros de Campo Grande. Os moradores limpam quintais e despejam o entulho nas ruas, depois de suposto avido da prefeitura sobre recolhimento desse tipo de material no bairro.

Nas últimas semans, depois do bairro Tiradentes, foi a vez dos moradores do Marcos Roberto colocarem entulho em frente às casas, aguardando o recolhimento pelo caminhão da prefeitura, em vão.

A vizinhança afirma que seguiu orientações passadas via folheto, distribuído pelo presidente da associação de moradores do bairro Jóquei Clube.

A prefeitura, através da assessoria de imprensa, rebate e assegura que não avisa nem pede para que população deixe entulho nas ruas e sim para que acompanhem o agendamento do cronograma de limpeza nos bairros da Capital.

As ruas do bairro Marcos Roberto estão tomadas pelo entulho, são galhos e restos de materiais de construção que estão só esperando o caminhão da prefeitura passar. O problema é que a espera já dura dois meses.

Os moradores são categóricos em dizer que não querem “isso” para o bairro. Segundo eles, além do visual “feio”, as casas não param limpas com tanto volume nas ruas e calçadas.

João Batista, 49 anos, morador do Marcos Roberto disse ao Campo Grande News que a vizinhança só colocou o lixo ali porque a prefeitura vai passar para recolher. Até porque nem ele quer ver as ruas com este cenário.

“Ninguém quer ver a rua nessa situação. Além de ficar uma bagunça, atrapalha o trânsito porque a rua é estreita”, explica.

A população justifica que recebeu um comunicado de que o mutirão iria passar pelo bairro no começo do mês de abril, e ainda a orientação para colocar os entulhos em frente das residências.

“Nós recebemos um folheto para fazermos isso”, fala João. Ele garante que não se desfez ainda do papel pela garantia.

“Aqui tem como provar que foi passado que era para colocar o lixo para fora”, ressalta.

O autor do comunicado, o presidente da Associação de Moradores do bairro Jóquei Clube, Waldemir Poppi disse ao Campo Grande News que o projeto foi desenvolvido por ele, enquanto vereador e que a intenção é a de informar e ajudar os moradores, principalmente àqueles que não têm condição de pagar um caminhão para recolher.

No Marcos Roberto, lixo está há dias nas ruas.
No Marcos Roberto, lixo está há dias nas ruas.

“Amanhã termina o mutirão no Jóquei Clube, depois segue para o bairro Piratininga, Vila Nhanha até chegar ao Marcos Roberto”, explica.

Segundo Poppi, há mais de 15 anos o trabalho é feito dessa forma e se a prefeitura não faz mais assim, precisa comunicar. “Se não tem mais do jeito antigo, se acabou, ela tem que falar”, acrescenta, admitindo que não acompanha esse processo para saber se funciona ou não.

No panfleto, a informação é de como e quando começaram a serem feitos os mutirões e quando o movimento de limpeza chega ao bairro.

A prefeitura afirma que o trabalho de limpeza é feito segundo o cronograma de mutirões, que pode ser visualizado no site de notícias www.capital.ms.gov.br.

A vizinhança diz que o lixo na rua é o “cumprimento” da orientação repassada e como todo ano tem a limpeza no bairro, a população está aguardando.

“Deve ainda ser mais rápida agora, porque nós ficamos atrás do novo shopping e logo tem a inauguração”, conclui João.

A situação que já beira dois meses é confirmada também pela dona-de-casa Isaura Rosa de Souza, 69 anos. “Foram entregues esses folhetos, de que o caminhão iria fazer a limpeza, mas está demorando muito”, fala.

No momento em que a reportagem do Campo Grande News esteve no local, uma moradora estava aproveitando a notícia do caminhão para podar e colocar o entulho do quintal na rua.

Seja pelo folheto ou seguindo o cronograma da prefeitura, os moradores aguardam rapidez para limpeza. A operadora de caixa Anne Karine dos Santos Soares, 24 anos, mostra a preocupação que o entulho tem trazido. A filha de apenas 2 anos tem alergia à picada de pernilongos e está toda marcada.

“Com o lixo piora ainda mais, não vejo a hora de tirar esse entulho. Fora que fica muito feio o bairro” finaliza.

A prefeitura de Campo Grande esclarece que não cumpre cronograma de limpeza repassado por vereadores ou ex-vereadores. O calendário de coleta é elaborado pela Seintra e divulgado no site do município. http://www.capital.ms.gov.br/

 Moradores dizem que deixaram entulho nas ruas depois de folheto
Nos siga no Google Notícias