A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

20/05/2011 09:31

Moradores dizem que deixaram entulho nas ruas depois de folheto

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira

Segundo distribuidor do panfleto o serviço sempre foi assim

Morador tem em mãos panfleto que informava a vinda do caminhão da prefeitura. (Foto: João Garrigó)Morador tem em mãos panfleto que informava a vinda do caminhão da prefeitura. (Foto: João Garrigó)

Há tempos um problema vem tumultuando a rotina nos bairros de Campo Grande. Os moradores limpam quintais e despejam o entulho nas ruas, depois de suposto avido da prefeitura sobre recolhimento desse tipo de material no bairro.

Nas últimas semans, depois do bairro Tiradentes, foi a vez dos moradores do Marcos Roberto colocarem entulho em frente às casas, aguardando o recolhimento pelo caminhão da prefeitura, em vão.

A vizinhança afirma que seguiu orientações passadas via folheto, distribuído pelo presidente da associação de moradores do bairro Jóquei Clube.

A prefeitura, através da assessoria de imprensa, rebate e assegura que não avisa nem pede para que população deixe entulho nas ruas e sim para que acompanhem o agendamento do cronograma de limpeza nos bairros da Capital.

As ruas do bairro Marcos Roberto estão tomadas pelo entulho, são galhos e restos de materiais de construção que estão só esperando o caminhão da prefeitura passar. O problema é que a espera já dura dois meses.

Os moradores são categóricos em dizer que não querem “isso” para o bairro. Segundo eles, além do visual “feio”, as casas não param limpas com tanto volume nas ruas e calçadas.

João Batista, 49 anos, morador do Marcos Roberto disse ao Campo Grande News que a vizinhança só colocou o lixo ali porque a prefeitura vai passar para recolher. Até porque nem ele quer ver as ruas com este cenário.

“Ninguém quer ver a rua nessa situação. Além de ficar uma bagunça, atrapalha o trânsito porque a rua é estreita”, explica.

A população justifica que recebeu um comunicado de que o mutirão iria passar pelo bairro no começo do mês de abril, e ainda a orientação para colocar os entulhos em frente das residências.

“Nós recebemos um folheto para fazermos isso”, fala João. Ele garante que não se desfez ainda do papel pela garantia.

“Aqui tem como provar que foi passado que era para colocar o lixo para fora”, ressalta.

O autor do comunicado, o presidente da Associação de Moradores do bairro Jóquei Clube, Waldemir Poppi disse ao Campo Grande News que o projeto foi desenvolvido por ele, enquanto vereador e que a intenção é a de informar e ajudar os moradores, principalmente àqueles que não têm condição de pagar um caminhão para recolher.

No Marcos Roberto, lixo está há dias nas ruas.No Marcos Roberto, lixo está há dias nas ruas.

“Amanhã termina o mutirão no Jóquei Clube, depois segue para o bairro Piratininga, Vila Nhanha até chegar ao Marcos Roberto”, explica.

Segundo Poppi, há mais de 15 anos o trabalho é feito dessa forma e se a prefeitura não faz mais assim, precisa comunicar. “Se não tem mais do jeito antigo, se acabou, ela tem que falar”, acrescenta, admitindo que não acompanha esse processo para saber se funciona ou não.

No panfleto, a informação é de como e quando começaram a serem feitos os mutirões e quando o movimento de limpeza chega ao bairro.

A prefeitura afirma que o trabalho de limpeza é feito segundo o cronograma de mutirões, que pode ser visualizado no site de notícias www.capital.ms.gov.br.

A vizinhança diz que o lixo na rua é o “cumprimento” da orientação repassada e como todo ano tem a limpeza no bairro, a população está aguardando.

“Deve ainda ser mais rápida agora, porque nós ficamos atrás do novo shopping e logo tem a inauguração”, conclui João.

A situação que já beira dois meses é confirmada também pela dona-de-casa Isaura Rosa de Souza, 69 anos. “Foram entregues esses folhetos, de que o caminhão iria fazer a limpeza, mas está demorando muito”, fala.

No momento em que a reportagem do Campo Grande News esteve no local, uma moradora estava aproveitando a notícia do caminhão para podar e colocar o entulho do quintal na rua.

Seja pelo folheto ou seguindo o cronograma da prefeitura, os moradores aguardam rapidez para limpeza. A operadora de caixa Anne Karine dos Santos Soares, 24 anos, mostra a preocupação que o entulho tem trazido. A filha de apenas 2 anos tem alergia à picada de pernilongos e está toda marcada.

“Com o lixo piora ainda mais, não vejo a hora de tirar esse entulho. Fora que fica muito feio o bairro” finaliza.

A prefeitura de Campo Grande esclarece que não cumpre cronograma de limpeza repassado por vereadores ou ex-vereadores. O calendário de coleta é elaborado pela Seintra e divulgado no site do município. http://www.capital.ms.gov.br/

 Moradores dizem que deixaram entulho nas ruas depois de folheto


Bom morei na Nha nhá um bom tempo, e vi apenas 2 vezes esse tipo de multirão, porém se o Sr. Pop não sabe como funciona o serviço não deveria espalhar a noticia de limpeza, o bairro fica muito feio e ruim pra transitar em.
 
Oswaldo Benites em 20/05/2011 11:46:47
Esta matéria prova a má fé de líderes comunitários não só da região do Jockey Club, mas de outros bairros. Fazendo isso, eles ganham popularidade e se reelegem na presidência do bairro e até na câmara dos vereadores.
 
Ricardo Segatti em 20/05/2011 11:28:03
OOOO PESSOAL, VAMOS LIMPAR MAIS VEZES NOSSOS QUINTAIS, DAI NÃO JUNTA TANTA SUJEIRA. E DEIXEM DE COLOCAR A CULPA NA PREFEITURA, PAGUEM UM CARROCEIRO.
 
Aparecida Pontes em 20/05/2011 10:34:10
Muito bom ! rs*** Aí o carroceiro leva o entulho para o terreno baldio né !!! Brilhante ideia !!
O povo tem que ter o capricho de alugar um cata entulho, essa é a maneira correta !!! Se não tem dinheiro, junte-se aos vizinhos e paguem! Devemos ter a responsabilidades sobre nossos quintais e não jogar par o serviço público, que já tem tantas falhas. Respeito sua opinião porém não contrate o carroceiro, pois ele vai jogar no primeiro terreno baldio que achar, pode ser ao lado da sua casa ou da minha !

 
Leonardo C em 20/05/2011 04:55:54
O brasileiro é assim se não pegar no colo e por a comida na boca, não sai do lugar.

ôôÔ Subdesenvolvimento....Faça campanha sobre uso racional de produtos e lixo.

Pior que político são aqueles "líderes" de bairro e sua "politicagem". quer fazer o assistencialismo barato.
 
Juarez Souza em 20/05/2011 03:55:59
A Associação de Moradores do Jockey Clube e seu presidente deveriam ser condenadas a pagar por essa limpeza. Preste mais atenção nas coisas, senhor presidente. "Épácábá"!
 
Gilberto Ramos em 20/05/2011 03:19:40
O presidente do Bairro deveria fazer uma campanha de conscientização junto aos moradores, para limparem as suas calçadas e quintais, só assim o Bairro ficaria mais bonito e limpo. Todos ganhamos com a valorização de nossas residências, com o novo shopping plaza norte sul. Vamos colaborar com a limpeza de nosso Bairro afinal : O bairro é a cara do morador.
 
luciene santos em 20/05/2011 02:11:58
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions